Início » Review: Lente Canon EF 100mm F/2.8 Macro USM
Equipamentos de Foto e Vídeo

Review: Lente Canon EF 100mm F/2.8 Macro USM

A Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM é uma das três lentes macro full-frame padrão da Canon: as Lentes Canon 50mm ƒ/2,5, 100mm ƒ/2,8 e 180mm ƒ/3,5. Existem outras ...

Equipamentos de Foto e Vídeo

Review: Lente Canon EF 100mm F/2.8 Macro USM

A Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM é uma das três lentes macro full-frame padrão da Canon: as Lentes Canon 50mm ƒ/2,5, 100mm ƒ/2,8 e 180mm ƒ/3,5. Existem outras ...

Canon EF 100mm F/2.8 Macro USM

A Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM é uma das três lentes macro full-frame padrão da Canon: as Lentes Canon 50mm ƒ/2,5, 100mm ƒ/2,8 e 180mm ƒ/3,5. Existem outras duas opções de macro, a exótica MP-E 65mm ƒ/2.8 e a EF-S 60mm ƒ/2.8 compatível com APS-C.

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

A Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM  foi projetada para cobrir uma estrutura de filme de 35 mm, tornando-o compatível com os corpos de câmera digital de subquadro APS-C e full-frame. Quando montado no primeiro, o campo de visão efetivo é de 160 mm.

Enquanto uma versão atualizada Da Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM foi lançada, esta versão continua a preencher as prateleiras das lojas, A lente aceita filtros de 58 mm. O Para-Sol de lente compatível, o Para-Sol ET-67.

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

NITIDEZ

Montada na Câmera Canon 70D, a lente é muito nítida, mesmo aberta em ƒ/2.8. Nesta definição de abertura existe uma generosa mancha de nitidez, mostrando menos de 1.5 unidades de desfocagem, com cantos a aproximarem-se, mas não atingindo 2 unidades de desfocagem. Para apenas melhorar esses resultados, atingindo uma nitidez de aderência absoluta em ƒ/5.6. A lente continua afiada até ƒ / 16, onde a limitação de difração se instalou, embora mesmo aqui nós notamos que os resultados de nitidez de 1,5 unidades de borrão através do quadro. Em ƒ / 22 é um pouco mais óbvio – 2,5 unidades de borrão através do quadro – e totalmente interrompido em ƒ / 32, as coisas são bastante suaves, 4 unidades de borrão através do quadro.

Na Câmera Canon 5D Full-Frame, o desempenho é igualmente bom, embora vejamos um pouco mais dos cantos da lente que não estão expostos no sensor de APS-C da Canon 70D. Bem abertos em ƒ/2.8, ainda vemos o ponto forte, mas a área de nitidez não é tão generosa, cobrindo apenas o terço central do quadro em 1,5 unidades de desfoque. A nitidez de canto em ƒ/2.8 é em torno de 2 unidades de borrão, ainda é muito boa. Parar até ƒ/4 melhora esses resultados e, novamente, por ƒ/5.6, é tão bom quanto a lente pode fornecer, mas não é muito nítido em todo o quadro. A área central do quadro é nítida, facilmente 1 unidade de desfoque, mas os cantos não ficam abaixo de 1,5 unidades de desfoque. Eu sou extremamente exigente – 1.5 unidades de desfoque ainda são extremamente nítidas.

A limitação de difração estabelece em ƒ/11, onde não aproximadamente 1,5 unidades de borrão através do quadro, e o desempenho degrada apenas ligeiramente a partir daí. É quase o mesmo em ƒ/16, não mostrando nenhuma perda real de nitidez até ƒ/22, onde os resultados são pouco mais de 2 unidades de desfoque. Mais uma vez, totalmente parado, notamos uma suavidade significativa – apenas 4 unidades de borrão no quadro.

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

Em resumo, excelentes resultados para nitidez, desde que você fique entre ƒ/5.6 e ƒ/11 para desempenho máximo. Mesmo ƒ/16 e ƒ/22 são muito bons, mas evitaria ƒ/32.

Aberração 
Cromática A aberração cromática é bem controlada com esta lente, a cada abertura, tanto na Câmera DSLR Canon 70D quanto na Câmera Canon 5D. Se você está espiando muito de perto, você verá um leve aumento na CA na extremidade menor do espectro de abertura (ƒ / 32), mas é apenas muito leve.

