Desde o seu anúncio no WPPI recentemente, a Câmera Sony a7III Mirrorless tem sido o tema debatido e curioso em torno do refrigerador de água do corpo da câmera. Muitas pessoas tinham algo a dizer nos dias que se seguiram depois de tentar por um tempo. Mas agora estamos começando a ver algumas análises práticas adequadas com testes para ver como ela se comporta no mundo real.
Qual é a Sony A7III?
É difícil acreditar que a Mirrorless série a7 da Sony já existe há mais de quatro anos. Parece que foi ontem que o fabricante nos apresentou as originais Sony a7 e a7R, mas aqui estamos olhando para o terceiro lançamento de sua mais básica câmera full-frame mirrorless, que avança de várias maneiras na Mirrorless Sony a7II que chegou no final de 2014.
Ao longo dos anos, a Mirrorless série a7 da Sony ganhou grande impulso no mercado. Isso foi obtido com a introdução de tecnologias novas e inovadoras, refinando o design e lidando com as preocupações iniciais em torno do número de lentes E-mount full-frame disponíveis.
Estamos agora no estágio em que há menos de 25 lentes na linha da Sony. Isso exclui um número cada vez maior de alternativas de terceiros, dos gostos da Sigma, que recentemente começou a disponibilizar suas altamente aclamadas lentes Art em Sony E-mount.
Para aqueles que estão atrás de uma câmera full-frame de uso geral, altamente versátil e mais acessível do que a Sony Mirrorless a7RIII ou a 9, a Câmera Sony a7III Mirrorless parece muito atraente quando comparada à atual competição com as DSLR. Ela incorpora muitas das sutilezas da Sony a7RIII e a9. Não se deixe enganar pelo status de ‘modelo básico’ que a Sony lhe dá: estamos olhando para uma câmera muito capaz.
Características principais
• Sensor CMOS BSI de Full Frame de 24,2 MP
• ISO 100-204.800 (estendido)
• Disparos de 10fps
• Inclinar o LCD táctil traseiro
• Estabilização no corpo de 5 eixos
• Gravação de vídeo 4K
Sony a7 III – Recursos
Como a original Sony Mirrorless a7 e a7 II, a Câmera Sony a7 III Mirrorless é equipada com um sensor full-frame de 24,2 megapixels. A diferença é que é um chip totalmente novo que se beneficia da arquitetura retro iluminada. A Sony diz que isso fornece uma resposta de ruído aprimorada em altas sensibilidades e oferece impressionantes 15 paradas de faixa dinâmica na base ISO. Isso permite que grandes quantidades de informações de realce e sombra sejam gravadas nos arquivos Raw de 14 bits da câmera.
Dê uma olhada nas especificações e você notará que a sensibilidade máxima agora se estende a ISO 204.800, assim como a Sony a9. Isto dá uma vantagem de duas paradas sobre a Câmera Sony a7 II, que poderia ser empurrado para ISO 51.200. Na extremidade mais baixa, a Câmera Sony a7III Mirrorless pode disparar em ISO 100, com ISO 50, ISO 64 e ISO 80 também disponíveis nas configurações estendidas.
O sensor é suportado por um potente processador Bionz X e o mesmo LSI front-end influenciou muitas das mais recentes câmeras da Sony, a serem capazes de filmar mais rapidamente e lidar com grandes volumes de dados com mais eficiência. A velocidade em que pode disparar continuamente com a focagem automática e o ajuste de exposição subiu para 10fps a partir de uns 5fps na Câmera Sony a7 II. A Filmagem contínua dura aproximadamente 29 minutos de cada vez que clica.
Os usuários que regularmente fazem fotografias de objetos em movimento rápido, também apreciarão o buffer aprimorado, que permite que até 177 JPEGs, 89 arquivos Raw compactados ou 40 arquivos Raw descompactados sejam capturados em um burst. Embora não tenha nada nos recursos de burst e buffer da Sony a9, a Câmera Sony a7III Mirrorless certamente não é relapso quando se trata de velocidade. Empregando o obturador completamente eletrônico, é possível fotografar silenciosamente quando você quer evitar perturbar um assunto ou chamar a atenção para si mesmo.
