O portal especializado no mercado da fotografia DPReview entrevisou cinco executivos de alto escalão da Canon, uma das maiores atuantes do setor. Nesse bate-papo, o Head e Vice-Presidente Executivo do Canon Imaging Group, Go Tokura, trouxe informações tão valiosas quanto surpreendentes.
Ao falar sobre como está a distribuição do mercado no que se refere a venda de câmeras, a imensa maioria se refere aos equipamentos. Principalmente, em uma proporção onde a cada dez máquinas adquiridas, somente uma não integra o grupo de câmeras dotadas de visor eletrônico.

Outro ponto que chama a atenção nas informações fornecidas pelos executivos da Canon se refere a presença das marcas japonesas no setor. Algo que, aliás, apresenta notório caráter de dominância e sem perspectiva de mudança no curto prazo:
“90% das vendas são mirrorless. E esse segmento está quase totalmente dominado por fabricantes japoneses. No ano passado, as remessas do Japão totalizaram cerca de 7 milhões de unidades. Em outras palavras, o mercado cresceu ligeiramente, cerca de 6% aproximadamente. E consideramos que essa tendência atual de mercado deve continuar, sem uma queda repentina.”

Por sua vez, quando o tema recai sobre as câmeras compactas no mercado da fotografia, a situação muda de figura. Como, por exemplo, o fato da presença de multinacionais com origem no Japão cair pela metade.
“No ano passado, o mercado de câmeras compactas não foi realmente dominado por fabricantes japoneses; cerca de 50% veio de outros fabricantes fora do Japão. E avaliamos que o tamanho desse mercado será de aproximadamente 4 a 5 milhões de unidades, considerando que, no ano passado, as remessas do Japão totalizaram cerca de 2,4 milhões”, agregou.
