Início » Review Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V
Equipamentos de Foto e Vídeo

Review Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V

Com os smartphones bastante destruindo o mercado de câmeras compactas low-end, os fabricantes tiveram que trabalhar arduamente para manter o interesse das pessoas nesse setor, aonde a Sony trouxe a ...

Equipamentos de Foto e Vídeo

Review Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V

Com os smartphones bastante destruindo o mercado de câmeras compactas low-end, os fabricantes tiveram que trabalhar arduamente para manter o interesse das pessoas nesse setor, aonde a Sony trouxe a ...

Câmera Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V

Com os smartphones bastante destruindo o mercado de câmeras compactas low-end, os fabricantes tiveram que trabalhar arduamente para manter o interesse das pessoas nesse setor, aonde a Sony trouxe a RX100 MARK V.

Ao invés de optar por competir diretamente com smartphones, a Sony chegou à idéia de produzir uma câmera compacta premium e de alta qualidade que entregasse imagens muito melhores do que os smartphones, mas sem a maior parte de uma câmera mirrorless ou DSLR.

A Câmera Sony  RX100 original era uma verdadeira câmera de referência, e levou a pessoas como a Canon e a Panasonic seguindo um exemplo com câmeras como o PowerShot G7 X II e Lumix LX10 / LX15 .

A Câmera Sony Cyber-Shot RX100 chegou de volta em 2012 e, desde então, vimos outros quatro modelos, incluindo esta versão mais recente do Mark V – você certamente não pode bater o entusiasmo da Sony.

Mas com tantas atualizações chegando em um espaço de tempo relativamente curto, esse modelo mais recente oferece ao fotógrafo algo novo – especialmente quando as quatro iterações anteriores ainda estão disponíveis?

Características da RX100 Mark V 

Sensor CMOS de 1,0 polegada, 20,1MP
Lente de zoom 24-70mm f / 1.8-2.8
Captura de vídeo 4K

Embora possa compartilhar a mesma resolução de 20MP que a Câmera Sony Cyber-Shot RX100 original, o sensor de 1,0 polegada na Câmera Sony Cyber-Shot RX100 V é uma besta bastante diferente. Usando a mesma tecnologia de sensor CMOS retroiluminada Exmor R que vimos pela primeira vez na RX100 IV , a Sony diz que ajustou o chip, enquanto o design do sensor empilhado inteligente significa que ele possui chips de memória construídos diretamente na parte traseira do sensor.

Isso significa que os dados não precisam inundar a borda do sensor e, juntamente com um novo chip LSI, significa que o sensor pode fornecer velocidades de leitura incrivelmente rápidas.

Câmera Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V
Isso permite uma das principais melhorias no Câmera Sony RX100 MarkV ao longo da IV, com a versão mais recente capaz de disparar em um incrível 24 fps em comparação com um 16-fps ainda rápido. O que é ainda mais impressionante é o fato de que ele pode fazer isso em resolução total com AF contínuo e exposição automática.

A lente sony de zoom rápido de 24-70mm f / 1.8-2.8 permanece igual e, embora não seja tão rápida quanto a lente da Panasonic LX10 / LX15, que possui uma óptica de 24-72mm f / 1.4-2.8, você ainda está obtendo uma lente de zoom padrão de alta qualidade Zeiss.

Câmera Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V
Aqui está a extremidade larga do alcance do zoom RX100 V em 24mm …
Câmera Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V
… e aqui está na gama totalmente expandida de 70mm

Ao contrário da Sony A6500, que foi anunciado ao mesmo tempo que a Sony RX100 V, não teve a tentação de trazer funcionalidades de tela sensível ao visor traseiro de 3,0 polegadas da câmera, o que parece ser um descuido para uma câmera desse tipo, especialmente como seus rivais mais próximos disputam esse recurso.

A resolução da tela de ângulo variável também permanece igual à do IV em 1.299.000 pontos, e também possui a mesma amplitude de movimento: 180 graus para fora e para cima e 45 graus para baixo.

O visor eletrônico ocultado pop-up que vimos pela primeira vez na Câmera Sony RX100 III transporta para a RX100 V, com o EVF do tipo 0.39 com uma resolução de 2,36 milhões de pontos, novamente o mesmo que na Sony RX100 IV.

Câmera Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V

Enquanto a Sony Cyber-Shot RX100 IV era capaz de filmar imagens de vídeo 4K, a Sony Cyber-Shot RX100 V dá um passo adiante. Agora superestimado a partir de 5.5K (5.028 x 2.828 pixels), filmagens promete ser ainda mais nítida que vimos a partir da RX100 IV, enquanto a leitura do sensor ainda mais rápida que permite que o RX100 V dispare em 24 fps também deve suprimir o efeito do obturador de rolamento ( aquele efeito horrível de gelatina ao fotografar alguns assuntos em movimento) em imagens capturadas.

Isso também tem um benefício ao disparar alambiques. Enquanto a Cyber-Shot RX100 Mark V tem um obturador mecânico que pode ser usado com velocidades de obturação até 1/2000 seg, há também um obturador eletrônico que retrocede a velocidades superiores a até 1/32000 seg.

A velocidade de leitura mais rápida do sensor e LSI reduz qualquer distorção que possa ocorrer em assuntos em movimento rápido, pois a cena é digitalizada no sensor de cima para baixo, em vez de uma imagem inteira da cena que está sendo tomada com um obturador mecânico. Isso é importante porque, para alcançar esse rápido 24 fps, o RX100 V deve usar seu obturador eletrônico; existe uma opção para usar exclusivamente o obturador mecânico, mas isso é limitado a 10 fps.

Nossa revisão
A Sony RX100 Mark V constrói em uma câmera que já era líder de classe em muitos aspectos e crams 24fps de disparo de explosão, vídeo 4K sobre-amassado e um sistema de autofoco de 315 pontos para este novo companheiro de tamanho de bolso. Mas não há atualizações para seu design, ergonomia ou interface do usuário que facilitaria o controle direto de seu imenso conjunto de recursos. É a câmera de zoom de bolso mais cara no mercado hoje, e existem outros modelos que achamos mais agradáveis ​​de usar na prática, mas a Cyber-Shot RX100 Mark V continua a ser a câmera mais capaz e mais capaz em sua classe.

Bom para: Aqueles que desejam a tecnologia mais recente e a mais grande de transportar com eles em todos os lugares, os fotógrafos que procuram uma experiência capaz de apontar e disparar, pessoas que procuram criar vídeos de alta qualidade on-the-go.

Não é tão bom para: fotógrafos esportivos que querem uma lente de zoom mais longa e pessoas que freqüentemente querem controlar manualmente suas fotos.


Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania


Artigos relacionados