A característica principal da Câmera Sony a7 I era sua estabilização interna de 5 eixos, e este avançado sistema de IS é transportado para a Câmera sony a7III. Além de poder compensar os movimentos de pitch e yaw comuns, em que a lente gira para cima e para baixo, ou de lado a lado, adiciona correções para os movimentos da câmera vertical e lateralmente, com o quinto eixo correspondendo à correção rotacional ao redor do eixo da lente. Refinando os algoritmos do sistema IS, Sony a7MIII Mirrorless oferece até 5 paradas de estabilização em comparação com 4,5 paradas a sua antecessora Câmera Sony a7II.
Voltando nossa atenção para o autofoco, a detecção de fase de 117 e 25 pontos de detecção de contraste na Câmera Sony a7II foram substituídos por um arranjo superior de 693 pontos de detecção de fase e 425 pontos de detecção de contraste. Estes cobrem 93% do quadro. A focagem automática é ainda melhor, empregando os mesmos avanços AF utilizados na Câmera Sony a9.
A combinação de leitura rápida do sensor de imagem e o rastreamento de AF Steadfast da Sony foi incrivelmente impressionante na Câmera Sony a9, e se a Mirrorless a7III estiver em qualquer lugar será tão bom, espero que ele se fixe em assuntos imprevisíveis em movimento rápido com facilidade. Os algoritmos AF avançados permitem que a câmera foque até -3EV para uma focagem mais confiável em situações escuras. Além disso, qualquer pessoa que deseje focar com rapidez e precisão usando lentes de montagem A-mout pode fazê-lo adquirindo o adaptador de montagem opcional LA-EA3 ou LA-EA1.
Outras melhorias são encontradas na parte traseira, onde um EVF de 2,3 m com uma ampliação de 0,78x e um ecrã táctil LCD de 3 polegadas de 922k pontos se orgulham. O EVF tem uma resolução mais baixa do que a Mirrorless a7III, mas está completo com revestimentos Zeiss T * para reduzir reflexões intrusivas.
Quanto à tela sensível ao toque, isso permite que os usuários se concentrem tocando na tela ou arrastando o polegar sobre a superfície da tela quando a câmera é levantada para o olho. A implementação da tela sensível ao toque pode ser melhorada ainda mais. No que diz respeito à capacidade de manobra da tela, ela se inclina para cima em 107 graus e para baixo em até 41 graus, proporcionando flexibilidade razoável ao compor e monitorar.
Outro grande avanço é o vídeo interno do 4K da Câmera Sony a7III, usando uma leitura de 6K de pixel para imagens de alta qualidade. A câmera Mirrorless também suporta Hybrid Log Gamma para saída 4K HDR, como a a7RIII antes, juntamente com os modos de gama S-Log2 e S-Log3 para manter a maior faixa dinâmica possível para facilitar a gradação de cores durante a pós-produção.
Há também uma ampla gama de funções para satisfazer os fluxos de trabalho de videomakers profissionais, incluindo saída HDMI limpa, código de tempo/bits de usuário (TC/UB), função zebra, gravação simultânea de filme proxy, extração e armazenamento separado de uma imagem de filme, função Gamma Display Assist, entre outros.
Os conectores de microfone e fone de ouvido estão embutidos, mas eles são encontrados atrás de tampas plásticas separadas na lateral do corpo da câmera. A terceira tampa de plástico concede acesso a um soquete USB 3.1 e terminal micro-USB, que são úteis para fornecimento de energia ou operação conectada a partir de um computador usando o software Imaging Edge da Sony.
A a7III completa com seu impressionante conjunto de recursos com conectividade Wi-Fi e NFC. Com a funcionalidade de partilha remota e de um toque da Sony, é rápido e fácil criar uma ligação à aplicação Play Memories Mobile, a partir da qual as imagens podem ser transferidas e partilhadas em poucos segundos.
Sony a7 III – Personalização
A série a7 da Sony ganhou uma excelente reputação por oferecer aos fotógrafos um alto nível de personalização no passado, e a a7III não é diferente. Vá para operações personalizadas no menu principal e você encontrará até 81 funções que podem ser atribuídas a nada menos que 11 botões personalizados (que a Sony chama de teclas) espalhados pelo corpo.
As funções podem ser atribuídas a fotos, filmes e conjuntos de reprodução, e a maneira como os discos de comando dianteiro e traseiro operam, pode ser revertida se você preferir que o disco frontal controle a velocidade do obturador e o disco traseiro controle a abertura.
O menu de funções, que é carregado pressionando o botão Fn dedicado, é uma ótima maneira de acessar rapidamente as configurações usadas regularmente; Ele pode salvar segundos vitais vasculhando o extenso menu principal para encontrar o que você precisa. Isso também pode ser personalizado ao seu gosto – mas ainda não estamos no estágio em que os ícones e as configurações se entrelaçam ao controle por touchscreen.
A maneira mais fácil de navegar pelas configurações do menu de funções é usar a alternância AF, que fica diretamente acima do botão Fn. Se você preferir criar e organizar seu próprio menu com base nas configurações que usa regularmente, isso é bastante simples de fazer no menu Meu.
Sony a7III – Corpo e design
O design da Sony a7III está de acordo como as da Sony a7RIII e a9. Visto de frente, parece muito semelhante ao da a7II, com o novo emblema sendo a única diferença óbvia. Estude um pouco a a7III, porém, se você começará a notar que há muito mais nela – como o punho alongado. Isso não apenas ajuda a melhorar a sensação e a torna um pouquinho mais confortável para envolver a mão de tamanho médio, como também permite que o corpo acomode uma bateria maior e mais nova.
Como qualquer usuário de uma câmera da série a7 com o antigo estilo da bateria sony NP-FW50 lhe dirá, a vida útil da bateria foi chocantemente fraca – na medida em que várias peças sobressalentes tiveram que ser carregadas em todos os momentos. Com a bateria sony NP-FZ100 da a7 III você pode disparar até 610 fotos usando o EVF, ou 710 tomadas usando a tela, o que é uma melhoria notável.
Se você quiser uma resistência ainda maior, então existe a opção de conectar o punho da bateria VG-C3EM da Sony. A beleza da a7III compartilhando a mesma pegada que a a7R III e a9 é que todos os três modelos aceitam a mesma pegada de bateria. Ao contrário de alguns apertos que aceitam apenas uma bateria extra, o baterry grip da Sony aceita duas baterias Sony NP-FZ100. Tornou-se rígido e leve como o corpo, com uma construção idêntica em liga de magnésio.
Há muito tempo existe um elemento de incerteza sobre como as câmeras Mirrorless da série a7 da Sony, são à prova de intempéries, e se elas são construídas para sobreviver às mesmas condições brutais de muitas DSLRs com selagem contra intempéries. Para dar uma chance de luta, o corpo é fortalecido por uma tampa superior de liga de magnésio leve, de alta rigidez, tampa frontal e estrutura interna.
Os principais botões e mostradores são selados, e essa vedação se estende por todo o corpo para evitar a entrada de poeira e umidade.
A Sony diz que não é garantido que seja 100% à prova de poeira e umidade; no entanto, como eu descobri, não houve nenhum dano quando fui pego em uma chuva persistente e continuei a trabalhar sem problemas.
O acabamento em preto fosco é muito mais inteligente do que o acabamento preto sem brilho da a7 original, e a textura da empunhadura emborrachada e do apoio para o polegar oferecem um bom nível de aderência em suas mãos quando estão molhadas.
Ao mover o botão de gravação de filme mal posicionado da a7 II, acima da tela à direita do EVF, ele liberou espaço para uma porta maior do slot do cartão de memória. Por trás disso, você encontrará dois slots de cartão, um dos quais é compatível com o mais rápido padrão UHS-II. As duas placas carregadas podem ser configuradas como você gosta; você pode fazer backup de arquivos para cada cartão simultaneamente, gravar diferentes tipos de arquivo nos dois slots de cartão ou informar a câmera para alternar para o segundo cartão após o primeiro cartão ser preenchido.
Existem muitas outras mudanças na parte traseira da câmera. Um novo botão de bloqueio de exposição (AEL) está localizado logo abaixo do seletor de compensação de exposição, um novo botão AF-ON fica bem à esquerda dele e um novo botão personalizado (C3) é adicionado ao lado do botão do menu principal.
O joystick de ponto de foco que recebemos na Câmera a7R III e a9 também substitui o antigo comutador AF / MF e o botão AEL. Isso transforma a operação de deslocar o ponto de foco ao redor do quadro para melhor, tornando a câmera muito mais intuitiva de usar quando você está trabalhando rapidamente ou sob pressão. Pressionando o joystick com o polegar, o ponto de foco retorna ao centro instantaneamente e, no modo de reprodução, ele imita as mesmas funções do controlador de quatro direções.
Abaixo do joystick de AF, você obtém um mostrador traseiro maior que se projeta para longe do corpo. É menos complicado de usar do que o pequeno dial traseiro da a7 e a7II e torna a tarefa de andar de bicicleta por meio de imagens mais agradável. Certifique-se de evitar pressioná-lo ao mesmo tempo, ou é provável que você carregue as configurações de volume ou altere a exibição por acidente.
Vimos alguns fabricantes de câmeras lançarem telas LCD de primeira linha em seus modelos mais recentes sem espelho, mas a Sony não é uma delas. Botões personalizados e o disco de compensação de exposição ocupam o espaço na placa superior, onde um pequeno LCD pode ser introduzido.
Será interessante ver se alguma concorrência atual no mercado sem espelho influencia a Sony a mudar quando se trata de projetar a placa superior de sua quarta geração de câmeras da série a7. Pessoalmente, eu não vejo isso sendo um disjuntor do contrato que a a7 III não possui uma tela superior como a tela pode ser sacudida e referida com bastante facilidade, no entanto os milhões de usuários de DSLR por aí que estão acostumados a olhar as configurações de exposição quando a câmera está apoiada no pescoço tendem a discordar.
O design, layout e manuseio chegaram muito longe de onde a série a7 começou e você tem uma boa noção das melhorias que vêm diretamente da a7II. Há muito a gostar, mas ainda não é perfeito. O disco de compensação de exposição ainda permite apenas o controle até – / + 3EV, e as portas de plástico ao lado são muito frágeis e não oferecem nenhuma resistência a intempéries.
No entanto, o corpo é mais do que robusto o suficiente para a maioria. Eu não iria tão longe como dizer que é construído como um tanque, ou é a melhor escolha se você trabalha regularmente em climas frios. Luvas grossas são difíceis de apertar entre uma lente grande e a empunhadura, além do tamanho bastante pequeno dos botões que tornam a operação em condições climáticas mais frias com luvas um grande desafio.
Sony a7III – Performance
Não há como fugir do fato de que a a7III oferece uma sensacional especificação do preço, e quanto mais você a usa, mais você percebe o quão capaz é a câmera.
Quando eu testei a Sony a7II três anos atrás, fiquei bastante desapontado com o rastreamento de autofoco. Eu achei que era muito mais feliz prever assuntos lentos e estáveis do que aqueles que eram erráticos ou rápidos em seu comportamento. Fico feliz em relatar que a a7III está em uma liga totalmente diferente quando se trata de adquirir foco em assuntos em movimento. E é o sistema de processamento de imagem evoluído e impressionantes algoritmos de AF que são herdados da Sony a9, que devemos agradecer.
Com o modo de focagem definido para contínuo (AF-C) e a área de foco definida para Zona, capturei uma taxa de acerto alta de imagens nítidas de um jogo rápido usando a Lente Sony FE 70-200mm f/2,8 G Master. O sistema de autofoco não mostrou dificuldade em manter o ritmo com os jogadores correndo diretamente para a câmera em velocidade. Testes adicionais do sistema de foco em um evento de corridas de cavalos confirmaram que a Sony a7 III é mais do que suficiente para o trabalho de se concentrar na velocidade que se precisa ao fotografar ação ou esporte imprevisíveis.
O novo botão AF-ON também se encaixa muito bem com a rápida resposta AF e capacidades de disparo de alta velocidade. É um excelente complemento para a focagem do botão de retorno, pelo que a focagem é isolada do botão do obturador. Adicionar um botão AF-ON sublinha que a Sony ouviu críticas sobre as duas gerações anteriores da a7.
O modo Eye AF da Sony demonstrou que é altamente eficaz para retratos. Não demonstrou hesitação em detectar os olhos no quadro para garantir que eles são o posto-chave do foco. O Eye AF agora é suportado no modo AF-C, não apenas o AF-S como a a7 II. Isso, combinado com a velocidade AF aprimorada, facilita a captura de um retrato nítido de alguém que está se movendo, mesmo que a pessoa olhe para baixo e longe da câmera ou esteja com o rosto iluminado por trás na escuridão parcial.
Embora todos os itens acima sejam muito elogiosos, há um problema subjacente com o sistema de foco que ainda não foi abordado. Como é o caso com a a7R III e a9, o ponto de foco é novamente representado em cinza escuro, que é invisível às vezes. Fotografe à noite, ou onde a cena é predominantemente escura, e você se tornará imediatamente ciente do problema. O ponto de foco ilumina o verde para confirmar que o foco foi alcançado, mas eu gostaria de ver a cor do contorno do ponto AF alterada para laranja para torná-lo mais visível.
O efeito do sistema de estabilização de imagem de 5 eixos é tão poderoso que você pode dizer claramente quando é ligado ou desligado. Com uma técnica de som portátil e um toque suave do obturador, é possível obter imagens nítidas até 1/3 segundo usando uma lente de distância focal bastante ampla. Use um zoom mais longo e pesado como um 70-200mm e você obterá imagens de mão consistentemente nítidas em torno de 1/25seg, se você tiver uma mão firme e encostar o visor contra o olho.
Com lentes que são opticamente estabilizadas, como a Lente Sony FE 24-105 mm f/4 G OSS fornecido para revisão, o SteadyShot é controlado a partir da lente. Use a a7III com uma lente não estabilizada e você verá que ele é ativado a partir da câmera. Para facilidade e conveniência, acabei por atribuir o SteadyShot a um botão personalizado.
Testar o sistema IS enquanto filmava uma série de videoclipes curtos resultava em filmagens suaves de mão que eram bem menos impressionantes do que quando eram desligadas. Não é um substituto para um gimbal, mas saber que você pode gravar uma filmagem de filme sem tremores e sem um suporte adicional é reconfortante.
Equipar a Sony a7 III com o mesmo EVF apresentado na antiga a7R II é uma forma de manter o preço do corpo competitivo. Um visor eletrônico com uma resolução de 2,36 m não deve ser desprezado. No entanto, tendo testado recentemente algumas câmeras que apresentam uma resolução mais alta de 3,69m, a diferença – particularmente na maneira como ele apresenta detalhes – é perceptível.
Ter a opção de rever fotos através do EVF é muito útil sob luz solar intensa, e a maneira como você pode tocar duas vezes na tela ao mesmo tempo e se movimentar pela imagem para verificar o foco é muito bem recebida.
O som do obturador mecânico é bastante alto. Para ser mais discreto na sua abordagem, você pode alternar para o modo de disparo silencioso; no entanto, isso não silencia automaticamente os sinais de áudio, como o bipe AF. Para fazer isso, você precisará percorrer o menu principal. O menu é codificado por cores, mas como eu disse muitas vezes antes, quando revi as câmeras da série a7, não é fácil encontrar o que você está procurando com pressa. Como tal, você vai querer aproveitar a opção Meu Menu e personalizar os botões de função com cuidado.
Com tantas configurações no menu, a Sony tem seu trabalho cortado para simplificá-lo. No entanto, ter a opção de selecionar e ajustar as configurações através da tela sensível ao toque ajudaria, e é algo que é brilhantemente executado em muitas câmeras Canon DSLRs e Mirrorless.
Sony a7III – Qualidade de imagem
Tem existido um elemento de incerteza sobre se o sensor da Sony a7III está ou não equipado com um filtro óptico de passagem baixa (OLPF). Ao contrário da a7R III que deixa de fora o filtro passa-baixos, podemos confirmar que a a7III está equipada com um OLPF, que é implementado para reduzir os efeitos de aliasing e moiré.
Instalar um sensor com um filtro passa-baixa pode não ser mais visto como o feito; no entanto, os resultados de nossos extensos testes de laboratório demonstram que a a7III é capaz de produzir detalhes mais do que adequados com um instalado. No momento do teste, os arquivos Raw da Sony a7III não eram suportados pelo Adobe Camera Raw nem pelo Lightroom, então nossos arquivos eram executados através do software Imaging Edge da Sony antes de serem analisados criticamente.
Resolução
Uma inspeção dos arquivos Raw da a7 III indica que o sensor resolve um nível similar de detalhes para a a7 II e a7– dificilmente uma surpresa, dado que todas as três câmeras produzem a mesma resolução. No ISO 100, o sensor resolve em torno de 3200l / ph. À medida que você começa a invadir o ISO 800, os detalhes começam a cair abaixo desse valor para um valor de 3000l / ph ainda respeitável.
