O fotógrafo chinês Haikun Liang foi o grande vencedor do Black and White Photo Awards 2024. E, apesar da aparência de sofrimento, o clique que lhe rendeu a premiação no concurso mundial de fotografia em nada tem a ver com um evento triste. Mesmo se considerarmos que o nome da obra seja “Destruição Conjunta”.
Isso porque a imagem do profissional com mais de 20 anos de experiência surgiu em meio a celebração do Festival da Primavera, no condado de Deqing. Nela, um jovem de capuz e máscara aparece se protegendo de uma explosão de fogos para comemorar a festa mais importante no calendário local. A saber, esse festival é visto como o ano novo chinês em razão do significado histórico.
Além da escolha como vencedor geral, o concurso mundial de fotografia também contou com premiações em seis categorias específicas. Nesse sentido, os cliques estavam separados em Arquitetura, Criatividade, Fauna e Flora, Paisagem, Retrato e Urbana. Em criatividade, o Black and White Photo Awards contou com o apoio da gigante da tecnologia SanDisk.
Como forma de reconhecer outros trabalhos de destaque, o concurso também fez menções honrosas a, pelo menos, outras quatro imagens em cada categoria.
O prêmio se torna ainda mais prestigioso quando se considera o fato de que quase cinco mil imagens participaram do concurso desde o início das inscrições. Para avaliar essa gama de imagens, o corpo de jurados contou com cinco especialistas. São eles Charles Paul Azzopardi, Joel Tjintelaar, Julia Anna Gospodarou, Kazutoshi Kawakami e Néstor Rodan.
Ficou curioso para ver toda a seleção de vencedores e menções honrosas? Então clique aqui e veja a lista na íntegra!