Canon ou Nikon? Qual câmera profissional escolher?

0 4.098

Fotógrafos profissionais e especialistas em imagem afirmam que a escolha entre as câmeras Canon e Nikon é a decisão mais difícil de ser tomada no mundo da fotografia. As duas marcas são consideradas as melhores no ramo profissional das Câmeras DSLR.

Na verdade, os equipamentos da Canon e da Nikon oferecem o que há de melhor em câmeras, lentes, flashes e acessórios e com a concorrência acirrada entre as duas marcas, os fabricantes sempre dão um jeito de superar a concorrente e esse ciclo fez com que as duas acabassem praticamente equivalentes.

Com a popularização das câmeras profissionais, a pergunta Canon ou Nikon?” foi parar na boca de várias pessoas. E se para os fotógrafos profissionais já fica difícil escolher, imagina para quem gostaria de começar agora a se aventurar com as fotos?

Neste texto vamos tentar esclarecer algumas dúvidas e, quem sabe, te ajudar a escolher a melhor opção de câmera fotográfica para você.

Experimente as duas marcas

Os especialistas consideram essa escolha tão difícil, devido a todos os benefícios que essas duas marcas de Câmeras DSLR oferecem, que o melhor a fazer é que o próprio usuário da câmera teste as funções, as imagens e as funcionalidades das Câmeras Canon e da Nikon antes de optar e comprar uma e escolher com é a melhor para o gosto pessoal.

Ambas possuem tecnologia similar e é o fotógrafo que deve se adaptar à câmera e à imagem
Ambas possuem tecnologia similar e é o fotógrafo que deve se adaptar à câmera e à imagem

Sendo assim, se essa será a sua primeira câmera profissional, analise a câmera de entrada tanto da Canon quanto da Nikon. A sugestão é que a análise seja feita entre a Canon T7i e a Nikon D5300. Essa dica é importante porque muita gente compara a profissional de uma, com uma semi-profissional de outra. Nesse caso, a concorrência é desleal.

Nesse processo de experimentação, não teste apenas a qualidade de imagem, mas vá a uma loja e pegue as duas câmeras, veja qual é a que você mais se adapta fisicamente, como os botões, peso, funções.

Pesquise Acessórios

Para o uso profissional de uma câmera você vai precisar de acessórios, como flashes, lentes e outros complementos. Para isso, é necessário também testar e pagar na mão esses acessórios de ambas as marcas.

Como dito anteriormente, muitas vezes o que vai fazer a diferença entre uma marca e outra é como o usuário dela se sente ao usar o equipamento.

Qual é a mais vendida?

A câmera mais vendida entre as duas marcas é a Canon. O dado é de uma pesquisa realizada em 2014 pela World Press Photo. Essa estatística ainda é recorrente porque no início dos anos 2000 a Canon lançou a EOS 5D, uma câmera profissional full-frame que tinha a opção de gravar vídeos em Full HD. O preço era atraente e se equivalia a câmeras do gênero, com menos recursos. Para uma DSLR, esse modelo da Canon era considerado o melhor que tinha em vídeo.

Apesar de qualidade de imagem semelhante, a Canon é a mais vendida desde o início dos anos 2000
Apesar de qualidade de imagem semelhante, a Canon é a mais vendida desde o início dos anos 2000

A Nikon demorou anos para lançar um equipamento que pudesse competir com a Canon EOS 5D. Por isso, todos os fotógrafos que adquiriram a Canon EOS 5D há 10 anos, continuam com marca, o que gera o aumento de comprar da Canon.

Esse item também leva a Canon a sair na frente quando o assunto é comprar acessórios fotográficos, lentes e flashes usados. Como a marca dominou o mercado por dez anos, esse tipo de produto é mais fácil de ser encontrado.

Lembre-se que independente das vantagens de uma, ou de outra, quem tem de se sentir bem adaptado com o equipamento é o fotógrafo. Então experimente o máximo possível!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.