8 Dicas para fazer a carga da bateria de sua Câmera durar mais tempo

2 2.817

O pior pesadelo de qualquer profissional que trabalha fotografando é, sem dúvida alguma, o de acabar ficando impossibilitado de fazer suas fotos devido à falta de bateria da câmera.

Um medo recorrente, este tipo de peripécia acaba sendo bem comum no dia a dia dos fotógrafos e, longe de ser algo engraçado, este tipo de situação pode atrapalhar, e muito, todo o planejamento de um trabalho fotográfico.

Cada marca e modelo de Câmera DSRL possui um determinado tempo de duração da bateria, variando, muito, entre cada máquina. Podem ser minutos, horas ou dias, enfim, cada equipamento fotográfico tem sua especificação e é essencial que o profissional a conheça para não correr riscos.

Antes de qualquer coisa é fundamental, compreender que uma bateria de câmera nova, recém-comprada e nunca usada, por exemplo, possui uma maior durabilidade, já que não possui nenhum tipo de vício.

Se comparada a outra bateria, que já possua determinado tempo de uso, mesmo que sejam da mesma marca e do mesmo modelo, é provável que haja uma incrível variação no tempo disponível para uso.

Visando, portanto, fugir de situações em que a bateria da Câmera DSRL acabe no meio de uma sessão fotográfica, complicando, assim, a vida do profissional, separamos algumas importantes dicas sobre como fazer com que sua carga dure mais tempo, aniquilando, de vez, esse terrível medo de perder a chance de capturar um belo quadro.

Papel e caneta em mãos? Vamos lá!

8 Dicas para economizar a bateria da câmera

1) Transporte sua Câmera DSLR com muito cuidado

transporte câmera dslr bateria da câmera

Você sabia que a bateria da câmera pode vir a sofrer importantes influências, no decorrer do dia a dia, que variam de acordo com as mais diferentes temperaturas a que estão sujeitas?

Pois é! Não só as baterias que são utilizadas em máquinas fotográficas, mas todos os tipos de baterias, tendem a economizar ou a perder carga de acordo com a variação da temperatura a que se encontram expostas.

A constante variação de temperatura pode prejudicar, inclusive, a vida útil da bateria da câmera, além de diminuir sua qualidade e seu funcionamento.

Surge, aqui, a importância de transportar sua câmera DSRL em bolsas e mochilas específicas para esta tarefa, pois são fabricadas em materiais que mantêm a temperatura mais amena, o ideal para este transporte.

Se você ainda não tem este tipo de bolsa ou mochila para fotográficos, anote a primeira grande dica: Invista, o mais rápido possível, na compra deste acessório de fundamental importância, para o transporte de sua câmera DSRL.

Além de ter mais segurança, visto que o equipamento, como um todo, fica bem mais protegido durante o deslocamento, e até mesmo mais conforto e comodidade na hora de ir para suas sessões, ter essas bolsas e mochilas ainda contribuirá com a bateria da câmera, que será mantida, evitando a constrangedora situação de “ficar sem carga” no meio de um trabalho.

2) Câmera pra lá, bateria pra cá

Sabe aquela velha história de que é melhor tirar a bateria da câmera ao término do trabalho para guardá-las separadamente? É realmente preciso?

Sim! Muitas vezes, sim é a resposta para esta pergunta!

Deixar a câmera DSRL, em descanso, com a bateria ainda dentro, além de diminuir a sua carga, pode estragar ambos os equipamentos devido à nocividade dos componentes que os compõem.

A bateria da câmera, devido a diversos fatores externos, pode, até mesmo, explodir, destruindo toda a câmera, um prejuízo enorme para o fotógrafo!

Mas, com um cuidado bem simples, que é o de retirar a bateria da câmera ao término de cada sessão fotográfica, além de diminuir este risco, o profissional garante que o seu dispositivo tenha carga por um maior tempo.

Isso mesmo! Deixar a câmera DSRL com a bateria dentro diminui, drasticamente, com a sua carga, pois o aparelho vai drenando a energia aos poucos, mesmo que a câmera esteja no modo off.

De pouquinho em pouquinho, o fotógrafo acaba perdendo muita carga, podendo prejudicar, depois, na hora da execução do trabalho.

Por isso, esteja atento a esta dica: O trabalho acabou? Então é chegada a hora de separar a bateria da câmera DSRL!

3) Desligue, sempre, a tela LCD

A grande maioria dos fotógrafos profissionais prefere trabalhar capturando as imagens com o auxílio do visor da câmera DSRL, porém, há muitos, também, que gostam de visualizar os quadros através da tela LCD.

O uso deste suporte, ou seja, a tela, acaba por consumir bem mais a bateria da câmera, pois é mais uma função que está sendo utilizada.

Quando o objetivo é economizar a carga, uma das primeiras coisas que podem ser modificadas na configuração do dispositivo é essa utilização. Você realmente precisa da tela LCD para continuar fotografando ou é algo supérfluo? O que é mais importante: Ter a tela a sua disposição para fazer as imagens ou ter a bateria para continuar com o trabalho?

Se você sabe fotografar só pelo visor, é provável que seja mais importante continuar com a bateria da câmera, então anote a dica: Vá até as configurações da câmera DSRL e desabilite este recurso.

Vale citar que cada modelo e marca de câmera DSRL possui, em seu próprio manual, o passo a passo para ligar e desligar a tela LCD. É importante conhecer este caminho, pois muitos trabalhos exigirão a alternância entre os dois modos.

4) Desative tudo o que não for necessário

funções câmera dslr bateria da câmera

Provavelmente você já passou pela situação de, ao ver a bateria do celular acabando, procurar por todos os aplicativos e ferramentas que não estão sendo realmente necessários no aparelho para desativá-los e isso porque, desta forma, uma parte da carga seria poupada, certo?

Com a câmera DSRL é igualzinho!

Essa dica é verdadeiramente simples: Antes de iniciar qualquer tipo de trabalho fotográfico, verifique quais são as funções que estão habilitadas na câmera, desativando, sempre, todas aquelas que não forem de vital importância para o momento ou para o trabalho.

A estabilização da imagem, mecanismos GPS, conexão Wifi, função autofoco entre muitas outras, costumam gastar exageradamente a carga e, nem sempre, estão sendo utilizadas, ao menos não por todo o ensaio.

Você pode otimizar a bateria da câmera trabalhando hora sim, hora não, com estas ferramentas ao invés de, simplesmente, deixá-las disponíveis direto.

Este tipo de prática vai fazer com que a carga da bateria dure mais e, ainda, irá contribuir com o processamento da câmera DSRL, que será bem mais rápido.

5) Saiba usar o flash

O flash é uma ferramenta imprescindível para o trabalho fotográfico e, para tanto, é uma das funções mais utilizadas entre as fotos de uma sessão.

Esta funcionalidade consome muito a bateria da câmera!

Mas, o que fazer em ambientes escuros ou com pouca iluminação? Qual é a dica?

É claro que não estamos dizendo para que você elimine o uso do flash no seu dia a dia profissional, afinal, tão importante como é, esta função jamais deixará de acompanhar um bom fotógrafo, porém há que se incentivar o seu uso racional, para que o profissional não acabe zerando a bateria da câmera.

Para trabalhos de longa duração, como por exemplo, a cobertura fotográfica de um evento, pode ser totalmente desinteressante ficar fazendo fotos com flash na hora de se avaliar a relação custo X benefício, ou seja, carga X fotos iluminadas.

Isso não significa que você tem que fotografar no escuro também!

Hoje já estão disponíveis diversos equipamentos que iluminam cenas, objetos e pessoas, sem depender da câmera DSRL. Além de mais profissionais, com direcionamento e propriedade, fazer uso desses aparatos economizará a carga da sua bateria, um ponto totalmente favorável!

6) Cuidado com as longas exposições e com os vídeos
video camera dslr bateria da câmera

Certos tipos de trabalho pedem por uma produção, ou por um cuidado, extra, mais elaborado e bem detalhado.

Fotos de longa exposição são ótimas opções para quem quer atingir o nível de qualidade que, muitas vezes, é requerido para determinados projetos de trabalho fotográfico.

Devido ao obturador ficar aberto por muito mais tempo e ao processamento extra, que é despendido para cada foto, ser bem mais demorado, a bateria da câmera tende a não aguentar muitas horas.

Por isso, utilize essa função apenas em casos esporádicos e extremos ou, ainda, quando a quantidade de imagens a serem registradas não for excessiva.

