Que o mundo da fotografia se forma com diferentes expressões, isso não chega a ser, necessariamente, uma novidade. Entretanto, é fato que poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um em especial: a ganância fotográfica. A saber, quem se vale de tal termo para classificar algumas práticas perigosas de profissionais da área é o britânico John Duder em interessante material publicado no portal ePHOTOzine.
“A ganância é um dos sete pecados capitais para os cristãos, e espero mostrar que ela também é um pecado fotográfico. Ela pode assumir várias formas, mas a palavra é aplicável a fotografias”, assegura o profissional.

Menos é mais
O primeiro sinal de ganância fotográfica que Duder aponta é o desejo de incluir vários elementos na mesma composição. Com esse pensamento, se perde a perspectiva de que, em boa parte dos casos, ter um elemento central traz maior grau artístico e de clareza a mensagem que sua foto pode trazer:
“(Existem) Ocasiões em que há tantos elementos encantadores em uma cena que a pessoa fica tentando decidir o que omitir, o que editar. Embora a imagem seja realmente sobre as ondas, o céu acima tem lindas nuvens e é realmente muito difícil decidir cortá-las. Parte da arte de fazer qualquer foto é dar ao objeto um grau de isolamento de seus arredores, mesmo quando esses arredores fornecem o contexto no qual o objeto precisa ser visto.”

Consciência
Outro ponto que John Duder levanta sobre ganância fotográfica é querer tirar o máximo de fotografias de um cenário. Porém, sem a disposição de mudança de ângulo ou mesmo abordagem da foto em questão:
“Uma forma de ganância é querer tirar todas as fotos possíveis de um objeto antes de deixá-lo. Às vezes, isso é totalmente justificado – a maioria dos astronautas da Apollo não teve a chance de voltar e tirar outra foto do nascer da Terra! Mas, geralmente, o fotógrafo tem a chance de tirar muito mais fotos do que o necessário. Como nossas mães nos ensinaram quando estávamos aprendendo a nos alimentar: é importante saber quando desistir.”
E você, lembra de algum comportamento que pode ser classificado como ganância fotográfica? Deixe nos comentários!