Cinco frases que todo fotógrafo profissional DETESTA ouvir

0 723

O mundo da fotografia pode proporcionar dos momentos mais brilhantes até mesmo os mais constrangedores e, porque não, irritantes na vida de um fotógrafo profissional.

Tendo de lidar diariamente com o grande público como um prestador de serviços, ainda mais em período de crise financeira, praticamente todos os atuantes na área já tiveram de ouvir determinadas coisas as quais precisaram respirar diversas vezes para não perder a compostura ou até mesmo um cliente em potencial.

Existem alguns exemplos simples de coisas as quais, se você é fotógrafo, certamente já ouviu. E se você está em busca de um fotógrafo ou gosta de saber mais informações sobre esse mundo, tome bastante cuidado para não cometer qualquer tipo de gafe nesse sentido.

“Essa sua câmera faz milagre!”

É evidente que um bom equipamento faz toda a diferença para qualificar ainda mais o bom trabalho de um fotógrafo, seja lá qual for a sua especialidade. Entretanto, dizer que a câmera faz milagres pode parecer um menosprezo a todo o conhecimento técnico adquirido em anos de experiências e cursos realizados pelo profissional.

“E pros amigos, o preço é quanto?”

Um profissional de qualquer área de atuação sabe que, por vezes, o preço final não é necessariamente aquele oferecido inicialmente, é algo que faz parte de uma negociação. Porém, isso pode apenas ser “barganhado” mediante a combinação de serviços, quantidade de fotos, redução do tempo solicitado etc. e não puramente por uma questão de ser amigo ou não.

“Pode fazer de graça, eu te indico pros meus amigos!”

Acredite, por mais que pareça a melhor das intenções aumentar dessa forma a gama de clientes do profissional que você quer contratar, nenhum tipo de esforço pode ser pago unicamente com indicações. Afinal, todo profissional tem gastos com os quais ele precisa arcar e, aceitando trabalhos desse tipo, ele certamente não estará seguindo pelo melhor caminho.

“Sem problema, depois você resolve no Photoshop

Limitar a capacidade do profissional em escolher os melhores ângulos e analisar bem quais as fotos mais adequadas ao seu conhecimento em programas de edição como o Photoshop é uma indelicadeza das grandes. Não faça isso!

“Posso tirar uma foto com sua câmera?”

Chega a ser desnecessário dizer o quão importante a câmera de um profissional da área é para ele. Logo, os cuidados necessários para se manter a integridade do equipamento só podem ser garantidos pelo correto manuseio, algo que, cá entre nós, é reservado aos profissionais. Um erro ou distração e você pode acabar estragando uma máquina que pode custar muito caro em seu conserto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.