A LINGUAGEM NARRATIVA DO CINEMA E DA FOTOGRAFIA: “ENQUADRAMENTO E A COMPOSIÇÃO DO QUADRO”

5 4.195

Como agora as câmeras fotográficas e as câmeras de vídeo estão mais acessíveis e até já viraram acessórios em Smartphones e Tablets, nunca se produziu tantas imagens como agora. São bilhões de imagens produzidas diariamente e distribuídas pela web e pelas redes sociais numa velocidade imediata! Mas existe um problema, uma grande porcentagem destas imagens, são ruins, muito mal compostas e mal enquadras! Entenda mais sobre o enquadramento e a composição do quadro

ENQUADRAMENTO E A COMPOSIÇÃO DO QUADRO.

enquadramento fotográfico Smartphones
Smartphones

Então nesta nova série de posts eu vou escrever sobre  a linguagem narrativa no Cinema e na Fotografia. O Post de hoje eu vou explicar como compor um enquadramento, tanto para um vídeo como para uma fotografia.

A Composição do Quadro:

Compor uma cena, implica num conjunto de fatores que exerce uma grande influência na originalidade do quadro. E esses fatores são:

–  Harmonia das linhas

–  As Formas

–  As Superfícies

–  As Cores

–  As Tonalidades

–  A Iluminação

Enquadramento fotográfico
FOTO – KAI ZIEHL

A composição  confere  originalidade, estilo e qualidade nas produções cinematográficas, fotográficas etc.

Existem regras que nos auxiliam no enquadramento fotográfico do quadro ou de uma cena. As principais são:

– Proporção Aurea

 

Enquadramento Fotográfico - Proporção Áurea (Espiral Fibonacci)
Enquadramento Fotográfico – Proporção Áurea (Espiral Fibonacci)

A mais de 2.000 anos atrás, diversos pensadores ocuparam-se com a chamada “Proporção Áurea”,também chamada “divina proporção“.
– A proporção entre 2 quantidades, de forma que a relação entre uma e outra seja:

 

Enquadramento Fotográficoa  /  b  =  1,618…

No ano de 1.202 o matemático italiano Fibonacci propôs uma sequência de números onde um determinado número é a soma dos dois anteriores aproxima-se sempre de 1,618 –  o número da proporção áurea

Monalisa - Proporção Áurea - enquadramento fotográfico
Monalisa – Proporção Áurea – Fibonacci

Nas artes, arquitetura e pintura, diversos artistas ao longo dos séculos tentaram aproximar algumas dimensões de seus trabalhos a essa proporção, julgando que ela traria um resultado estético agradável. Fazendo-se uma representação gráfica através de uma curva em espiral através de retângulos repartidos sempre na proporção 1,618. Cada retângulo é 1,618 menor do que o outro. Essa curva aparece em alguns elementos da natureza

…por este motivo fotógrafos amadores e profissionais tem imaginado arranjos estéticos onde o motivo principal situe-se bem próximo do ponto central dessa espiral:

enquadramento fotográfico

É possível ter em outras imagens o motivo também no canto direito, ou ainda nos cantos inferiores o que leva à determinação de 4 pontos ao invés de um único:

 

enquadramento fotográfico

Existe no entanto um método prático alternativo, que, se não coloca os pontos na mesma posição que os das espirais da proporção áurea, coloca-os muito próximo deles:

Regra-dos-Terços-e-Proporção-aurea - enquadramento fotográfico

Na prática as diferenças entre um e outro podem se desconsideradas o resultado será da mesma forma esteticamente agradável.

FOTO CARTIER BRESSON - enquadramento fotográfico
FOTO CARTIER BRESSON

Este método alternativo denomina-se regra dos terços!

  • A Regra dos Terços

Para seguir a regra dos terços ou regra dos três terços  deve-se imaginar o viewfinder, LCD ou monitor dividido com 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais, igualmente espaçadas, como em um “jogo da velha”:

 

 

Regra dos Terços - enquadramento fotográfico
Regra dos Terços

Os antigos gregos ao projetar os seus edifícios, imaginaram um conjunto de regras a qual chamaram de:
   “Proporção Áurea” , também conhecida como
   “Regra dos Terços”, “Regra de Três” ou
   “Regra dos Três Terços”.

O centro de qualquer imagem não é um ponto satisfatório de repouso para o olhar. O olho prefere ir da esquerda para a direita ou da direita para esquerda dependendo da cultura quando observa uma cena, graças à maneira como aprendemos a ler. Um tema colocado no centro do quadro, por outro lado, produzirá uma imagem tola e pouco memorável. Linhas como essas levam para dentro da imagem e criam uma sensação de profundidade. Filmar pessoas apresenta problemas específicos. É preciso dar aos modelos espaço para o olhar e os movimentos; eles devem ser  posicionados de um lado do quadro, de forma que haja  espaço para eles olharem ou se movimentarem ali. Esta é a chave do enquadramento fotográfico.

Regra dos Terços - enquadramento fotográfico
Regra dos Terços

Abração a todos!

E até o próximo post!!!!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
5 Comentários
  1. ILDE CAMPOS Diz

    Parabéns pela matéria e a forma como você destacou os pontos principais de enquadramento da fotografia. Obrigada!

    1. eMania News Diz

      Olá, seja sempre bem vindo(a) ao Blog eMania!
      Agradecemos pelo feedback
      Atenciosamente, equipe eMania Foto e Vídeo
      Visite nosso site: https://www.emania.com.br/

  2. […] A maneira como você corta a sua imagem no processo de edição pode ter um impacto poderoso na fotografia. Se você posicionar o sujeito principal da sua fotografia perto de muita coisa, ele pode ficar perdido dentro do enquadramento. […]

  3. […] bom fotógrafo não se preocupa apenas com o ajuste de seus equipamentos e do enquadramento da foto. Na verdade tudo na cena tem relevância e interfere, direta ou indiretamente, no resultado final […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.