Início » Artigos de Foto e Vídeo » A importância de diferenciar edição e retoque na fotografia

Artigos de Foto e Vídeo

A importância de diferenciar edição e retoque na fotografia

Fazer bons cliques sempre será o recurso mais importante dentro do processo fotográfico. Independente de qual seja a sua área de preferência ou mesmo se você o faz como hobby ou atividade de cunho profissional. ...

a-importancia-de-diferenciar-edicao-e-retoque-na-fotografia-blog-emania-capa

Fazer bons cliques sempre será o recurso mais importante dentro do processo fotográfico. Independente de qual seja a sua área de preferência ou mesmo se você o faz como hobby ou atividade de cunho profissional. Porém, se ajustes precisarem ser feitos (ou se você é um curioso da arte), palavras como edição e retoque se tornam frequentes no vocabulário. Algo que, apesar de apresentarem notória semelhança, não significam necessariamente a mesma coisa.

Deste modo, diante das especificidades que existem dentro da fotografia, compreender com propriedade essa diferença é um excelente recurso.

O que é edição fotográfica?

Quando falamos no processo de edição fotográfica, um paralelo interessante é pensar na sua imagem como a grande reforma de uma casa. No momento de projetar a reforma, é normal a necessidade de obras mais complexas como quebrar, levantar ou pintar paredes, mudar pisos, azulejos etc.

Na comparação com a edição fotográfica, o processo é o mesmo, já que ela se trata de mexer na iluminação geral, cores de elementos com grande presença, saturação geral etc.

a-importancia-de-diferenciar-edicao-e-retoque-na-fotografia-blog-emania-interna
Zulfugar Karimov/Unsplash

O que é retoque fotográfico?

Voltando ao paralelo da reforma, depois que as grandes obras foram feitas, sempre existem detalhes que podem atender questões estéticas ou mesmo funcionais. Maçanetas mais firmes, um material de vedação mais flexível, detalhes na pintura do cômodo favorito…

No olhar para o conceito de retoque fotográfico, o significado é justamente de fazer ajustes mais finos, específicos na sua imagem. Como, por exemplo, tirar rugas de um modelo, diminuir ou aumentar a luminosidade em um trecho, mudar a cor apenas de um pequeno elemento no cenário etc.

Ponto MUITO relevante!

Não existe, necessariamente, uma regra pré-determinada em conceitos artísticos que o obrigue a passar por ambos os processos de edição e retoque fotográfico.

De novo usando o exemplo da reforma de uma casa, é possível começar pelos ajustes mínimos e estar satisfeito com eles assim como obras grandes podem ser aquilo que lhe atende no momento. Por isso, torna-se ainda mais importante ter em mente o que cada um pode te entregar.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados