5 armadilhas fotográficas para se evitar

0 580

Fotografar é fácil, mas ser um fotógrafo é uma proposta completamente diferente. Independente se o seu objetivo é ser profissional, ou fotografar por hobby, existem alguns momentos nessa jornada que todos encontram uma armadilha fotográfica que ninguém avisou que viria. Por isso, vamos listar cinco dessas armadilhas para você já se preparar.

Armadilha fotográfica nº 1: ser uma máquina

Se tornar um fotógrafo profissional é um dos pontos altos na jornada de um amanda da fotografia. Afinal, ser pago para fazer algo que se ama é o sonho de todo mundo. Porém, há um problema quando você se torna um fotógrafo profissional: você vai, inevitavelmente, encarar isso como um trabalho.

Você vai saber quais tipos de fotos agradam o seu editor e o seu cliente e vão reproduzi-las para conseguir vender – como se fosse uma máquina. Porém, nunca se esqueça que uma das coisas mais lindas do mundo da fotografia é você poder ser criativo.

Nunca deixe esse ritmo profissional fazer com que suas imagens saiam sempre iguais.

Armadilha fotográfica nº 2: perder o brilho

Você se lembra quando começou a fotografar? Aposto que você se sentia empolgado e fotografava imagens lindas do mundo. E você fazia isso com gosto: não se importava em acordar cedo, ficar horas procurando a luz e a cena certa, não é? Porém, quando você começa a fotografar profissionalmente, essa vontade some. Você começa a enxergar isso como uma obrigação e essa falta de vontade, é claro, se revela em suas imagens, as fazendo perder o brilho.

Muitas vezes, quando você avança como fotógrafo, você esquece o que te fazia amar esse ofício, pois fica preso nas obrigações da profissão. Porém, você sempre pode recuperar esse brilho. Tudo o que você precisa fazer é redescobrir o que te fazia ter vontade de sair e fotografar.

kd-2015-6

Armadilha fotográfica nº 3: Preguiça

Como qualquer outro trabalho, você vai acordar em alguns dias completamente sem energia de sair de casa e fazer qualquer coisa que seja preciso para capturar uma imagem digna. E tudo bem ter dias assim, afinal, todo mundo precisa de um dia de folga. Mas existe uma diferença entre ter um dia de folga e s tornar preguiçoso.

Ótimos fotógrafos precisam se esforçar bastante. E se você for preguiçoso, isso geralmente vai ser refletido no seu trabalho.

Então, avalie se o que você precisa é apenas uma folga da fotografia e da pressão que vem com ela. Se sim, essa folga não precisa ser de muito tempo. Alguns dias apenas costumam ser o suficiente para reenergizar e retomar o foco novamente.

Armadilha fotográfica nº4: Problemas financeiros

Independente se a fotografia é a sua profissão no momento, ou se você quer que ela seja, o dinheiro vai ser um problema algumas vezes. A armadilha fotográfica é que a indústria da fotografia é completamente competitiva.

Se você for um fotógrafo freelancer, por exemplo, é bem provável que você tenha que bancar todo o seu equipamento fotográfico, além do marketing e da propaganda do seu trabalho. Muitas vezes, esses custos fazem com que você fique sem dinheiro para se bancar.

O importante disso tudo é que você esteja completamente consciente do negócio em que você entrou. Como qualquer outro negócio, você precisa criar uma estratégia de longo prazo para conseguir sobreviver e aproveitar o máximo de cada real que ganhar.

armadilhas fotográficas

Armadilha fotográfica nº 5: apreço pela câmera

Todos os fotógrafos são inseparáveis de suas câmeras. Elas geralmente são a extensão do corpo deles, mas apesar disso ser ótimo em algumas situações, pode ser também uma armadilha fotográfica. É ótimo porque não há nada pior do que perder uma grande oportunidade de foto só porque você não está com a sua câmera em mãos. Mas é ruim porque você pode perder oportunidades de curtir a vida, pois só fica preocupado em encontrar oportunidades para capturar tudo o que vê na frente com a sua câmera. É essencial saber equilibrar isso.

kd-2015-3

Não há dúvidas de que a fotografia é um ótimo hobby, ou profissão para se dedicar, mas depois de um tempo, você precisa encontrar maneiras de se motivar e se inspirar, pois as armadilhas fotográficas vão aparecer.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.