Cinco dicas para fotografar na Hora Dourada

5 636

Existem momentos que pedem, ou melhor, imploram por um registro fotográfico.  A Hora Dourada ou Golden Hour é provavelmente um dos melhores momentos para você capturar em fotos e filmes. Para capturar um dos momentos mais bonito do dia com fotografias que realmente tiram tudo que pode da câmera às vezes são necessários alguns conhecimentos específicos, que talvez você não conheça, pois não são tão comuns ou que não precisam ser usadas em outras situações.

Para tirar uma boa fotografia é sempre bom saber um pouco das especificidades do momento que você está fotografando. Alguns desses melhores momentos para fazer aquela fotografia de sua vida têm um nome e sobrenome: A Hora Dourada.

A Hora Dourada produz algumas das mais belas condições de iluminação para filmar ou fotografar, mas os resultados não são sempre automáticos.

Esse momento logo após o nascer do sol e pouco antes do anoitecer, também conhecido como “hora de ouro” ou “hora mágica”, pode ser um pouco complicado para capturar, especialmente por que o tempo desempenha um fator enorme. Mas para ajudá-los nessa empreitada fotográfica nos reunimos cinco dicas para fotografar belos momentos durante a Hora Dourada.

Hora Dourada-golden-gate-2

Fotografia do fim de tarde ou começo da manhã: a Hora Dourada 

Tirar boas fotos é uma mistura de treinamento e sorte. Tem momentos que iluminação está perfeita, porém você não tem o equipamento necessário para fazer jus ao que os seus olhos estão vendo. E tem outros momentos que você tem todos os equipamentos fotográficos possíveis, porém o mundo não favorece os seus esforços e alguma coisa acontece, como por exemplo, uma chuva inesperada. Para ajudar você a aproveitar cada momento para tirar as melhores fotografias reunimos algumas dicas que com certeza lhe ajudará a fazer belas fotos da Hora Dourada.

Aqui estão as 5 dicas para você tirar belas fotos da Hora Dourada:

  1. Não defina o seu balanço de branco para o automático: Sua câmera irá neutralizar os tons de pele, inserindo mais azul na imagem, derrotando a finalidade de filmagem durante a Hora Dourada.
  2. Planeje com antecedência: Hora Dourada não dura para sempre, o que significa que se você tem uma cena complicada para fotografar: algo com muitas pessoas ou que dependem de muitas partes, etc., então você vai querer dar a você, ao seu elenco e a equipe tempo suficiente para que eles não se sintam muito pressionados a trabalhar. Dê a todo mundo um espaço de algumas horas para arrumar todo o set. Configure cada equipamento e acessório fotográfico de antemão, certifique-se de que a cena foi bem planejada, e descubra exatamente quanto tempo a sua Hora Dourada vai durar.
  3. Use um refletor: sugerimos utilizar um refletor para refletir essa luz suave e quente do sol sobre o objeto da foto: no entanto, você vai perder seu objeto se o expuser completamente para o sol e para o céu, assim traga um refletor de Led ou de Quartzo com alguém para segurá-lo para que você possa colocar o sol de volta para o foco da foto.
  4. Use flares para a sua vantagem: não só Hora Dourada vai lhe dar lindas cores para trabalhar, mas a luz é tão difusa que a captura flares de luz não vai acabar com seus highlights, midtones ou sombras.
  5. Fotografe com uma lente grande angular: Você pode não estar pensando em usar uma lente grande angular para sua cena em Hora Dourado, mas você pode querer obter pelo menos uma foto com uma lente grande angular de qualquer maneira. Por quê? Simplesmente porque é a Hora Dourada, um momento mágico que faz uma pintura belamente original para você todos os dias.

Você tem alguma dica para fotografar durante a Hora Dourada? Compartilhe-os nos comentários abaixo!

hora dourada-2
você pode gostar também
5 Comentários
  1. […] que realça qualquer fotografia, sendo de arquitetura, ou não. Além disso, as sombras longas da hora dourada ficam ótimas para imagens […]

  2. […] exemplo muito comum das fotos HDR é quando você tenta capturar o pôr do sol. A sua câmera procura regular o sensor de luz para o excesso de luminosidade que parte do sol, […]

  3. 7 Dicas para ensaios fotográficos de sucesso ao ar livre. – Villa Franca Fotografias

    […] dica super valiosa de fotógrafos experientes é que, sempre que possível, realizem-se os ensaios ao ar livre em horários próximos ao nascente e poente do sol, já que nestas faixas de horário ele está na linha do horizonte, que é ideal para iluminar o […]

  4. […] dica super valiosa de fotógrafos experientes é que, sempre que possível, realizem-se os ensaios ao ar livre em horários próximos ao nascente e poente do sol, já que nestas faixas de horário ele está na linha do horizonte, que é ideal para iluminar o […]

  5. Ronaldo Gomes da Silva Diz

    Ótimas dicas, mas qual é a hora dourada e quanto tempo ela dura?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.