Com o aumento na procura por microfones profissionais à preços baixos e excelente capacidade, chega ao mercado um novo microfone lapela para câmeras DSLR: o WV-M1.
As câmeras DSLR e filmadoras profissionais atuais têm grande poder de gravação de vídeo, com imagens claras e nítidas. No entanto, é necessário, também, um bom microfone para equiparar o nível de áudio e vídeo. Afinal, somente dessa forma se pode assegurar uma qualidade profissional em seus trabalhos.
Se usa os microfones para câmeras e filmadoras em formato lapela, em suma, para situações diversas com narração ou comentários. Ou seja, se incluem nesse grupo um programa de TV ou mesmo um evento corporativo. Isso porque eles trazem clareza ao áudio por conta de seu formato distinto de outros microfones. Nesse sentido, ao invés de um suporte, eles se prendem em roupas e acessórios e com um ângulo específico.
Sistema omnidirecional condensador
Um ponto a se destacar no microfone lapela para DSLR, gravadores de áudio, filmadoras e smartphones WV-M1 é que ele possui um sistema omnidirecional condensador. Isso quer dizer que ele não possui seletividade de direção, captando os sons vindos de todas as direções. Esse recurso em produções cinematográficas, por exemplo, é de suma relevância para impactar o público nos mais diferentes estágios do filme.
Porém, é preciso fazer uma ressalva nesse sistema. Apesar de captação multidirecional, ele garante que os sons vindos da parte frontal e superior ao microfone tenham clareza máxima. Enquanto isso, os sons vindos das demais regiões se condensam de maneira complementar. Ou seja, por mais que haja captura de diversos ângulos, o motivo sonoro (a voz do falante) segue em destaque.
Uma solução interessante e até relativamente simples para reduzir os demais ruídos (respiração, movimento, sopro, vento e conversas pararelas) está inclusa no pacote do Microfone Lapela. Trata-se de uma espuma de absorção que é colocada sobre o mesmo.
Qualidade sonora
Outro ponto a se abordar do microfone lapela para câmeras DSLR e filmadoras WV-M1 é sua qualidade estéreo.
O som estéreo (ou estereofônico) é um tipo de reprodução sonora baseada no fato de que temos dois ouvidos. Um atributo que nos permite localizar a origem, a distância e o sentido do som. Isto é, se está vindo da direita para a esquerda ou vice-versa). A reprodução estérea simula este efeito de percepção de som graças a sua composição em dois canais independentes.
Versatilidade
Além de sua estrutura de captura, a facilidade de uso do microfone lapela é excelente. Ele possui entrada padrão P2, podendo ser utilizado não somente em Câmeras DSLR com entrada de áudio, filmadoras handycam e profissionais, mas também em gravadores de áudio, notebooks e smartphones.
Seu cabo dá ao cinegrafista e demais integrantes de um trabalho audiovisual um caráter de mobilidade e segurança, pois é revestido de borracha sintética isolante. Isso impede qualquer perda de qualidade durante o percurso até a câmera, filmadora ou smartphone ao longo dos seus seis metros de comprimento. Além disso, seu clipe lapela permite ajuste específico de posição, altura e distância do alvo da gravação.
Custo-benefício
Uma boa estrutura, com tecnologia de captura e em uma época de dólar alto, é de se esperar valores absurdos por tal produto. Nesse sentido, é possível encontrar o microfone lapela WV-M1 a partir de R$ 160,00, em lojas convencionais.
Contudo, na eMania – Foto e Vídeo, por importar diretamente com o fabricante, o preço se torna consideravelmente mais baixo.