Para os portadores de câmeras das linhas DSLR e GR da Pentax, um novo equipamento da Ricoh chegou ao mercado. Trata-se do AF180FG, unidade de flash que chega com especificações bem semelhantes a outro item da companhia, o AF201FG.
Como sua funcionalidade mais latente, nota-se a possibilidade de operar com velocidade em diferentes níveis. No caso de flash automático, é possível configurar para sincronismo primário ou secundário. Algo que, inegavelmente, tem influência direta nos contornos que terão o objeto da fotografia.
Já em configuração manual, é possível transitar entre o uso de potencial máximo ou mesmo de 1/4. Assim, o ajuste de iluminação se torna ainda mais preciso e condizente com a necessidade específica da imagem que se deseja.
Versatilidade e autonomia
Em versatilidade, o AF201FG chega com grande potencial de posicionamento por meio de 10 ângulos diferentes. São eles -10, 0, 30, 45, 60, 75, 90, 105, 120 e 135 graus. Tudo isso, aliás, com a variação entre 13 e 20mm de ângulo (modelos APS-C de 13mm da Pentax) ou mesmo com angulação de 24mm. A saber, no último caso, esse alcance é possível nas câmeras APS-C de 16mm ou full-frame da companhia pertencente a Ricoh.
No quesito autonomia, a unidade de flash com estrutura à prova d’água e também detritos funciona por meio de pilhas padrão AAA ou mesmo baterias de níquel. A grande diferença, de acordo com a fabricante, é poder tirar 150 fotos no abastecimento via baterias e 100 fotografias com o uso de pilhas alcalinas.
Não veio apenas pra ficar
E, se você é fã desse tipo de equipamento, saiba que a AF180FG não chega apenas para ocupar seu próprio espaço no mercado. Isso porque, para o portal DPReview, a Ricoh admitiu que esse modelo de flash será o substituto oficial do AF201FG assim que a última unidade do antecessor for comercializada.