Canon ou Nikon? Qual câmera profissional escolher?

0 681
Tempo de leitura: 3 minutos

Fotógrafos profissionais e especialistas em imagem afirmam que a escolha entre as câmeras Canon e Nikon é a decisão mais difícil de ser tomada no mundo da fotografia. As duas marcas são consideradas as melhores no ramo profissional das Câmeras DSLR.

Na verdade, os equipamentos da Canon e da Nikon oferecem o que há de melhor em câmeras, lentes, flashes e acessórios e com a concorrência acirrada entre as duas marcas, os fabricantes sempre dão um jeito de superar a concorrente e esse ciclo fez com que as duas acabassem praticamente equivalentes.

Com a popularização das câmeras profissionais, a pergunta “Canon ou Nikon?” foi parar na boca de várias pessoas. E se para os fotógrafos profissionais já fica difícil escolher, imagina para quem gostaria de começar agora a se aventurar com as fotos?

Neste texto vamos tentar esclarecer algumas dúvidas e, quem sabe, te ajudar a escolher a melhor opção de câmera fotográfica para você.

Experimente as duas marcas

Os especialistas consideram essa escolha tão difícil, devido a todos os benefícios que essas duas marcas de Câmeras DSLR oferecem, que o melhor a fazer é que o próprio usuário da câmera teste as funções, as imagens e as funcionalidades das Câmeras Canon e da Nikon antes de optar e comprar uma e escolher com é a melhor para o gosto pessoal.

Ambas possuem tecnologia similar e é o fotógrafo que deve se adaptar à câmera e à imagem
Ambas possuem tecnologia similar e é o fotógrafo que deve se adaptar à câmera e à imagem

Sendo assim, se essa será a sua primeira câmera profissional, analise a câmera de entrada tanto da Canon quanto da Nikon. A sugestão é que a análise seja feita entre a Canon T7i e a Nikon D5300. Essa dica é importante porque muita gente compara a profissional de uma, com uma semi-profissional de outra. Nesse caso, a concorrência é desleal.

Nesse processo de experimentação, não teste apenas a qualidade de imagem, mas vá a uma loja e pegue as duas câmeras, veja qual é a que você mais se adapta fisicamente, como os botões, peso, funções.

Pesquise Acessórios

Para o uso profissional de uma câmera você vai precisar de acessórios, como flashes, lentes e outros complementos. Para isso, é necessário também testar e pagar na mão esses acessórios de ambas as marcas.

Como dito anteriormente, muitas vezes o que vai fazer a diferença entre uma marca e outra é como o usuário dela se sente ao usar o equipamento.

Qual é a mais vendida?

A câmera mais vendida entre as duas marcas é a Canon. O dado é de uma pesquisa realizada em 2014 pela World Press Photo. Essa estatística ainda é recorrente porque no início dos anos 2000 a Canon lançou a EOS 5D, uma câmera profissional full-frame que tinha a opção de gravar vídeos em Full HD. O preço era atraente e se equivalia a câmeras do gênero, com menos recursos. Para uma DSLR, esse modelo da Canon era considerado o melhor que tinha em vídeo.

Apesar de qualidade de imagem semelhante, a Canon é a mais vendida desde o início dos anos 2000
Apesar de qualidade de imagem semelhante, a Canon é a mais vendida desde o início dos anos 2000

A Nikon demorou anos para lançar um equipamento que pudesse competir com a Canon EOS 5D. Por isso, todos os fotógrafos que adquiriram a Canon EOS 5D há 10 anos, continuam com marca, o que gera o aumento de comprar da Canon.

Esse item também leva a Canon a sair na frente quando o assunto é comprar acessórios fotográficos, lentes e flashes usados. Como a marca dominou o mercado por dez anos, esse tipo de produto é mais fácil de ser encontrado.

Lembre-se que independente das vantagens de uma, ou de outra, quem tem de se sentir bem adaptado com o equipamento é o fotógrafo. Então experimente o máximo possível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade