10 TED Talks que todo aspirante a cineasta deveria assistir

0 269

Os TED Talks já se tornaram uma das mais prestigiadas fontes de informações sobre diversos temas de interesse nesse mundo tão grande e diverso em que vivemos. Claro que um dos nossos temas de maior interesse é o mundo do cinema e não poderiam faltar palestras e palestrantes com muito que dizer sobre este tópico. E, realmente, temos muitos TED Talks que obviamente têm muito o que dizer. Especialmente para aqueles que estão iniciando no mundo cinematográfico.

Porém, com tantas palestras no site do TED Talks  fica quase impossível escolher quais são as boas para quem tem interesse em entender mais sobre o mundo do cinema, fotografia e afins. Para facilitar a vida de muitos aspirantes à cineasta pelo mundo a Filmmaker IQ criou uma lista com 10 palestras instigantes do TED Talks. Para quem não conhece, a Filmmaker IQ é, segundo eles próprios:

“… uma revista de estilo de vida on-line e escola de cinema grátis. Fundada em 2008 por Dennis Hartwig e John P. Hess, FilmmakerIQ tem sido um depósito de úteis e importantes artigos on-line . Com a adição da escola de cinema gratuito que explora temas de cinema de uma forma única e em profundidade, FilmmakerIQ está liderando a discussão sobre a produção cinematográfica entre os profissionais da indústria ativos e da comunidade de filme como um todo.”

Então eles estão tentando ajudar quem deseja fazer filme, em qualquer lugar do mundo. E para isso eles preparam essa lista com TED Talks. Essa lista contém as principais palestras com TED Talks do mundo e pode ser uma boa oportunidade para conhecer algumas coisas da produção de filmes.

Os principais TED Talks que você não pode perder!

tedtalk

Existem muitas coisas para se falar quando o assunto é cinema, fotografia e coisas relacionadas. Poderíamos ficar alguns dias inteiros conversando sobre esses assuntos e ainda assim não tocaríamos nem em dez por cento de tudo que envolve a arte e ciência de se fazer filmes. Por exemplo, podemos falar sobre cinematografia e como um instrumento tão prático como uma câmera pode ter possibilidades criativas tão grandes e diversas.

Poderíamos falar em como a tecnologia está intrinsecamente relacionada ao ato de fazer imagens, tanto na fotografia quanto no cinema. Há muitos temas para serem abordados, e com certeza seria bastante interessante passar ao menos alguns minutos dialogando sobre tópicos tão pertinentes ao nosso querido mundo cinematográfico.

E é exatamente isso que os TED Talks fornecem para a gente. Nesta lista meticulosamente feita pela equipe da FilmmakerIQ nós vemos um grupo de  grandes mentes dividindo com a gente todos os insights e descobertas que eles fizeram por conta próprio ou que alguém tenha alguma vez dividido com eles. É um prato cheio tanto para profissionais quanto para amadores, realmente tem alguma coisa para cada pessoa.

Nesta lista você verá grandes nomes da indústria cinematográfica como, por exemplo, J.J. Abrams, produtor e criador de algumas dos filmes e seriados de maior sucesso no mundo nos últimos anos. Ele fala especificamente de uma de suas paixões: mistério. Como podemos perceber por seu trabalho – afinal de contas ele criou Lost, uma das séries mais misteriosas dos últimos tempos – ele tem certo fascínio por questões confusas, pouco claras ou completamente obscuras. Por quase vinte minutos ele discorre sobre como criar, cultivar e trabalhar com mistério no processo de fazer um filme ou séries.

Há muitas outras palestras e não poderemos, infelizmente, falar de todas. Porém saiba de uma coisa, mesmo que a gente não possa passar dias escutando grandes nomes da indústria de cinema falar sobre a ciência e arte de produzir filmes, ao menos a gente tem os vinte minutos do TED Talk. E isso já muito bom.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.