Da mesma forma, fazer vídeos pode ser uma péssima opção para quem busca economizar a carga da bateria da câmera, faça-os apenas em casos extremos!

É preciso ressaltar, ainda, que estas funções são utilizadas, geralmente, com o auxílio da tela LCD, que deve estar ativada, gerando, assim, mais um gasto para a bateria suportar ao longo do trabalho fotográfico.

Portanto, a dica é conhecer bem a real necessidade de cada momento, fazendo as melhores escolhas em cada sessão, otimizando, assim, a bateria da câmera e não ficando, jamais, impossibilitado de capturar os melhores momentos e quadros.

7) Saiba como e quando recarregar a bateria da câmera

Quer garantir que a bateria da câmera vai durar mais e ficar limpa de vícios? Saiba como e quando recarregar ela!

Muitas pessoas acham que é lenda, mas colocar o dispositivo para carregar a todo o momento ou quando ele não está totalmente “zerado” é um grande erro.

Além de danificar o aparelho e gerar os terríveis vícios, diminuem, ainda, vertiginosamente a qualidade e a vida útil do dispositivo.

Portanto, tome nota dessa importante dica: Esteja, sempre, atento a melhor hora para carregar a bateria da sua câmera DSLR. Opte por carregá-la quando estiver sem nenhuma carga e quando for possível deixá-la neste estado até que toda a carga tenha sido preenchida.

Evite, ao máximo, tirar a bateria da energia antes que tenha atingido sua totalidade, afinal, isso faz com que sua capacidade seja diminuída.

8) Tenha baterias extras, sempre!
baterias extras câmera dslr - bateria da câmera

Por fim, a última e mais salvadora dica é ter tantas quantas baterias extras julgar necessário para cada trabalho a que for convocado, afinal, só assim é possível garantir que nenhuma pose ou nenhum momento importante deixe de ser registrado.

A regra é clara: Uma bateria extra na bolsa fotográfica é o mínimo de cuidado que um fotógrafo profissional deve ter. Essa bateria extra deve estar disponível, e com fácil e rápido acesso, em qualquer tipo trabalho a que o fotógrafo se submeta.

Além disso, estar seguro, com baterias extras, é a melhor maneira de evitar possíveis estresses durante a execução do trabalho.

Existem, também, câmeras DSRL que são compatíveis com alças de baterias recarregáveis.

Essas alças ajudam, muito, na correria do dia a dia, entre um trabalho e outro. Com o uso deste suporte, o fotógrafo garante uma maior liberdade e uma segurança extra durante sua sessão ou ensaio.

Esteja sempre pronto!
bateria da câmera  esteja pronto

Fotografar é a arte que convive com momentos únicos e marcantes. Devido a toda essa exclusividade, é um tipo de trabalho que requer muito compromisso, já que qualquer falha, como a falta de bateria no meio de uma cerimônia ou de um nascimento, pode causar danos irreparáveis, para sempre, na vida do contratante.

É imprescindível garantir que todo o equipamento, acessórios e aparatos estão de acordo e prontos para uso antes de cada trabalho, seja ele de qual espécie for, mas com prioridade naqueles ensaios e sessões externas.

Reveja, quantas vezes for necessário, para ter certeza de que não faltará carga na câmera e se as baterias extras estão devidamente carregadas. Além disso, atente para a capacidade de memória do dispositivo e não se esqueça dos cartões extras também.

Lembre-se sempre: É o seu nome que está em jogo e o nome de um profissional, no mercado, é o seu maior bem. Um cliente insatisfeito pode afastar muitos outros do seu negócio ou, até mesmo, arruiná-lo! Por isso, toda a atenção é devida!

Dificilmente, no meio profissional da fotografia, há histórias engraçadas sobre o fotógrafo ter ficado sem bateria na câmera no meio de um trabalho, porém, há muitas saídas criativas para esta terrível situação.

Compartilhe sua experiência profissional com a gente!

Conte-nos, através dos comentários, quais foram as situações mais embaraçosas ao longo de sua carreira e, também, as saídas encontradas para contornar essas situações.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Quer ver mais dicas para a bateria da sua câmera? Clique aqui! […]

  2. […] Quer ver mais dicas para a bateria da sua câmera? Clique aqui! […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.