Home»Dicas de Fotografia»11 dicas de fotografia de retrato para iniciantes

11 dicas de fotografia de retrato para iniciantes

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
10
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Iniciar na fotografia de retrato é o sonho de muitos fotógrafos. Isso porque se trata de um dos estilos mais famosos de fotografia e também mais ricos em detalhes.

No entanto, para capturar as pessoas adequadamente e adicionar emoção em seus disparos, é preciso fazer as escolhas certas. Mas não se preocupe!

Veja neste artigo 11 dicas de fotografia de retrato para iniciantes e descubra o que é mais importante nesse estilo fotográfico. Confira!

1. Ajustes da câmera

Primeiro trate de conhecer a sua câmera DSLR por inteiro. Existem muitos ajustes e detalhes nesse equipamento fotográfico. Dominá-los garante que você está utilizando todo o potencial da câmera para capturar lindos retratos.

Consulte o manual de sua câmera DSLR e teste todas as configurações. Faça testes com diferentes ajustes para conhecer o que funciona melhor também.

2. Encontre a melhor pose

A pose do modelo é um dos aspectos mais importantes na fotografia de retrato. Além de um padrão estético, ela ajuda a tranquilizar a pessoa a ser fotografada.

Por isso, selecione uma posição confortável para o seu modelo. Deste modo, ele se sentirá mais a vontade frente à câmera e as fotos ficaram mais naturais. Por outro lado, evite usar posturas que mostram o nervosismo do modelo ou não o deixe tão confortável.

3. Enriqueça a cena com acessórios

Quer deixar as pessoas ainda mais confortáveis? Adicione objetos e acessórios do convívio dos modelos e disfarce a presença da câmera.

Algumas vezes pode ser difícil relaxar frente à lente da câmera, mas se elas se sentirem em casa as coisas melhoram. Você pode adicionar brinquedos ao fotografar crianças, por exemplo. Ao verem seus objetos espalhados, os pequenos ficaram mais a vontade com a sua presença.

4. Experimente ângulos diferentes

A fotografia de retrato não diz respeito apenas à captura dos olhos ou rosto do modelo. Na verdade, existem diversas configurações desse estilo fotográfico. Cada ângulo tem um charme próprio e merece sua atenção.

Aborde diferentes posições com sua câmera, não tenha medo de arriscar e capture novas perspectivas. Essas imagens podem ser úteis mais tarde.

5. Crie um quadro para seus retratos

Enquadrar suas fotos de retratos é a melhor forma para centralizar o modelo na foto e direcionar os olhos do espectador na cena. Elementos comuns e naturais da cena podem e devem ser usados para causar esse efeito.

Experimente capturar um retrato a partir de uma janela ou qualquer outra forma geométrica. Veja como sua fotografia de retrato fica mais profissional e objetiva. Experimente!

6. Fique atento ao ambiente e roupas
dicas de fotografia de retrato para iniciantes

Que tal ficar de olho nos pequenos detalhes? O ambiente e as roupas do modelo também fazem parte de sua composição fotográfica. Por isso, garanta que está tudo certo com esses aspectos na fotografia de retrato.

Opte por ambientes bonitos e diferenciados e, sempre que possível, peça ao modelo para trocar de roupa várias vezes. Isso lhe dá uma variedade de retratos maior e mais possibilidades de agradar os espectadores ou clientes.

7. Dê uma atenção especial às crianças

As crianças são especiais e, na maioria das vezes, representam grandes oportunidades na fotografia de retrato. Elas geralmente são mais espontâneas que os adultos e um pouco mais fáceis de lidar.

Por outro lado, possuem dificuldade em parar por algum tempo. Cogite adicionar os pais nas fotografias de crianças e envolvê-los em brincadeiras, jogos e coisas do tipo. Ao entreter os pequenos você tem mais liberdade para capturar os retratos.

8. Leve um ajudante com você

A fotografia de retrato, principalmente ao ar livre, exige muito jogo de cintura do fotógrafo e ajustes constantes em seu equipamento. Configurar a câmera adequadamente, movimentar o tripé e ajustar a iluminação externa são alguns exemplos.

Então, sempre que possível, leve um ajudante junto com você. Ele pode ser um fotógrafo também ou quem sabe um auxiliar. O ponto principal é que você terá um apoio para preparar o ambiente e compor as imagens.

9. Capriche nas edições de retratos

Dependendo do fotógrafo, a fotografia de retrato pode ficar sem graça ou ter muita magia. Tudo depende de sua criatividade ao capturar as fotos e também ao editá-las.

Procure criar perspectivas diferentes na edição e adicionar efeitos incríveis. Tire o olhar comum da fotografia de retrato e impressione as pessoas com uma abordagem criativa. Quase não existem limites no pós-processamento para tornar suas ideias reais, então aproveite!

10. Comunique-se com os clientes

Comunicação simples, direta e aberta é o segredo. Em algumas circunstâncias você vai contar com modelos experientes, outras, vai capturar pessoas sem nenhuma intimidade com a fotografia de retrato.

De qualquer forma, busque ser compreendido pelas pessoas e responda a todas as dúvidas delas. Você não precisa falar dos aspectos técnicos da fotografia, mas pode incluir os modelos na captura e deixá-los mais a vontade.

Um exemplo é mostrar as fotos para eles e incluí-los na escolha dos retratos para o álbum da família. Assim as pessoas ficam mais confortáveis com a situação e depositam mais confiança em você.

11. Continue aprendendo, sempre!
dicas de fotografia de retrato para iniciantes

Como qualquer outro estilo, a fotografia de retrato muda muito e vive em plena expansão. Por causa disso, você precisa continuar disposto a aprender e progredir em seu trabalho.

Acompanhe os melhores fotógrafos de retrato do mundo, leia blogs de fotografia frequentemente, faça cursos ou workshops e assim por diante. Nunca pare de aprender e aperfeiçoar suas técnicas, combinado?

Também aproveite da prática para melhorar o seu trabalho sempre. Testar diferentes técnicas, capturar diversas imagens e nunca parar, é um bom caminho para atingir a perfeição. Não custa tentar, não é mesmo?

Com o tempo a sua fotografia de retrato ficará cada vez melhor e seu trabalho será bem visto por galerias ou clientes, dependendo de sua forma de atuação.

Agora comece a verificar a lista acima e veja em quais itens ainda pode melhorar. Para continuar aprendendo, no entanto, acompanhe o nosso blog no Facebook. Receba conteúdos fresquinhos sobre fotografia de retrato, e outros estilos fotográficos, diretamente em seu perfil.

Post anterior

Fotógrafo com 30 anos de profissão tem acervo roubado no RJ

Próximo post

Fotógrafo cria workshop colaborativo, itinerante e em meio a natureza

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania