Fotografia de Retratos
Crédito: Foto de cottonbro no Pexels.

Fotografia de Retratos

A Fotografia de Retrato é a arte de capturar a essência e o caráter do seu assunto em uma imagem. Para realizar esse tipo de fotografia, é preciso combinar uma técnica específica com a expressão do artista. No geral, a técnica certa consiste em utilizar as configurações de câmera digital, elaborar composições, testar diversos ângulos, usar a iluminação, ambientar os cenários etc. Já a arte trata de capturar um retrato subjetivo que produz sensações nos espectadores e cativa sua atenção. Grandes artistas como Picasso produziam pinturas de retratos que expressavam histórias. Atualmente a Fotografia de Retrato é a forma moderna da técnica usada por artistas do passado.

Apesar de exigir muito menos esforço do que pintar, talvez você possa levar algum tempo para aprimorar a arte de capturar expressões e emoções em seu retrato. Para obter sucesso e alcançar os principais objetivos dessa fotografia, a equipe eMania separou para você várias dicas que compõem um passo a passo importante desse processo. Abaixo você irá encontrar as melhores práticas e técnicas de fotografia para dominar a arte.

Fotografia de Retratos
Crédito: Foto de cottonbro no Pexels.

Concentre-se na Imagem

Deixar o assunto confortável com você é essencial para obter bons resultados em seus retratos. Se possível, encontre-se pessoalmente com seu cliente antes da sessão de fotos para que vocês possam se conhecer; apresente o seu estilo de trabalho e discuta suas ideias com o assunto “imagem”, tendo consideração pelas preferências do seu cliente. Mesmo que você e a pessoa fotografada se conheçam, tenha sensibilidade e paciência para entender que muita gente não se sente confortável posicionada em frente à câmera – para deixar a pessoa bem à vontade, procure comunicar-se com ela durante o processo.

Encontre o local certo

Antes de definir o local, pesquise bem as opções e as possibilidades que os ambientes irão lhe proporcionar. Essa escolha terá influência significativa nos resultados de suas fotografias. Fotografar ao ar livre, por exemplo, oferece bons resultados, mas traz consigo muitos desafios. Você precisa criar o seu planejamento de acordo com o clima, o horário e as condições de iluminação do local ao longo do dia. Escolha manhãs ou finais de tarde para fotografar o seu objeto, quando a luz fica mais difusa e você tem a oportunidade de obter um resultado mais suave e natural.

Você pode obter mais controle caso escolha fotografar em ambientes internos, pois o arranjo da iluminação será feito de acordo com o seu gosto e suas necessidades – o que evita problemas na hora de corrigir a imagem. Na fotografia de retrato, o foco está no assunto principal, mas é importante priorizar o contexto. Atente-se ao fundo e aos detalhes do ambiente que possam destacar a pessoa fotografada. Em outros casos, desfocar o fundo do retrato pode dar mais ênfase ao objeto em foco. Lembre-se sempre de treinar o seu olhar fotográfico para capturar bons cliques e colocar à prova os seus conhecimentos.

Fotografia de Retratos
Crédito: Foto de Ezekixl Akinnewu no Pexels.

Foto Posada x Foto Espontânea

Na hora de fotografar, você precisará realçar os pontos fortes do seu objeto e disfarçar os pontos fracos. Descobrir as poses fotográficas certas para o seu assunto talvez seja desafiador, mas esse esforço irá lhe proporcionar bons resultados. Faça o seu objeto posar de forma que complemente a iluminação, o ângulo, os planos e o fundo do cenário. Experimente várias combinações de enquadramentos e configurações de câmera para encontrar as melhores opções de para a sua fotografia. Crie uma galeria de fotos criativas com retratos como portfólio para apresentar aos seus clientes.

As fotos posadas nem sempre trarão aquela leveza e naturalidade que você procura, portanto, esteja atento para capturar os melhores cliques. Uma boa dica é fotografar a pessoa realizando suas atividades comuns do cotidiano para obter bons retratos. Essa é uma boa forma de fazer com que as pessoas fotografadas percam a rigidez e a timidez. As fotos espontâneas são as que transmitem mais emoções e passam mais transparência – a naturalidade dos gestos e das expressões trazem vida aos retratos.

Aprenda a usar sua Câmera Fotográfica

A fotografia de retrato consiste tanto em sua expressão artística como técnica e requer muita prática para ser aprimorada. Depois de entender quais são as nuances da fotografia de retrato, você precisará investir em bons equipamentos. Não existe a melhor câmera ou a melhor lente para fotografar, pois grande parte das câmeras hoje em dia podem capturar belos retratos – até mesmo as câmeras de smartphones. Você só precisa conhecer o seu equipamento e entender o funcionamento dele para saber como usá-lo de forma eficiente em diferentes condições. Obtenha uma Câmera DSLR ou uma Câmera Mirrorless decente que lhe dê o controle das configurações e forneça imagens nítidas e de alta resolução (no formato RAW), para que você consiga trabalhar no prós-processamento.

Fotografia de Retratos
Crédito: Foto de fauxels no Pexels.

Configuração de Câmera

Compreender o triângulo da exposiçãovelocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO – é necessário para alcançar os seus objetivos na hora de fotografar. Saber utilizar esses conceitos irá lhe proporcionar novas possibilidades e oportunidades de fazer a diferença no mercado fotográfico. Nenhuma fotografia estará fora do seu alcance se você souber utilizar as ferramentas que você tem; portanto, aprenda a configurar a sua câmera e coloque à prova as suas habilidades. Pratique!

Experimente diferentes ângulos

Escolher um ângulo não convencional pode fazer a diferença em seu trabalho e dar destaque às suas fotografias. Crie ângulos interessantes que possam adicionar algum tipo de impacto, leveza, drama, excitação, entre outros efeitos. Você pode fazer com que o assunto fotografado pareça mais fino, mais grosso, estático, em movimento, mais alto, mais baixo – tudo irá depender da angulação escolhida para capturar as imagens. Adicionar adereços à sua fotografia de retrato também é uma possibilidade de destacar um pouco de cor, textura e forma em suas imagens.

Quebrando as Regras

Por último, não se esqueça da importância de cada técnica e as regras que você pode e/ou deve utilizar na fotografia; mas aprenda, também, a quebrá-las. Para ser criativo, você precisará pensar “fora da caixa”, buscando sempre colocar em prática suas ideias. Ao quebrar as regras, você tem a oportunidade de criar um trabalho único e mostrar a sua marca, os seus próprios conceitos. Busque sempre se aperfeiçoar e dê o seu melhor!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]