Visando ser um modelo bem mais acessível a população que ansiava nos anos 1980 por ter uma máquina fotográfica, a empresa da China Holga criou modelos feitos de plástico rígido: A Câmera Holga.
tanto pela sua simplicidade e também pela funcionalidade que, se não era totalmente semelhante as marcas tradicionais, cumpria muito bem o seu papel, a câmera marcou época!
Porém, com o surgimento da tecnologia digital (algo que praticamente condenou todas as máquinas fotográficas que funcionavam a base de filme), esse tipo de equipamento caiu no “limbo tecnológico”, sendo reservado apenas a historiadores ou mesmo colecionadores de relíquias.
Mas isso pode estar prestes a mudar radicalmente, já que uma versão “remasterizada” da antigas câmera Holga está prestes a surgir em uma versão digital e com um visual totalmente repaginado.
A expectativa de ver novamente a Câmera Holga circulando a plenos pulmões entre vários entusiastas da fotografia surgiu com a criação de um projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter, o mesmo responsável por outros projetos relacionados a área de trabalhos com imagens, como é o caso do moderno Gnarbox.
Na descrição do projeto que tem como sede Hong Kong, os criadores ressaltam a manutenção de elementos clássicos como os tradicionais cantos escuros da lente, cores mais vívidas e um design conservador, com uma coloração predominantemente preta com adições contemporâneas, como novas velocidades para o obturador, suporte para tripé, uso de Cartão SD, modelos de layout em branco, salmão e multicolor, dentre outros detalhes.
O projeto que conta com a presença além do criador da Câmera Holga original, o chinês T. M. Lee, o designer Gray Leung e o especialista em produtos tecnológicos voltados ao consumidor Dennis Wong possuem o projeto circulando em suas mentes desde maio de 2014, sendo trabalhado até aqui todos os passos, desde o primeiro modelo criado em uma impressora 3D, os acertos devidos, a constituição de um modelo beta e a divulgação da ideia no Kickstarter.
Seja lá qual for a tiragem que os três empreendedores conseguirão vender do produto, o que se pode dizer é que, mesmo com pouco tempo de lançamento, a simples ideia já conta com uma aceitação muito grande dos frequentadores do site. Restando ainda 44 dias para o encerramento das doações, já foi possível arrecadar 104.041 mil dólares de um objetivo inicial de apena 50 mil.