Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Descubra as Câmeras SLR: controle total das funções da analógica

Descubra as Câmeras SLR: controle total das funções da analógica

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

As Câmeras SLR, ou Single Lens Reflex, possuem um sistema pelo qual a imagem capturada pela lente é exatamente a mesma imagem que o fotógrafo vai ver no visor e que vai sair no filme. Isso acontece por causa de um sistema de captura de imagens composto por espelhos e prismas da câmera .

As SLR são câmeras profissionais analógicas nas quais o fotógrafo tem total controle para ajustar os recursos disponíveis na máquina, como por exemplo, o balanço do branco, abertura do diafragma e outros. Apesar de a qualidade de imagem das câmeras digitais serem melhores, alguns fotógrafos preferem as Câmeras SLR justamente por terem esse controle que permite tornar o “fazer fotos” em arte e obra completa de quem manuseia a máquina.

SLR x DSLR

Como citado anteriormente, a Câmera SLR utiliza um sistema de prismas e espelhos que projetam a imagem capturada pela lente em uma tela que tem o fogo logo abaixo do prisma. Por isso, a imagem que o fotógrafo vê no visor é exatamente igual a imagem que sairá no filme.

câmeras SLR
Combinação de prismas e espelhos nas SLR fazem com que a imagem capturada seja exatamente a mesma vista pelo visor

Já a Câmera DSLR é a câmera profissional digital que usamos e que está sendo cada vez mais popularizada entre os amadores na fotografia. Ela é indicada para aqueles que buscam a qualidade profissional da imagem. Por ser digital, as cores, tons e a qualidade da imagem são melhores com esse tipo de câmera. E também, ao contrário da SLR, essa câmera possibilita a troca de lentes e equipamentos que possam ser acoplados à máquina, o que é importante principalmente para a manipulação da imagem e ambiente.

Especificações da Câmeras SLR

Os especialistas indicam a Câmera SLR para aqueles que já se aventuraram bastante com a câmera digital comum e agora querem descobrir o mundo da analógica para poder brincar com todos os seus elementos e especificidades.
A possibilidade de ter total controle das funções da câmera SLR, como controlar as variáveis dos elementos de imagem, é a principal característica que difere esse tipo de equipamento dos outros, já que todas essas modificações aparecem, como saíram na imagem impresso, no visor do fotógrafo.

câmeras Canon
Câmera Canon Rebel XTi é uma SLR

Em 2007, o site UOL Tecnologia testou alguns modelos desse tipo de câmera. Eles foram: Canon Rebel XTi, Nikon D40 e Pentax K100D. Essas três marcas foram escolhidas porque são conhecidas, além de outras coisas, pela qualidade das lentes produzidas.
Segundo a pesquisa do site, a Canon, Nikon e Pentax são as melhores escolhas nesse quesito e categoria de câmera, já que as lentes permitem melhores recortes de enquadramento e controle da distância focal. Essas qualidades são importantes para desenvolver uma boa imagem mesmo sob condições ruins de luz.
O zoom óptico desse tipo de câmera é também um mecanismo do qual o fotógrafo tem total controle e faz com que a imagem seja capturada sem perder a qualidade, diferente do zoom digital que amplia apenas uma área da imagem registrada.

Experimente

Independe se você for um fotógrafo profissional, ou amador tentando se aventurar no mundo da fotografia, se você tiver oportunidade de experimentar as SLR, faça isso. Só assim você conseguirá escolher a melhor opção.

Post anterior

Compacta, Superzoom ou DSLR: como escolher uma Câmera Digital ?

Próximo post

Flash Portátil: o poder da luz no seu bolso

O Autor

Mariana Paschoal

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.