A maioria das câmeras e lentes lhe dará anos de uso sem apresentar nenhum problema grave, mas você precisa cuidar de sua câmera e equipamentos para aumentar a sua vida útil. Aliás, você sabia que boa parte dos defeitos das câmeras está ligado ao manuseio incorreto do equipamento, ou simplesmente, a falta de cuidado durante o uso?
Então, se você ama tirar fotos e tem uma história de amor com sua câmera fotográfica é melhor ler as dicas que separei abaixo, para garantir que o seu equipamento continue funcionando por um bom tempo.
Transporte
A maioria das câmeras dispõe de acessórios de segurança para o seu transporte, isso não é à toa, Os equipamentos profissionais não são baratos e você não quer arriscar perder o seu. É bem provável que se deixar a câmera cair ela pode quebrar para evitar isso abuse dos cordões, cintos, alças e bolsas de segurança, elas garantem a integridade da câmera e seus acessórios.
Temperatura e umidade
Ok, você provavelmente já leu no manual de sua câmera, pelo menos deveria ter lido, que deve mantê-la fora do alcance da luz solar e evitar a exposição a altas temperaturas.
Sinceramente, você sabe por que destas recomendações? Os componentes eletrônicos das câmeras são muito frágeis e podem se corromper facilmente quando colocados em contato direto com a luz, calor e umidade excessiva. Evite estas circunstâncias a todo custo e desfrute dela por mais tempo!
Limpeza da Câmara
Eu não sei se você já percebeu, mas as câmeras parecem verdadeiros depósitos de poeira se não cuidar de sua Câmera . Use um soprador primeiro para remover suavemente a sujeira, fiapos e outras partículas pequenas, em seguida, com um pano de microfibra ligeiramente úmido limpe suavemente a câmera.
Cuidado especial com as lentes
Tome cuidado durante a limpeza para não riscar as lentes, por isso o recomendado é remover quaisquer partículas perigosas com a ajuda de ar comprimido, por exemplo. Também pode utilizar equipamentos profissionais, como as canetas para limpeza de lentes, vendidas por lojas especializadas e entre outros.
O sensor está sujo?
A maior dificuldade é descobrir se o sensor da câmera está sujo ou não, existe um truque muito bacana e simples para identificar esse possível problema. Veja só: de um zoom em qualquer parte do céu azul claro, ou uma folha de papel branco, amplie as imagens para verificar se existem blobs escuros, se os achou é hora de limpar o sensor.
Para remover esta sujeira, você vai precisar retirar a lente e expor o sensor da câmera. Não se esqueça de carregar a bateria da câmera completamente, depois acesse o menu de configurações e encontre a função de limpeza de sensor.
Evite tocar no sensor com os dedos, isso pode mancha-lo. Quando estiver pronto, desligue a máquina e volte a montar a lente.
Mudar as lentes
Uma das principais atrações das câmeras profissionais é poder mudar a lente quando achar necessário, porém, existem algumas precauções que devem ser tomadas durante esta ação. No entanto, você não precisa ficar paranoico!
Para fazer isso com a maior segurança possível, primeiro desligue a câmera para remover a energia estática do sensor. Proteja a câmera do vento e demais agressões do tempo e certifique-se que tem a lente de substituição em mãos. Finalmente, mantenha a abertura da lente apontada para baixo e coloque com cuidado no local indicado.
Quaisquer dúvidas durante este procedimento, ou qualquer outro, devem ser consultados no manual do usuário do seu equipamento, ou ainda com o suporte do fabricante. A maioria das marcas disponibiliza uma lista de lentes e demais acessórios compatíveis com sua câmera, é bom seguir estas instruções a fim de evitar problemas futuros, inclusive à perda de garantia.
Viu como é fácil fazer sua câmera durar mais com simples cuidados diários? É claro que estes são apenas algumas instruções, mas com certeza irão ajudar a manter o bom funcionamento de seu equipamento.