Assistente de Fotógrafo: Por que ser um?

1 1.054

Para quem acabou de sair da faculdade de fotografia, ou de um curso, vem as dúvidas: devo ser um assistente de fotógrafo ou não? Quais as vantagens de trabalhar dessa forma e o que ganho com isso?

A profissão de assistente não é muito bem vista pela maioria das pessoas. Ela é semelhante ao estagiário de outras ocupações.Logo que ouvimos esse nome pensamos em alguém responsável pelo cafezinho, pela limpeza do escritório e aquele que faz o trabalho mais pesado e difícil.

Não podemos negar que tem um pouco de verdade nisso, aliás, muita verdade. Realmente os assistentes ralam bastante e fazem aqueles serviços que o fotógrafo profissional não quer fazer, seja por falta de tempo ou gosto.

Mas, o fato é que em tudo na vida podemos ganhar algo e ser um assistente de fotógrafo não poderia ser diferente.

Veja neste postos motivos para trabalhar como assistente fotográfico e os ganhos que você pode ter com essa aventura. Conheça os pontos positivos dessa ocupação e entenda porque começar por aí em sua carreira. Confira!

Ganhar experiência

O primeiro ponto é ganhar experiência, sem dúvida. Você acabou de se formar e nunca trabalhou na área, como consequência ninguém lhe dá uma chance para o primeiro emprego. É sempre aquela mesma história: “precisa ter experiência para trabalhar com a gente, não pode começar do zero”. O problema é que ninguém dá vez para o novato, não é?

Assistente de Fotógrafo: Por que ser um?

O trabalho como assistente, mesmo pró bono,pode ajudar a ganhar experiência e acabar de vez com esse problema. Se você passar um ano em um estúdio e fizer um bom trabalho, não só terá experiência comprovada como possivelmente uma recomendação. Algo que pode abrir muitas portas no futuro e facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Mesmo para quem pretende trabalhar por conta própria a experiência é importante. Mostrar para o primeiro cliente de onde venho sua experiência e conhecimentos pode ser uma ótima forma de quebrar objeções e fazê-lo fechar o contrato com você.

Fazer Networking

Trabalhar como assistente de fotógrafo é a maneira mais rápida de entrar no mercado e começar a aparecer. Você vai acompanhar o fotógrafo em eventos, comemorações, jobse entre outros locais.

Em todos esses locais você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amizades, trocar dados de contato e por aí  vai. A melhor parte é que entre essa multidão de pessoas pode estar o seu próximo chefe, ou aquela pessoa que vai lhe dar uma força para conseguir o próximo trabalho.

É claro que você não vai deixar de cumprir com suas obrigações como assistente, mas fique a vontade para usar as horas vagas e interagir com as outras pessoas. Essa regra também vale para a interação entre assistentes, pois é comum que esses profissionais indiquem uns aos outros quando surge a oportunidade.

No começo você vai ser visto como o “assistente do fotógrafo X”, mas muito em breve essa percepção pode mudar. Especialmente se você fizer o seu trabalho bem feito, for pro ativo, dedicado e louco por novos aprendizados. Logo o seu talento poderá ser notado e uma oportunidade surgir de onde você menos espera.

Aprender técnicas novas

Assistente de Fotógrafo

No início de qualquer carreira é muito difícil aprender tudo o que precisamos logo de cara, com a fotografia não é diferente.Existem tantas técnicas, macetes, regras e exceções que fica complicado aprender tudo sozinho.

Ao se tornar um assistente de fotógrafo você tem a oportunidade de ver na prática as técnicas em funcionamento e aprende-las mais rapidamente. Além do fato que pode tirar dúvidas com o fotógrafo principal, falar de suas dificuldades e, quem sabe, ganhar alguns minutos de aulas particulares.

Isso vai ajudá-lo a economizar horas de estudo,treino e dedicação. Sem falar dos erros que você vai evitar, indo direto ao ponto e fazendo exatamente o que viu na prática. É muito mais fácil aprender assim, não é?

Portanto, aproveite o período como assistente de fotógrafo para aprender e aperfeiçoar suas técnicas. Fique atento ao que o profissional faz e como faz, pergunte sempre que tiver dúvidas, questione e procure sempre aumentar o seu aprendizado.

Todo esse conhecimento será usado para alavancar a sua carreira e melhorar o seu trabalho como fotógrafo profissional. Então, aproveite essa oportunidade.

Assistente de Fotógrafo: Por que ser um?

Valorizar seu currículo

Já pensou colocar em seu currículo que você trabalhou com um fotógrafo renomado em determinado estilo? Com certeza vai ser muito mais fácil ocupar o cargo tão sonhado dessa maneira. Então, por que não aproveitar as férias para ajudar em um projeto específico do profissional que você admira?

Além de todas as vantagens que vimos até agora,você ainda terá uma boa experiência para compartilhar em seu currículo e em uma possível entrevista de emprego.

Afinal de contas, não é só o dinheiro que conta nessas horas. É lógico que ele é importante para se manter e ter motivação para trabalhar. Mas em longo prazo suas horas como assistente de fotógrafo serão muito recompensadoras, pode apostar!

Conhecer o dia a dia de um fotógrafo

Mesmo que você seja bem estudioso, é muito difícil aprender tudo lendo livros ou dentro de uma sala de aula. Tem coisas que acontecem apenas uma vez na vida e só na prática é que podemos ver isso acontecendo e aprender a lidar com a situação.

Por isso é importante ganhar alguma experiência prática antes de se tornar um fotógrafo profissional. Ao ser um assistente você melhora suas habilidades fotográficas, mas também pode aprender outras coisa são mesmo tempo.

Assistente de Fotógrafo

É comum, por exemplo, que o assistente ajude na gestão do negócio, em campanhas de marketing e outros departamentos do estúdio fotográfico. Por causa disso, você acaba ganhando experiência e na hora de tocar sua própria empresa de fotografia fica muito mais fácil.

E aí, convencido a trabalhar como assistente de fotógrafo? Concorda com todas essas vantagens e benefícios de atuar por um tempo dessa forma? Deixe os seus comentários abaixo e aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Não podemos negar que tem um pouco de verdade nisso, aliás, muita verdade. Realmente os assistentes ralam bastante e fazem Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.