6 coisas a considerar antes de começar na fotografia de aviação

0 657

A fotografia de aviação não é tão famosa como outros estilos fotográficos, mas tem o seu lugar no mundo fotográfico também. Usada na confecção de books das companhias aéreas e no marketing também, é uma oportunidade incrível para fotógrafos em início de carreira.

Se você ainda não escolheu o seu estilo fotográfico e sempre adorou aviões, tem grandes chances de se identificar com o trabalho.

Mas antes de começar na fotografia de aviação, fique atento!

Veja neste artigo algumas dicas para melhorar os seus resultados e começar com o pé direito. Acompanhe as melhores dicas e seja o melhor fotógrafo de aeronaves que puder!

1. Visite os lugares certos

Fotografar aeronaves não é uma coisa que pode ser feita todos os dias e em qualquer lugar. Mesmo que você se sente em sua sacada a espera de um avião ele pode nunca aparecer, a menos que você more perto de um aeroporto.

Sendo assim, é preciso conhecer os lugares corretos e propícios para a captura dessas imagens. Os mais comuns são aeroportos, shows aeronáuticos, plataformas de estacionamento, etc.

Nesses lugares há uma riqueza de aviões para serem registrados e você pode se divertir muito. Nos shows aéreos, por exemplo, é possível capturar esses gigantes em movimento e dar muito significado à fotografia de aviação.

Por isso, pesquise por áreas como essas próximas de sua residência, ou museus de aeronaves que pode visitar em uma viagem. É uma ótima escolha para colecionar grandes fotos de aeronaves e criar um álbum realmente espetacular.

2. Respeite as regras

Os lugares citados acima, geralmente, possuem suas próprias regras de etiqueta e convivência.

Os aeroportos, por exemplo, passam por verificações constantes e talvez seja necessária uma permissão para fotografar. Sendo assim, fique dentro das regras e leve um documento de identificação junto, sempre.

Procure se informar sobre as regras do lugar e esteja preparado para atender a todas elas. Não deixe que aspectos legais, ou mancadas, estraguem sua fotografia de aviação.

Pesquise sobre os regulamentos, informe-se e peça permissão para as filmagens. Algumas vezes, você pode conseguir parcerias com as empresas de aviação ou até mesmo com o aeroporto. Eles podem usar algumas de suas fotos no site, portfólio ou peças de marketing da companhia.

3. Capture os detalhes
6 coisas a considerar antes de começar na fotografia de aviação

Quando puder chegar perto das aeronaves foque nos detalhes.

Isso pode ser difícil para um avião em pleno voo, mas em uma plataforma de estacionamento tudo fica mais fácil. A aeronave estará parada e o acesso mais fácil. Então foque nos detalhes, como asas, turbinas, trens de pouso e etc.

A fotografia de aviação tem várias imagens demonstrando a imponência das aeronaves. Porém, poucas fotografias focam nos detalhes desses gigantes.

Despertar a atenção do espectador de sua fotografia de aviação para os detalhes é uma ótima forma de criar fotos inéditas e muito chamativas. Foque sua atenção nas coisas que passam despercebidas ou invisíveis a olho nu.

4. Experimente diferentes ângulos

A maioria das fotos de aeronaves por aí foca na captura lateral ou em aviões em voo. São tantas imagens com essa perspectiva que chega a enjoar. Que tal ir além em sua fotografia de aviação?

Experimente diferentes ângulos e perspectivas. Ajoelhe-se e faça uma captura de baixo, posicione-se em plataformas para fazer o registro, ou seja, inove.

Conheça as diferentes opções para registrar uma aeronave e experimente todas. Assim você conhecerá a perspectiva que mais lhe agrada e que dá uma assinatura para suas imagens.

Não fique preso ao que todo mundo faz. Busque algo inédito e com a sua cara para dar mais personalidade ao seu trabalho.

Isso não quer dizer que você não pode se inspirar em outros profissionais, mas procure criar um olhar único para sua fotografia de aviação.

5. Saia do óbvio!

O que é mais comum em fotografia de aviação: aeronaves, lógico. Mas suas fotos não precisam mostrar apenas aviões. Lembre-se que existe todo um conceito que rodeia os aviões e dá vida a eles.

Aeroportos, pessoas, bagagens e muitos outros detalhes. Procure levar essa riqueza de informação para suas fotos também.

Mostre as pessoas embarcando ou desembarcando do avião, o despacho de bagagens, a pista, plataforma de estacionamento e por aí vai. Apresente em sua fotografia de aviação como acontece a vida nesse cenário.

Milhares de pessoas usam do transporte aéreo diariamente. A verdade, no entanto, é que raramente prestamos atenção nos pequenos detalhes. Que tal levar isso para sua fotografia de aviação?

Com certeza você vai despertar olhares curiosos e atentos para suas imagens. Saia do óbvio e dê vida para suas fotografias.

6. Não espere as condições perfeitas
6 coisas a considerar antes de começar na fotografia de aviação

Capturar aviões em pleno dia de sol é ótimo, com certeza. Você tem a melhor iluminação trabalhando a seu favor e não precisa alterar muito as configurações da sua câmera.

Porém, mesmo em dias nublados ou com neve você é capaz de conseguir fotos de aviação de tirar o fôlego. Esses contra tempos adicionam novas perspectivas para a cena e enriquecem o cenário.

Então, não desperdice a chance de tirar fotos inéditas e com novos significados na fotografia de aviação. Prepare-se para capturar essas imagens e impressione os seus espectadores e amantes da aviação.

Um dia chuvoso ou uma tempestade, por exemplo, mostram exatamente o que os aviões passam em pleno ar. Mesmo com toda a imponência desse meio de transporte, ele parece muito frágil com as investidas de raios e trovões.

Que tal explorar essas vulnerabilidades em sua fotografia de aviação? É uma ótima ideia, sem dúvida.

Aeronaves são temas perfeitos para a fotografia. Com certeza vale a pena explorar esses cenários e investir na fotografia de aviação.

Assim como em qualquer outra aplicação da fotografia, as aeronaves possuem um grande mercado para fotógrafos. A melhor parte é que a concorrência não é muito grande e o setor vem se expandindo gradativamente. Logo, aproveite a oportunidade para lançar sua carreira como fotógrafo de aviação.

Aplique essas dicas e comece hoje mesmo a trabalhar com esse estilo fotográfico. Invista em um novo olhar para suas fotos e explore ângulos diferenciados.

Tem dúvidas sobre fotografia de aviação ou quer adicionar conselhos? Deixe o seu comentário abaixo e enriqueça este conteúdo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.