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Quatro filmes essenciais independentes de animação

Com as férias chegando várias animações aparecem nas telas, tanto grande quanto pequena. A maioria das animações que chegam aos grandes públicos são de grandes estúdios, mas há cinema independente ...

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Quatro filmes essenciais independentes de animação

Com as férias chegando várias animações aparecem nas telas, tanto grande quanto pequena. A maioria das animações que chegam aos grandes públicos são de grandes estúdios, mas há cinema independente ...

Com as férias chegando várias animações aparecem nas telas, tanto grande quanto pequena. A maioria das animações que chegam aos grandes públicos são de grandes estúdios, mas há cinema independente também e aqui vamos fazer uma pequena homenagem com 4 filmes de animação independente.

 

Animação essencial e viva

“As Bicicletas de Belleville” (Sylvain Chomet, 2003)

A obra-prima de Sylvain Chomet foi uma animação feita como co-produção internacional entre França, Reino Unido, Bélgica e Canadá, e cada cultura recebe seu quinhão de respeito nesta aventura maravilhosamente texturizada sobre a busca de mulheres idosas em encontrar seu neto sequestrado com a ajuda de seu cão leal e três cantores de music hall que ela encontra na cidade surreal de Belleville. Acontecimentos estranhos abundam a torto e direito no filme e cria a sua própria linguagem única e universal, substituindo a maioria dos diálogos com música e mímica. O resultado é uma aventura animada flutuante que deve muito ao ritmo frenético de Buster Keaton e o pathos de Charlie Chaplin, animado como um desenho da manhã de um sábado dourado. Não é de admirar que era uma promessa em Cannes e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

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“Shaun the Sheep – O Filme” (Richard Starzak e Mark Burton, 2015)

Depois de estrelar em 130 episódios de sua própria animação na televisão, Shaun the Sheep deu um salto bem-sucedido e esperto para a tela grande no início deste ano, mesmo que a sua bilheteria não tenha combinado com as aclamadas recepções críticas. Nesta aventura louca, Shaun e seu rebanho vão para a cidade grande para resgatar seu amado fazendeiro, e o talento da Aardman Animation para a narrativa visual nunca esteve tão forte. Fazendo uso generoso de referências culturais pop, incluindo referências tão variadas como “Taxi Driver”, The Beatles e Hannibal Lecter, o filme também se beneficia com os rostos infinitamente maleável de seus personagens e as piadas inventivas que continuamente brincam com a paisagem para contar um conto terrivelmente bonito do filme. Com apenas 85 minutos, o filme agradavelmente voa; ele é quente, engraçado e reafirma o valor de recursos visuais de alta qualidade e atenção aos detalhes.

“Persépolis” (Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud de 2007)

Partes iguais hilariante e comovente, “Persepolis” pinta um retrato inesquecível de uma mulher forte, criativa, independente em face da repressão. Baseado na novela gráfica aclamada de Marjane Satrapi de mesmo nome, “Persepolis” é, em muitos aspectos, uma tradicional história de rito de passagem definido contra o contexto extremo de uma sociedade socialmente e politicamente opressiva. A autobiografia feita em animação do espírito de Satrapi narra a vida de seu eu mais jovem crescendo em Teerã durante o rescaldo da revolução iraniana. Enquanto “Persepolis” é, sem dúvida, um filme explicitamente político, este é acessível e emprestou grandes doses de humor através do seu design gráfico inteligente e vivo.

“Sita Sings the Blues” (Nina Paley, 2008)

Uma festa visual e uma reconciliação filosófica da música, da dança e da cultura, “Sita Sings the Blues” vê a artista americana Nina Paley adaptar e explorar o Ramayana, o poema épico sânscrito que representa uma das duas grandes obras da literatura indiana. Paley não apenas traz a história do poema à vida – ela usa o estilo de pinturas Rajput para recriar a viagem de Rama, um príncipe exilado, e Sita, sua esposa sequestrada – ela comenta sobre isso, incorporando três tópicos diferentes da história. Em um apresenta um coro grego na forma de três bonecos de circo que discutem suas impressões sobre o texto, enquanto outro faz  uma ressonância da história, atualizando os eventos para uma linha do tempo contemporâneo e utilizando modernas computação gráficas. O segmento final, usa gráficos de vetor animados para criar performances musicais de Sita, que modificam o texto original, dando-lhe mais auto-expressão e auto-suficiência. Ao colocar o poder nas mãos de Sita e fornecendo sua própria ruminação sobre a história, Paley transforma “Sita Sings the Blues” em uma redefinição radical de uma obra sagrada. É tão impressionante quanto é engenhosa.

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Lucas Couto

Sou produtor de filmes independente e economista, com interesses em estudar a economia criativa e tudo que ela pode oferecer.


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