A vida, história e fotografias do lendário pacificador Mahatma Gandhi

1 629

A procura pela paz parece ser uma das buscas mais antigas e constante da raça humana. Em determinado momento da história, até mesmo as grandes guerras mundiais tinham como um de seus objetivos, por mais absurdo que possa soar, o estabelecimento da paz. Por meios completamente diferentes e muito mais nobres, esse sempre foi o ideal do lendário pacificador e ativista indiano Mahatma Gandhi, nascido justamente em um 2 de outubro, no ano de 1869, na cidade de Porbandar.

A vida, história e fotografias do lendário pacificador Mahatma Gandhi
Foto: Reprodução/HitFull

Tamanho foi o seu impacto no trabalho de disseminação de uma filosofia onde a paz e o diálogo sempre eram as melhores ferramentas de resolução das mais diversas situações que esse dia é conhecido atualmente como o Dia Internacional da Não-Violência.

Filho de um funcionário público, Gandhi (o qual você vê em diversas fotografias) decidiu se dedicar ao Direito e, depois de formado, aos 19 anos decidiu partir para a África do Sul por melhores oportunidades. Foram justamente suas ações nesse país em proteção aos hindus mais pobres que trabalhavam na região que fortaleceram sua imagem de ativista que não admitia qualquer atitude de violência ou conflito armado.

A vida, história e fotografias do lendário pacificador Mahatma Gandhi
Foto: Reprodução/HitFull

Na Índia, chegou a ser preso três vezes, todas elas em função de greves organizadas por ele visando, principalmente, com que o território indiano se tornasse independente da Grã-Bretanha, colonizadores da região. Além das greves trabalhistas, Mahatma Gandhi também protestava fazendo longos período de jejum, forçando autoridades e mesmo povos de ideologias opostas a temerem por sua vida, algo que seria negativo para a causa ou os interesses de qualquer lado que fosse.

A vida, história e fotografias do lendário pacificador Mahatma Gandhi

Infelizmente, em 30 de janeiro no ano de 1948, Gandhi foi assassinado no jardim de sua residência com cinco tiros enquanto estava sendo feita uma reunião de orações. Até mesmo por isso, algumas pessoas e entidades consideram o dia 30 do primeiro mês do ano como outro Dia Internacional da Não-Violência.

você pode gostar também
1 comentário
  1. A vida, história e fotografias do lendário pacificador Mahatma Gandhi | fotografia

    […] A procura pela paz parece ser uma das buscas mais antigas e constante da raça humana. Em determinado momento da história, até mesmo as grandes guerras mundiais tinham como um de seus objetivos, por mais absurdo que possa soar, o estabelecimento da paz. Por meios completamente diferentes e muito mais nobres, esse sempre foi o ideal do lendário pacificador e ativista indiano Mahatma Gandhi, nascido justamente em um 2 de outubro, no ano de 1869, na cidade de Porbandar.Foto: Reprodução/HitFullTamanho foi o seu impacto no trabalho de disseminação de uma filosofia onde a paz e o diálogo sempre eram as Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.