Se você perguntar a dez criadores de conteúdo sobre qual o maior sonho, a resposta, provavelmente, vai ser unânime. Afinal, o objetivo constante de iniciantes ou mesmo veteranos nessa carreira é o aumento do alcance no YouTube. Seja de inscritos como de visualizações. É para isso que a maioria deles não hesitam em testar as mais diferentes fórmulas, técnicas e tendências.
Por isso, o especialista no assunto Chrystopher Rhodes tratou de compôr uma lista simples e objetiva para te ajudar nesse processo. Dicas essas que ele angariou mediante sua ampla experiência em conteúdo próprio e em colaboração multimídia (áudio e vídeo) com diferentes figuras entre artistas e grandes companhias através de sua produtora, a YCImaging.
O processo criativo não é o fundamental
Como crescer no YouTube sem priorizar o processo criativo? Parece algo que, simplesmente, não faz sentido. Porém, Chrystopher Rhodes assegura que a lógica para aumentar seu alcance passa por aceitar essa realidade.
Em sua análise, a mensagem mais importante que se precisa assimilar é saber qual é seu público alvo e o que ele quer ver. Qualquer coisa que fuja disso, serão apenas “vídeos aleatórios que ninguém vai ver”. Para encontrar essa resposta, Rhodes sugere, como ponto de partida reflexões sobre o que você mesmo gostaria de ver no YouTube que ninguém aborda. Ou que, na sua análise, é abordado de maneira superficial.
Não busque competição desnecessária
A ideia de conseguir visualizações “por tabela” com o uso de títulos e temas similares aos grandes players do seu assunto não é, de todo, ruim.
Todavia, você vai naturalmente correr o risco de sempre estar na “sombra” dessas figuras e a consequente dificuldade de crescer com consistência. Ao invés disso, busque alternativas para abordar o mesmo tema, mas de um ângulo distinto. Assim, você segue em uma thrend com potencial, mas com munição que outras pessoas não tem.
Diminua a taxa de rejeição
De acordo com a lógica do YouTube, se alguém clica no seu vídeo, mas não vê até o fim, ele não é um conteúdo relevante. Logo, se isso ocorrer repetidamente, a plataforma deixa de recomendar os seus vídeos e, consequentemente, seu alcance fica comprometido.
Por isso, entenda questões básicas, mas que são fundamentais para diminuir a sua taxa de rejeição:
- Organize minimamente suas ideias. Do contrário, será difícil ter um conteúdo, ao mesmo tempo, coerente e interessante;
- Não priorize a aparência perfeita, câmera perfeita ou a melhor lente, mas a qualidade da mensagem;
- Só ter autoridade em um tema não é suficiente. É necessário algo a mais para entreter o seu público.