Início » Como se tornar melhor com essas dicas de Instagram para fotógrafos ?
Dicas de Fotografia

Como se tornar melhor com essas dicas de Instagram para fotógrafos ?

O Instagram foi lançado em Outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. O aplicativo de compartilhamento de fotos tiradas com o smartphone, logo ganhou destaque entre os internautas. ...

Dicas de Fotografia

Como se tornar melhor com essas dicas de Instagram para fotógrafos ?

O Instagram foi lançado em Outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. O aplicativo de compartilhamento de fotos tiradas com o smartphone, logo ganhou destaque entre os internautas. ...

O Instagram foi lançado em Outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. O aplicativo de compartilhamento de fotos tiradas com o smartphone, logo ganhou destaque entre os internautas. A rede social revelou o marco de 600 milhões de usuários em Dezembro do ano passado.

Adquirida pelo Facebook, em Abril de 2012, por 1 bilhão de dólares, o brinquedinho de Zuckerberg deixou de ser apenas um aplicativo para compartilhar fotos. Depois do lançamento de perfis para negócios, assim como as páginas no Facebook, o Instagram se tornou uma poderosa ferramenta de negócios.

E como usar o Instagram para fotógrafos? Embora não seja uma rede social específica para este público, os profissionais de fotografia podem usá-la a favor de sua profissão. Neste artigo, você vai ver algumas dicas para se tornar melhor com o Instagram.

1.    Não publique do celular

Pode parecer contra intuitivo, afinal, é um aplicativo móvel não é mesmo? Porém, alguns plugins para editores de fotos possibilitam que você publique direto de seu computador.

A vantagem disto é a possibilidade de melhorar a sua foto com edições. Uma correção na cor, no contraste, ajustar a exposição que não ficou muito legal e assim por diante. Esses pequenos retoques podem salvar a vida de uma fotografia, que de outro modo, seria descartada.

Além disso, se você quer usar o Instagram para divulgar o seu trabalho como fotógrafo, então deve garantir que as imagens que publica tenham qualidade, não é mesmo? Por isso, não publique a foto logo após a captura, dedique um tempo para ajustá-la em seu computador e depois divulgue o seu trabalho. Não há nada mal nisso!

2.    Coloque as coisas certas em sua BIO

Lembre-se que apesar de ser uma rede social, o seu objetivo é profissional. Sendo assim, preencha a descrição do seu perfil corretamente e garanta que os potenciais clientes ou parceiros possam contatá-lo de forma fácil.

O Instagram não permite a veiculação de links nas postagens, mas nada lhe impede de colocar o link de seu site ou portfólio em sua BIO. Essa é uma excelente oportunidade para divulgar mais o seu trabalho e ganhar alguns clientes.

Outras informações de contato e também a sua localização devem ser inseridas neste espaço. Além de mostrar que você está aberto para conversar, ajuda as pessoas a entenderem em que local você atua.

3.    Estude o seu público

Nem só de fotos vive o Instagram. Ok, eu confesso que foi mais uma declaração polêmica, mas faz todo o sentido, prometo!

Não pense que você terá bons resultados se transformar o seu perfil no Instagram em uma extensão de seu portfólio. As pessoas não estão muito interessadas em ver apenas fotos tradicionais nesta rede social. Com milhares de publicações todos os dias, você precisa fazer bem mais que isso para se destacar.

Para não errar na hora de publicar, conheça o seu público-alvo. Quem são as pessoas que você deseja atingir? O que elas gostam de ver no Instagram? Quais as hashtags que acompanham com frequência? Essas são algumas perguntas que podem ajudá-lo a definir o melhor conteúdo para o seu perfil.

4.    Não se esqueça de ser social

O fato de o Instagram ser capaz de gerar negócios, não retira a sua essência de rede social. Logo, nestas páginas você não deve se isolar do mundo. Interaja com os seus seguidores e aproveite para criar círculos sociais ali, afinal, essa é a ideia original de uma rede social, não?

Responda os comentários em suas fotografias, converse com as pessoas e não fique focado apenas em seu perfil. Siga os usuários de que gosta e comente as fotografias deles. Em outras palavras, converse para aparecer e apareça para crescer!

Esse networking pode render novos clientes para você, ou ainda lhe trazer parceiros de negócios que também são muito úteis. Por outro lado, as pessoas ficam mais dispostas a seguir alguém que interage com o seu público.

5.    Tenha consistência

Só há uma coisa que nos faz abrir o Instagram e rolar a página por várias horas: a certeza que vamos encontrar conteúdo novo e interessante ali. Por causa disso, somos capazes de perder um bom tempo em frente aos nossos smartphones e tablets.

Contudo, para causar este sentimento em seus seguidores tenha consistência. Procure criar uma frequência de publicação e uma linha editorial em seu perfil no Insta. Não publique toda hora e nem sobre tudo, mas também não abandone o seu perfil e nem seja muito específico.

Criar um meio-termo nesta hora ajuda a manter os seguidores engajados e contribui para atrair novas pessoas para o seu perfil. Ofereça algum diferencial para os seguidores, algo que possam encontrar apenas em seu perfil e procure divulgar suas fotos sempre nos mesmos dias e horários.

6.    Divirta-se!

Não é porque está buscando clientes no Instagram que você precisa ser formal. Lembre-se que as pessoas buscam diversão, entretenimento e um certo alívio nas mídias sociais. Então, por que não oferecer isso em sua conta?

Seja criativo! Divulgue fotos dos bastidores de seu trabalho, compartilhe imagens de suas viagens e invista no humor, mas sem exageros. Essa mistura costuma render um bom número de seguidores e likes nas redes sociais.

Da mesma forma, esses aplicativos ajudam a mostrar a pessoa por trás da câmera digital e criam conexões com futuros clientes. Sendo assim, não tenha medo de se aproximar de seus seguidores e deixá-los conhecer um pouco mais sobre você.

O Instagram é uma comunidade de apaixonados por fotografia. Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, aspirantes de fotografia ou pessoas que adoram capturar imagens, sem dúvida, esta rede social pode render bons clientes para você.

Apenas tome cuidado para não exagerar na prospecção de clientes nestes canais. Com raras exceções, ninguém entra no Instagram em busca de um fotógrafo. Porém, a qualidade de suas fotos podem impressionar novos parceiros e render bons contratos.

Siga essas seis dicas de Instagram para fotógrafos e melhore as suas chances de fazer negócios nesta rede social que cresce diariamente. Se você já utiliza essa ferramenta, deixe o seu comentário abaixo. Sua experiência vai ajudar a enriquecer este conteúdo e motivar os iniciantes.

Faça parte do nosso Instagram: Instagram eMania


Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania


Artigos relacionados