Aprender fotografia e viver disso já é complicado. Mas quando adicionamos a venda de serviços fotográficos, a equação fica ainda mais complexa.
Infelizmente, nem todos os fotógrafos são empreendedores ou nascem com o dom natural para as vendas. Em contra partida, quem deseja criar um negócio de fotografia precisa desenvolver essa habilidade. Caso contrário não terá clientes e, consequentemente, salário no fim do mês.
Para quem está começando, no entanto, as coisas ficam ainda mais desafiadoras. Além de não saber vender ou fazer marketing, você também não tem muito dinheiro para gastar no início.
Essa dificuldade financeira, que todo iniciante enfrenta, o impede de contratar um consultor ou uma agência. Logo, você precisa fazer as coisas com as próprias mãos e buscar economizar o máximo possível.
Então, como vender serviços de fotografia com baixo custo e fazer o negócio crescer? Veja neste artigo algumas dicas para divulgar seu trabalho como fotógrafo investindo pouco ou nada. Aprenda como atrair novos clientes sem experiência e dinheiro, agora mesmo!
1. Crie conteúdos
O trabalho de um fotógrafo exige ser criativo, por isso, precisamos mostrar essa criatividade para os clientes. A melhor forma de fazer isso é gerar conteúdo para os seus potenciais clientes e mostrá-los como você pode ajudá-los.
Um fotógrafo de casamento, por exemplo, pode reunir algumas dicas para o grande dia em seu blog. Ou quem sabe, fazer um vídeo com as principais dúvidas de suas clientes para essa data tão importante. Outra alternativa seria um guia de buffets e outros serviços semelhantes. As ideias são muitas!
Tenha em mente que você não precisa falar especificamente sobre fotografia e câmera. Os seus conteúdos devem abordar assuntos interessantes para o seu público e não apenas para você.
Para chegar aos melhores temas de conteúdos, responda as seguintes perguntas:
- Quais são as dúvidas comuns de meus clientes que eu posso responder?
- Como posso ajudá-los a resolver problemas?
- O que eles buscam na internet nesse momento (não precisa ser exatamente sobre fotografia)?
- O que devo fazer para me posicionar como autoridade para eles?
Quanto mais respostas conseguir, mais perto está de atrair novos clientes e vender seus serviços de fotografia.
2. Seja proativo!
Não tem ideias de conteúdos para publicar? Que tal mostrar os bastidores de um dia de trabalho e ganhar parcerias ou divulgações grátis?
Como fotógrafo de casamento faça algumas fotos antes da festa, dos preparativos para o evento, da decoração, bolo e etc. Mostre imagens dos bastidores da festa e fotografe prestadores de serviços também.
Além de alimentar seus canais de conteúdo, você acaba por divulgar potenciais parceiros e eles podem retribuir. Não se esqueça de marcar as empresas e profissionais quando publicar as fotos em redes sociais. Com isso, você tende a aumentar o público de suas fotos.
Além disso, se uma foto do Buffet ficar muito boa, o dono do restaurante pode querer comprá-la ou contratar seus serviços em outras festas. Mostrar-se proativo é a melhor forma de fomentar novos negócios e vender serviços de fotografia.
Por outro lado, se você publicar imagens frequentes de casamento as pessoas vão vê-lo como autoridade no assunto. Algumas podem conhecer o seu trabalho por meio de suas fotos e se interessar por contratá-lo.
Como última opção, mostrar os bastidores de seu trabalho contribui com fotógrafos iniciantes na área. Eles podem indicá-lo para prestar serviços de fotografia ou querer contratá-lo como professor. De qualquer forma, é uma ótima chance para divulgar serviços de fotografia e ganhar mais.
3. Faça parcerias
Lembra-se do guia de serviços mencionado na primeira dica? Você terá muito mais sucesso com ele se desenvolver parcerias com cada fornecedor.
Troque indicações com outros prestadores de serviços que trabalham no mesmo nicho que você. Deixe seus cartões com eles e pegue os deles também. Chame-os para auxiliar em eventos que conseguiu e vice-versa.
Promover parcerias é uma das melhores formas para divulgar serviços de fotografia com baixo custo. Em algumas vezes, esse custo chega a zero.
Entre as parcerias que você pode fazer estão:
- Ofereça comissões para parceiros por indicação;
- Troque cartões de visitas;
- Coloque os dados deles em seu site e peça que façam o mesmo por você;
- Publique conteúdos em blogs de outros prestadores de serviços;
- Indique pessoas ou empresas que conhece sem pedir nada em troca;
- Valorize o networking;
- Participe de eventos ligados ao seu estilo fotográfico;
- Associe-se a sindicatos e organizações;
- Peça indicações para seus clientes antigos;
- Adicione banners ou links em sites parceiros;
- E assim por diante.
4. Use o marketing digital
Existem muitas estratégias de marketing digital que um fotógrafo pode usar. Geralmente, essas campanhas custam muito menos que esforços tradicionais para vender serviços de fotografia.
Em razão disso, dedique parte de seu tempo para conhecer e aplicar estratégias voltadas à internet.
Algumas táticas úteis e com baixo custo são:
- Crie um site;
- Publique conteúdos em seu blog;
- Capture o email e/ou telefone de potenciais clientes;
- Participe das redes sociais;
- Interaja com seu público;
- Invista em anúncios no Facebook, Google Adwords e afins;
- Envie newsletters e mensagens de email frequentes para clientes em potencial;
- Otimize seu site para dispositivos móveis;
- Procure aprender e aplicar marketing de busca;
- Entre outros.
5. Comece com ferramentas gratuitas
A maioria das estratégias de marketing digital citadas anteriormente exige ferramentas. A boa notícia é que você encontra opções gratuitas para cada uma delas.
Procure na internet por ferramentas de marketing gratuitas e diminua os seus custos no início. Depois você pode querer profissionalizar a empresa, mas comece aos poucos e economizando o máximo possível.
Entre as ferramentas de marketing gratuitas que existem, as mais comuns são:
- Criadores de sites ou blogs: Wix, Wordpress.com e Blogger;
- Redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Linkedin e outras;
- Disparo de emails: e-goi, mdirector, mailchimp;
- Ferramentas de SEO e otimização: Google Analytics, Search Console, SemRush, Keywordtool.
- E por aí vai!
Não há desculpas para não usar essas dicas para vender mais serviços de fotografia, não é mesmo? Então, aproveite as sugestões e aumente sua lista de clientes agora mesmo investindo muito pouco.
Tem mais sugestões sobre como divulgar serviços de fotografia? Deixe o seu comentário abaixo!