Início » Astrofotógrafo dá show com imagens hiperdetalhadas
Artigos de Foto e Vídeo

Astrofotógrafo dá show com imagens hiperdetalhadas

É evidente que ter equipamentos fotográficos de qualidade fazem diferença na hora de ter bons cliques. Entretanto, para operar esse tipo de maquinário, também é necessário considerável apuro técnico. Independente ...

Artigos de Foto e Vídeo

Astrofotógrafo dá show com imagens hiperdetalhadas

É evidente que ter equipamentos fotográficos de qualidade fazem diferença na hora de ter bons cliques. Entretanto, para operar esse tipo de maquinário, também é necessário considerável apuro técnico. Independente ...

Astrofotografia: guia para interessados

É evidente que ter equipamentos fotográficos de qualidade fazem diferença na hora de ter bons cliques. Entretanto, para operar esse tipo de maquinário, também é necessário considerável apuro técnico. Independente de qual seja a proposta da sua foto.

Com uma capacidade louvável de reunir esses dois pontos, o astrofotógrafo finlandês J-P Metsavainio é capaz de retratar o espaço através de uma estonteante riqueza de detalhes. Ao ponto, inclusive, de reunir em seu portfólio imagens de uma estrela Wolf-Rayet distante seis mil anos luz da Terra!

Astrofotografia-eMania-Post-11-07.jpg

Alguns dos retratos que chamam a atenção até mesmo da crítica especializada se referem a WR 134. Para se ter uma ideia de suas dimensões, a estrela Wolf-Rayet que se situa na constelação Cygnus tem “cinco vezes o raio do Sol” além de ser “400 mil vezes mais luminoso” do que o centro do Sistema Solar. A informação foi dita pelo próprio Metsavainio em entrevista ao portal PetaPixel.

Evolução estrutural

No começo, o finlandês afirma que usava equipamentos mais próximos da realidade da maioria dos fotógrafos por hobby ou semiprofissionais. Ou seja, lentes curtas e câmeras de médio porte no caráter tecnológico. Entretanto, dada a sua paixão crescente pela arte, o astrofotógrafo entendeu que era hora de, como ele mesmo disse, “chegar mais perto”.

Foi desse modo que ele se mobilizou para adquirir um telescópio Celestron Edge de 14″, dotado de redução focal em até 0.7. Além disso, a estrutura está montada sobre um tripé MesuMount Mark II, uma câmera Apogee Alta U9000M e um encaixe Apogee com capacidade de até sete filtros distintos.

Mesmo com todo esse aparato, não foi uma tarefa fácil obter os resultados que podem ser vistos, na íntegra, no site oficial de J-P Metsavainio. Não por acaso, ele afirmou que foram necessárias 23 horas de exposição para a arte, efetivamente, se materializar em incríveis imagens.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados