5 filmes sobre fotografia para te inspirar na hora de fotografar

0 979

São vários os filmes sobre fotografia, já que o cinema é uma arte importante para o nosso desenvolvimento sociocultural, ele nos permite ver a realidade com mais clareza, nos ajuda a descobrir mais sobre os nossos sentimentos e sobre as nossas emoções. Assim como a fotografia, os filmes nos auxiliam a nos localizarmos no meio em que vivemos, como também, nos permite refletir sobre o nosso passado, presente e futuro. Além, é claro, nos dá ânimo e criatividade para realizarmos as inúmeras tarefas e passatempos do cotidiano. Pensando nisso, separamos cinco filmes sobre fotografia. São eles:

JANELA INDISCRETA (1958 – EUA)

filmes-sobre-fotografia-1

Não poderíamos começar essa lista sem um dos maiores clássicos dele, o inglês Alfred Hitchcock, um dos melhores cineastas de todos os tempos. Nesta película, acompanhamos a história de Jeffries, um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o faz suspeitar da ocorrência de um assassinato. O suspense traz ângulos inusitados, é uma lição de boa para os amantes do cinema e da fotografia.

Elenco principal: Grace Kelly, James Stuwart, Wendell Corey.

FOTÓGRAFOS DE GUERRA (2001 – SUIÇA)

filmes-sobre-fotografia-2

Com direção assinada pelo cineasta e produtor sueco, Christian Frei, o documentário conta a história de um renomado fotógrafo de guerra que presenciou conflitos no mundo todo  nas últimas duas décadas. Sua produção não se restringe ao combate, mas aborda também questões sociais importantes, como a miséria e a violência. O documentário explora suas motivações, medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que faz a fotografia. O filme foi produzido em 5 países diferentes e foi indicado como melhor documentário no Oscar de 2002.

HENRI CARTIER BRESSON: THE IMPASSIONED EYE  (2003 – ALEMANHA)

filmes-sobre-fotografia-3

Neste outro documentário, o jornalista Heinz Bütler entrevista um dos mais importantes e influentes fotógrafos do mundo, Henri Cartier-Bresson, que faleceu um ano após a produção do filme, é outro que se encaixa em filmes sobre fotografia.  Cartier-Bresson conta observações sobre a profissão, mas principalmente sobre seu modo peculiar de ver a vida e os momentos efêmeros que passam diante de suas lentes. Há também alguns depoimentos especiais como de Isabelle Huppert, Arthur Miller, e Josef Koudelka. Momentos memoráveis do fotógrafo são relembrados, como sua viagem ao Mèxico na década de trinta, os momentos que passou com Mahatma Gandhi  antes de ser assassinado, e como se tornou um grande fotógrafo.

CLOSER (2005 – EUA)

Dirigido pelo americano Mike Nichols, é um filme que também nos faz pensar sobre  relacionamentos. Com um elenco de peso, a história debruça-se em dois casais que têm suas vidas entrelaçadas. Uma das principais personagens é Anna, interpretada por Júlia Roberts, que é uma fotógrafa bem sucedida e casada que se apaixona por um aspirante a escritor que trabalha no obituário de um jornal. O triângulo amoroso ainda conta com uma stripper, que entra na vida deles de forma inusitada. O filme recebeu duas indicações ao Oscar em 2005.

Elenco principal: Júlia Roberts, Clive Owen, Natalie Portman e Jude Law.

A FOTOGRAFIA OCULTA DE VIVIAN MAYER (2013 – EUA)

filmes-sobre-fotografia-5

Como direção de John Maloof e Charlie Siskel, o documentário conta a história de uma das mais celebradas fotógrafas de rua dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira trabalhando como  babá, sem marido e sem filhos em Chicago. O reconhecimento só veio após a sua morte, graças a descoberta de um verdadeiro tesouro  escondido no apartamento em que Vivian morou: mais de 100 mil retratos de pessoas e do dia a dia estadunidense.

Esses foram os 5 cinco filmes sobre fotografia para te inspirar. E aí, tá esperando o que para sair e fotografar?

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.