Sombreamento (” Vignetting ”)
O sombreamento de canto é mínimo na Canon 70D, o único resultado notável encontrado com a lente definida como ƒ/2.8. Neste caso, os cantos são um quarto de stop mais escuro que o centro; ou não muito.

Na Canon 5D, é um pouco diferente. Em ƒ/2.8, os cantos são mais de três quartos de uma escala mais escura que o centro. A queda de luz melhora à medida que a lente é parada; um terço de uma parada em ƒ / 4 e menos de um quarto de parada em ƒ/5.6 e menor.

Distorção A 
distorção é insignificante quando a lente é montada na subestrutura da Canon 70D. Na full-frame 5D, é apenas um pouco mais significativo, mostrando + 0,2% de distorção de barril nos cantos. Essa distorção é facilmente corrigível no software de pós-processamento, se suas linhas retas devem ser absolutamente retas.

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

Operação de foco automático
Com a especificação USM da Canon, a Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM focaliza o foco de forma rápida e silenciosa, levando cerca de 1,25 segundos para focar do infinito ao foco mais próximo. Não é tão rápido quanto algumas das lentes da classe L da Canon, mas é uma das coisas que as tornam mais caras. Os resultados do autofoco podem ser ignorados simplesmente girando o anel de foco e o elemento frontal não gira durante o foco.

Macro 
Oferecer uma reprodução macro 1: 1 (100%) completa é a principal função dessa lente. Com uma distância focal mínima de 31 cm (pouco mais de um pé), há muito menos risco de sombrear o objeto com a câmera ou seu corpo, e se os erros são o seu jogo, é menos provável que você os assuste.

Construa qualidade e manuseio 
Embora a lente não faça parte da série L da Canon, ela ainda é muito bem construída, pesando 580 gramas. A lente mostra um acabamento preto fosco texturizado, com bastante espaço alocado para o anel de foco e uma escala de distância. Enquanto a lente usa um pouco de construção de plástico, a montagem é de metal e pesada o suficiente para sugerir que a estrutura da lente também é de metal. A abertura é composta por oito lâminas de abertura.

A escala de distância é em janelas e recuada, oferecendo informações de distância em pés e metros, bem como a classificação de ampliação oferecida em um determinado intervalo. Ao lado da escala de distância há um interruptor para habilitar ou desabilitar o foco automático. Nenhuma escala de profundidade de campo é oferecida e nem existe um índice de infravermelho. Finalmente, há um limitador de faixa de foco que melhora a velocidade de foco limitando fisicamente o alcance da lente: neste caso, há duas configurações: a faixa completa, de 0,31m até o infinito, e uma faixa menos macro, de 0,48 m até o infinito.

O anel de foco na lente é considerável, um anel de borracha com uma textura de nervuras levantadas segmentadas. O anel oferece excelente controle de foco manual, com a quantidade certa de tensão, mas uma operação de torneamento suave. A lente vai se concentrar um pouco após o infinito. A operação de focagem interna significa que a lente não se estende enquanto focaliza, e o elemento frontal também não liga.

A cobertura da lente é um acessório opcional para essa lente, assim como um anel de montagem de tripé. Para uma ampliação ainda maior, estão disponíveis tubos de extensão de 12 mm e 25 mm, no entanto, quando estes são utilizados, a lente deixa de focar no infinito. A Canon também observa que os teleconversores não são compatíveis com esta lente. Seguem fotografias tiradas da magnifica Lente Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM.

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM
Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

Conclusão
Sem dúvida, a Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM é uma lente excelente. Ela está em uma boa faixa de distância focal para uso como uma lente de retrato, mas você pode realmente querer diminuir um pouco a nitidez após o fato de o Photoshop ™ ser mais gentil com seus assuntos. Pode não ser para todos, mas se você está procurando por uma lente de alta qualidade, extremamente nítida e de alta qualidade nesta faixa de comprimento focal, isso é quase tão bom quanto possível. Se você gosta de fotografia macro, esta é uma ferramenta excelente, com o benefício adicional de uma faixa de trabalho confortável, graças à sua distância focal de 100 mm.

Características:

  • Lente de montagem EF
  • Faixa de abertura: f / 2.8-32
  • Macro Focus at 1: 1 Rácio de reprodução
  • Sistema de lentes flutuantes de três grupos
  • Motor de autofoco ultra-sônico
  • Sistema de focagem interna
  • Limitador de alcance de focagem
  • Substituição manual do foco
  • Distância mínima de foco: 1 ‘

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania


Artigos relacionados