Como alavancar as vendas no início do ano? Seja para vender produtos ou serviços é importante investir em diferentes estratégias. Nesse sentido, as mais relevantes são as seguintes:
- Conteúdo;
- Apresentação via carta de vendas;
- Oferecimento de e-books;
- Desenvolver ofertas personalizadas as necessidades de cada perfil de cliente.
No fim do ano, sabemos que os empreendedores tem ótimas oportunidades em dois períodos específicos. Isso porque é necessário oferecer seus produtos durante a black friday e, evidentemente, no Natal. Porém, nos meses de janeiro, fevereiro e março, é comum uma queda nas vendas e o engessamento do estoque da empresa.
No início do ano, os consumidores potenciais estão mais atentos em pagar custos e despesas domésticas. Por exemplo, material escolar dos filhos, IPVA, mudança de residência, entre outros compromissos. Naturalmente, isso que retrai a decisão por comprar novos itens no dia a dia.
Porém, é importante passar a mensagem que comprar novos produtos e serviços sempre será necessário. Nesse ponto, existe a oportunidade de se adaptar ao primeiro trimestre do ano com estratégias focadas em vendas e posicionamento de seus produtos. Tanto no comércio físico como no eletrônico.
Como alavancar as vendas no início do ano?
Nesse período do ano, os empreendedores procuram reduzir custos operacionais em suas empresas. Dentro desse espectro, o ponto que inicialmente precisa se observar é a produção. Seja com atitudes para economizar energia ou mesmo selecionar novos fornecedores para manter ou reduzir os preços.
Outra iniciativa bastante comum é a realização da queima de estoque como forma de renovar o inventário de produtos estocados e gerar a circulação do capital antes investido.
A seguir apresentamos dicas preciosas de como aumentar as vendas no início do ano, lembrando que essas dicas são válidas para fotógrafos que precisam vender seus serviços, comerciantes de diferentes segmentos, vendedores afiliados, representantes comerciais, lojas virtuais e físicas e todo tipo de negócio que você possa imaginar.
Dicas para vender mais no início do ano
1) Promoção de verão
Mesmo que o produto do empreendedor ou da empresa não seja sazonal para essa estação do ano, ele pode pensar em criar promoções direcionadas para a temporada do verão.
Claro que, para vender mais biquíni e sorvetes, será mais fácil pensar em algo nesse sentido, mas imagine um e-commerce que vende casacos, câmeras de segurança e equipamentos fotográficos?
No caso de produtos que, inicialmente, combinam com a estação, a dica é criar banners, anúncios e cupons de descontos usando imagens relativas ao verão. Imagine oferecer uma câmera fotográfica para a viagem dos sonhos colocando a imagem do produto (a câmera) com um fundo paradisíaco e um preço atrativo, e neste caso o empreendedor deve focar no cliente potencial que não comprou uma câmera nova na última black friday e esqueceu de adquirir o produto no Natal.
Para vender casacos no Verão é mais difícil, mas o empreendedor pode oferecer esse produto com o conceito de “compra antecipada”, ou seja incentive o cliente a comprar o casaco para se sentir preparado para enfrentar a próxima frente fria.
2) Invista em conteúdo relevante
A loja online além de apresentar a lista de produtos e categorias de produtos, pode também veicular blogs e e-books com conteúdos ricos para informar os seus clientes.
No caso das lojas físicas é indicado imprimir catálogos com páginas informativas, dicas de saúde e de comportamento para engajar mais o cliente. Isso sem falar na possibilidade de produzir vídeos para redes sociais e YouTube. Sempre direcionando o cliente a conhecer o produto e as ofertas.
Atualmente, principalmente os e-commerce tem crescido o interesse pelo desenvolvimento de e-books a serem oferecidos gratuitamente para os clientes potenciais de determinada marca.
3) Produtos complementares
Mesmo que esteja mais difícil vender uma câmera nova, o empreendedor pode também investir na oferta de produtos complementares. Ou seja, quem já tem uma câmera poderá precisar comprar novas lentes ou tripés para trabalhar como fotógrafo.
Quem não pensa em comprar um automóvel zero, pode precisar comprar novo jogo de pneus, e comprar pneu é uma necessidade que não dá para adiar.
Olhe para a sua loja e observe quais tipos de produtos ou serviços podem complementar as ofertas.
No caso da oferta de serviços de fotografia, por exemplo, no início do ano os fotógrafos perdem trabalhos de um lado, mas por outro atuam de forma mais frequente em outros tipos de eventos como nas formaturas que muitas vezes são realizadas no início do ano, fotos para colônias de férias, viagens corporativas patrocinadas pela empresa e entre outras oportunidades.
4) Aborde o seu cliente fiel
Manter o mesmo cliente fidelizado custa mais barato do que captar novos clientes, e esse mantra é repetido pelos maiores mestre do mundo do marketing.
Ao procurar como alavancar as vendas no início do ano, vale a pena listar os e-mails dos clientes mais fieis e enviar mail marketing com promoções e descontos em primeira mão para esse público.
Os clientes antigos sempre serão bem-vindos e poderão ajudar a comprar e a indicar os produtos para outros clientes potenciais.
5) Melhore as formas de pagamento
Além de divulgar as formas de pagamento, o empreendedor e o lojista ainda podem tentar melhorar a forma de pagamento, oferecendo a possibilidade de parcelamento no cartão em mais de 12 parcelas, oferecer a opção de começar a pagar somente em abril, e entre outras possibilidades que o setor financeiro da empresa possa eleger.
Conclusão
Portanto, existem diversas iniciativas que podem ajudar a sua empresa, loja física ou e-commerce a manter as vendas nas primeiras semanas do ano.
Invista sempre no relacionamento com o seu cliente e, principalmente, guarde sempre uma novidade para veicular e oferecer nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Em relação aos blogs corporativos é sempre comum as lojas online oferecerem mais e-books gratuitos para seus leads no início do ano como forma de educar o seu cliente a se manter ativo perante a marca.
Avalie o seu negócio de venda de produtos ou serviços e busque sempre novos caminhos.