5 Dicas para arrasar com suas fotos na neve

0 1.007

Está pensando em partir para suas férias de inverno e aproveitar para fotografar? Excelente escolha. Fotografar no inverno traz muitas oportunidades para nós, fotógrafos.

Você tem em mãos uma grande chance de diversificar o seu portfólio, colocar seus conhecimentos a prova em um lugar completamente diferente e ainda fazer imagens incríveis durante o passeio.

Contudo, para que tudo corra bem, é preciso tomar alguns cuidados básicos com o seu bem-estar, seus equipamentos e também com as escolhas que irá fazer.

Veja neste post 5 dicas indispensáveis para quem deseja capturar fotos na neve e conte com imagens de tirar o fôlego. Acompanhe esses conselhos e torne a sua viagem de inverno ainda mais proveitosa e especial. Confira!

1. Proteja-se do frio!

O primeiro ponto é se proteger do frio e procurar ficar o mais confortável possível. Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas se não estiver acostumado com as condições rigorosas do inverno, é bem capaz que subestime esse ponto.

Compre roupas adequadas para o frio extremo, dê preferência àquelas usadas por esportistas. Vista as roupas em camadas, de modo que o tecido que ficará em contato direto com a pele esteja o mais quente possível.

Não esqueça também de proteger as áreas mais sensíveis e que costumam ficar muito expostas nessas condições, a exemplo das mãos e do pescoço. Proteja-as para evitar perder a sensibilidade, no caso das mãos, e acabar derrubando a câmera por acidente.

É importante zelar por sua segurança e bem-estar nessas condições extremas, então só saia para fotografar na neve quando estiver realmente preparado. Além disso, caso não conheça a região, contrate um guia experiente para acompanha-lo e evitar imprevistos.

2. Cuidado com a sua câmera digital
5 Dicas para arrasar com suas fotos na neve

A sua câmera também merece uma atenção especial no caso de fotografar no inverno, especialmente quando há chuva ou neve no local. O mau tempo pode gerar umidade no interior do equipamento ou até o choque térmico, por isso todo cuidado é pouco.

Mantenha a sua câmera protegida com uma capa de chuva quando estiver nevando, mesmo que pareça ser pouca neve. Ao guardá-la em sua bolsa, procure colocar um Saquinho de sílica junto para remover a umidade da embalagem.

Quando for expor o equipamento a neve ou frio extremo, evite causar o choque térmico na câmera. Para isso vá acostumando o equipamento aos poucos com a temperatura baixa: primeiro tire de dentro da bolsa e deixe ao ar livre por algum tempo, depois leve-a para fora para fazer as imagens e assim por diante.

Evite também ficar guardando a câmera a toda hora na bolsa ou entrando e saindo de lugares internos. Isso pode causar a condensação no equipamento pela variação da temperatura, que nada mais é que o vapor (como aquele que sai de nossa boca ao falarmos no frio) se transformando em água e umidade. Tenha muito cuidado!

3. Fotografe em modo manual

A cor branca extrema da neve pode confundir as medições da sua câmera no modo automático. Ela pode deixar a imagem sobreposta por causa disso, ou ainda remover completamente as características da paisagem e os detalhes da cena.

Portanto, use a câmera no modo manual para ter controle absoluto sobre a composição. Vá testando a exposição, o balanço de branco, a velocidade do obturador e a abertura. Faça testes até encontrar o ajuste que fica de acordo com o que você deseja.

Não dá para falar em ajustes e configurações ideais nesse tipo de fotografia, pois existem muitas variáveis nesse ambiente. Sendo assim, o que funciona para um fotógrafo hoje pode ficar um completo desastre para outro amanhã. Então, procure os seus próprios ajustes favoritos!

Entretanto, tenha em mente que vai precisar dominar a configuração manual da sua câmera e entender, pelo menos um pouco, sobre como esses botões funcionam.

4. Use filtros de densidade
5 Dicas para arrasar com suas fotos na neve

Os filtros de densidade neutra e polarizadores são ótimos aliados na hora de registrar fotos na neve. Esses acessórios ajudam a minimizar o branco da neve, realçar ou diminuir as sombras, além de ajudarem a usar a dupla exposição em uma mesma foto.

Outras utilizações comuns dos filtros são para escurecer o céu, dar mais definição às nuvens, adicionar mais saturação a cena, etc. Como se vê, são aliados incríveis do fotógrafo não só nas fotos na neve como em outros estilos fotográficos.

Logo, os filtros são acessórios indispensáveis em sua bolsa de fotógrafo. Portanto, não esqueça de comprá-los antes de partir para sua aventura gelada e colocá-los em sua mala de viagens. Lembre-se também de levar mais de um filtro, para o caso de algum imprevisto acontecer pelo caminho.

5. Leve baterias reservas

A bateria de sua câmera tende a descarregar mais rápido em ambientes gelados. A regra geral é que quanto menor a temperatura, mais rápido a bateria perde energia.

Pensando nisso você não quer correr o risco de ficar sem bateria e perder fotos incríveis, não é mesmo? Então, adicione algumas baterias extras a sua sacola de equipamentos fotográficos e fique prevenido em relação a isso.

Para evitar que as baterias extras descarreguem, procure guardá-las em locais mais quentes. Você pode colocar dentro de suas roupas, por exemplo, próximas ao corpo para que se mantenham aquecidas e protegidas do frio.

Se estiver acampando em um local com neve você também pode deixá-las na barraca, próximas ao fogo. Entretanto tenha em mente que elas não devem ficar muito longes de você, de modo que possa usá-las sempre que necessário. Além disso, não custa reforçar para não aproximar muito do fogo, pois pode danificar as baterias ou até causar incêndios.

Agora que você viu as principais dicas para arrasar com suas fotos de neve, chegou a hora de embarcar nessa aventura e capturar excelentes imagens. Aplique tudo o que aprendeu aqui, assim as suas chances de sucesso serão muito maiores.

Você já fez algumas fotos na neve e gostaria de compartilhar suas experiências com a gente? Deixe o seu comentário abaixo e interaja com outros fotógrafos, essa é troca é muito bem-vinda.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.