A forma Bokeh

eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Todo mundo já reparou quando se tira uma foto em câmeras DSLR em que o motivo sai muito bem focado e o fundo desfocado, geralmente aparecem pequenos círculos nas partes com mais iluminação, sim o efeito bokeh, é um dos efeitos mais bonitos e fáceis de se fazer.
O bokeh funciona melhor em lentes com abertura maior, que tem uma captura de luz maior, o bokeh geralmente sai em forma de círculos, e as vezes em hexágonos, mas você sabia que você pode deixa-lo na forma que quiser? Mas como fazer isso? Veremos abaixo.
Existe um pequeno e simples cálculo para se fazer, mas antes do cálculo você vai precisar de algumas coisinhas, obviamente uma câmera DSLR, além de uma cartolina preta e um compasso para ter mais precisão na medida, nesse exemplo vou usar uma lente de 50mm com 1.4 de abertura.
A lente que usei para fazer tem uma medida do filtro de 58mm, então vou fazer um círculo na cartolina com o mesmo tamanho (medir o compasso para 29mm). Recorte o círculo feito com o compasso, o mais redondo possível. É ai que entra o cálculo, Você pega a distância focal da lente (50mm) e dividir pela abertura (f1.4), então ficará assim:

Lente 50mm/f1.4 = 35,7

Isso significa que a forma do desenho no centro do círculo não pode ultrapassar de 35,7mm, lembre-se que essa medida varia de lente para lente, reforçando que usei como exemplo uma 50mm com abertura 1.4.

Bokeh
É recomendado que essas formas bokeh sejam feitas com lentes de distância focal fixas, pois tem abertura maior que faz entrar mais luz, e consequentemente faz o bokeh existir.

No exemplo da imagem a forma do bokeh é de coração, mas sua criatividade é o limite, desde que respeitado as medidas. Veja abaixo como ficou o layout resumido e também o resultado:

exemplo

25744371226_6370cb6ef7_k

Post anterior

Dicas para fotografia de aventura

Próximo post

Os caminhos da fotografia digital: conheça a história e as promessas dessa tecnologia revolucionária