9 Mentiras sobre Fotógrafos e Fotografia

1 519

Trabalhar com fotografia é sempre fácil e glamoroso. Não requer estudo, não requer prática e não leva tempo para o negócio pegar no tranco. Fotógrafos são ricos e cercados de pessoas bonitas e atenciosas. Criatividade é dom divino. Calma, calma, hoje é 1º de abril, dia da mentira. Que tal recontarmos algumas mentirinhas sobre a profissão fotógrafo? Que tal alimentarmos a utopia de que a fotografia é um mercado sempre maravilhoso e de que fotógrafos são os profissionais mais bem reconhecidos do universo? Não dizem que de tanto contar uma mentira a coisa se torna “realidade”? Vamos mentir que somos ricos e charmosos pra ver se acontece. Que tal?

aprender-fotografia-e-facil-e-rapido

Aprender fotografia é fácil e rápido. Não é preciso entender sobre iluminação, mercado, sociologia, filosofia, história da arte e tecnologia. Livros são um desperdício de tempo, especialmente livros específicos sobre a área. Cursos, workshops, leituras cansativas? Nada disso! A única regra é sentar na cadeira e gastar horas a fio conversando com amigos sobre banalidades. Se quem estuda fotografia tem tempo de sobra, por que não gastá-lo apenas com coisas prazerosas? Como disse a Kodak um dia, “aperte o botão que nós faremos o resto”.

fotografia-custa-barato

Fotografia custa barato. Aproveite o tempo livre e assista ao programa da tarde para esperar a promoção da câmera que custa menos que um cafezinho. Todo dia tem. Não invista em um equipamento fotográfico caríssimos, contente-se apenas com o simples, com a câmera que ao mesmo tempo é MP3 e MP4. Não pense em cursos, lentes, flashes, câmeras ou acessórios fotograficos . Qual o objetivo de dever até a alma em dez parcelas, não é mesmo?

trabalhar-com-fotografia-e-glamoroso

Trabalhar com fotografia é glamoroso. Qualquer fotógrafo vive cercado de modelos lindíssimas e uma equipe sempre disposta a trabalhar. Não há suor nem estresse antes dos ensaios. Backstages são sinônimos de paz! A preparação de um trabalho não demora dias, é só ligar para a modelo maravilhosa e ir para o estúdio fotografico. Ter o trabalho estampado em revistas e divulgado na internet é maravilhoso, especialmente porque sempre dão os devidos créditos. Carinhosamente, fotógrafos são apelidados de “divulgação”.

criatividade-e-um-dom

Criatividade é um dom. Já que a criatividade é um dom natural, o fotógrafo está isento de comprar revistas, de acessar sites de referências e estudar a direção de arte de filmes com o olho atento. As ideias incríveis sempre surgem na hora do ensaio, sem preparo algum. O Divino Espírito Santo vem e toma conta das mentes, cheio de genialidades, sussurrando ao ouvido “aquele ângulo ficará incrível, esta pose será maravilhosa, veja ali que luz fantástica”. Fotografia é só clicar.
Quem faz o tempo do fotógrafo é ele mesmo. Um trabalho não depende das condições do tempo, faça sol ou faça chuva. Ensaios externos são marcados apenas de segunda a sexta em horário comercial, porque a luz é boa das 9:00h às 18:00h. A equipe envolvida (maquiadores, cabeleireiros, estilistas e modelo) está submissa às decisões do fotógrafo, porque todos são contratados exclusivos e ninguém tem outros compromissos e trabalhos. O timing de horários entre os membros envolvidos é sempre indiscutível e perfeito!

Vida amorosa/sexual de fotógrafo é invejável. Todo fotógrafo profissional que zela pela reputação convida a modelo para um jantar particular em casa, dizendo que vai mostrar o resultado do ensaio. No fim da noite, só alguns beijinhos e algumas carícias não farão diferença. Ninguém vai saber.

a-vida-financeira-e-estavel

A vida financeira é estável. Como todo fotógrafo é convidado honrosamente todo mês por uma revista de moda que paga R$400,00 por página de um editorial, a vida financeira é fácil. A casa própria em um bairro residencial e o carro na garagem são conquistas rápidas. Nada de metrô, ônibus ou carona; nada de viver em kitnet ou dividir apartamento com outras pessoas. As contas estão sempre garantidas e há dinheiro de sobra para supérfluos, como compras de roupa com frequentes, festas todo fim de semana, almoços e jantares no shopping.

9 mentiras sobre fotografos e fotografia

Computador e internet são hobbies. Já que a vida está feita, não é preciso vender nem conquistar clientes. O tempo gasto na internet é destinado apenas para visitar sites de humor e redes sociais. Marketing online, responder e-mails de clientes, organizar o portfólio, contatar a equipe para confirmar um ensaio, editar trabalhos? Bobagem! Profissional que é profissional sempre tem funcionários disponíveis dentro e fora do horário de serviço.

A vida social é agitada. Como fotógrafos profissionais de verdade só fotografam conhecidos, a vida social está garantida. Os sábados são dias de ir para a festa com os amigos e os domingos reservados para um cineminha com alguém querido. Também sobra bastante tempo para visitar a família, para ligar para os amigos de outro estado e contar o que está acontecendo de interessante.

9 mentiras sobre fotografos e fotografia This image is protected by Copyright
9 mentiras sobre fotografos e fotografia
você pode gostar também
1 comentário
  1. […] imagens tiradas com esse recurso são de 1850, uma época em que, para chegar às fotos, os fotógrafos faziam manobras manuais com vários negativos de diferentes níveis de exposição de luz. Só […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.