Todo mundo já reparou quando se tira uma foto em Câmeras DSLR em que o objeto sai em foco completo e o fundo, por outro lado, desfocado. Nesses casos, geralmente, aparecem até mesmo pequenos círculos nas partes com mais iluminação. Pois saiba que isso pode ser tão intencional que possui até mesmo um nome: bokeh.
Desde já, saiba que o bokeh funciona melhor em lentes de câmeras com abertura maior. Ou seja, com maior captura de luz. Além disso, a sua forma também tem variáveis como círculos, e, às vezes, até em hexágonos.
Mas você sabia que você pode deixá-lo na forma que quiser? Pois fique aqui e você vai entender como!
Existe um pequeno e simples cálculo para se fazer. Mas, antes do cálculo, você vai precisar de algumas coisinhas. Obviamente, uma câmera digital, além de uma cartolina preta e um compasso para ter mais precisão na medida. Nesse exemplo, vou usar uma lente de 50mm com 1.4 de abertura.
A lente que usei para fazer tem uma medida do filtro de 58mm. Então, vou fazer um círculo na cartolina com o mesmo tamanho (medir o compasso para 29mm). Recorte o círculo feito com o compasso, o mais redondo possível. E é ai que entra o cálculo.
Você pega a distância focal da lente (50mm) e dividir pela abertura (f1.4). Então ficará assim:
Lente 50mm/f1.4 = 35,7
Isso significa que a forma do desenho no centro do círculo não pode ultrapassar de 35,7mm. Lembre-se que essa medida varia de lente para lente e reforçando que usei, como exemplo, uma 50mm com abertura 1.4.
É recomendado que essas formas bokeh sejam feitas com lentes de distância focal fixas, pois elas tem uma habitual taxa de abertura maior.
No exemplo da imagem a forma do bokeh é de coração, mas sua criatividade é o limite, desde que respeitadas as medidas.