O detalhe permanece bem preservado quando você pressiona configurações de sensibilidade mais altas, com 2800l / ph sendo resolvido em ISO 6400. Como é de se esperar, o nível de detalhes além deste ponto começa a diminuir à medida que a influência do ruído se torna mais proeminente. Dito isto, ele ainda consegue um resultado razoável de 2600l / ph com ISO 25.600 e 2400l / ph com ISO 51.200.
Barulho
Ao olharmos para os resultados dos nossos testes de digrama, vemos que a Sony a7III tem um desempenho um pouco melhor que o seu antecessor em ISO elevado, graças à sua arquitetura iluminada na parte traseira. São produzidas imagens livres de ruído entre ISO 50 e ISO 1600, com ruído de luminância começando a entrar em arquivos RAW a ISO 3200 e ISO 6400. Os usuários podem empurrar até ISO 12.800 ou ISO 25.600 e obter resultados muito aceitáveis em ambos os ambientes, aplicando uma pequena redução de ruído no post.
A cor permanece viva e forte entre ISO 50 e ISO 12.800, com quase nenhuma queda na saturação a ISO 25.600. O aumento de ruído e perda de detalhes é óbvio em ISO 51.200, portanto, ISO 25.600 é o limite que eu defini no Auto ISO ou estou disposto a usar em uma situação de pouca luz. As configurações superiores ISO 102.400 e ISO 204.800 podem parecer boas, mas na verdade você vai querer dar a elas uma saudade; o nível extremamente reduzido de detalhes e o ruído de croma deixa muito a desejar.
Por que comprar o Sony a7 III?
Com a Mirrorless a7 III, a Sony atingiu o ponto ideal do que muitos fotógrafos querem de um modelo full-frame com um preço competitivo, aonde você pode encontrar na eMania Foto e Vídeo, Distribuidora Oficial Sony do Brasil.
As críticas que fizemos anteriormente sobre a a7 II – notavelmente a precisão de cor de seu EVF, falta de modo silencioso, baixa resistência da bateria e foco lento em assuntos erráticos – foram resolvidas, e o excelente sistema AF de 693 pontos e efetivo em o sistema de estabilização de corpo se funde muito bem com o layout de controle aprimorado.
Ele não produz um burst contínuo na mesma velocidade da Alpha9, nem fornece a mesma alta resolução que a Alpha 7RIII . No entanto, é bem-sucedido o que um grande polivalente deve fazer, que é ter um excelente desempenho quando desafiado por uma variedade de assuntos e cenários diferentes.
Dentro de alguns minutos de pegar e usar a a7 III você vai perceber o quão longe ele veio da a7 II e quanto mais completo ele se sente. Do ponto de vista operacional, é mais intuitivo de usar, felizmente se mantém ao ritmo de assuntos imprevisíveis e combina todos os itens acima com uma qualidade de imagem sensacional em seus arquivos Raw, mesmo com ISO elevado.
Eu tenho algumas dúvidas sobre a falta de vedação contra intempéries em torno das portas de acessórios, o ponto AF esboçado em cinza incomoda um pouco, e a tela sensível ao toque pode ser melhor executada para incluir o controle de menu. Mas estas são peculiaridades relativamente pequenas sobre o que é uma câmera incrivelmente boa sem espelho.
Leve em consideração que é menor, mais leve, mais rápido e mais sofisticado que a Canon EOS 6D Mark II, Nikon D750 e Pentax K-1 Mark II, e é difícil contestar que é a câmera full frame mais atraente, oferecendo o melhor valor por dinheiro em seu ponto de preço agora.
Em última análise, ela tem o poder de ser um matador de DSLR. Além de atrair aqueles que querem fazer o salto para o full-frame, isso influenciará muitos fotógrafos a mudar para a Mirrorless e filmar a Sony.
Veredito
Simplificando, a Sony a7 III é o melhor exemplo da câmera full-frame mais acessível do mercado. É uma câmera sensacional para o dinheiro e complementa a sempre envolvente série Sony A7 de forma brilhante.
Prós
• Excelente relação qualidade / preço
• Resistência da bateria aprimorada
• Sistema de autofoco rápido e responsivo
• Layout de botão revisado para controle intuitivo
Contras
• A iluminação do ponto AF pode ser melhorada
• Sistema de menu complicado
• Tampas finas de plástico não são vedadas contra intempéries
• Lida mal com grandes luvas em climas frios