Com câmera amadora, indiano vence prêmio internacional de fotografia

0 431

Um dos prêmios de maior renome internacional quando o assunto se refere a fotografias atreladas a uma realidade social teve o anúncio de seus premiados feito no fim da última semana, na cidade de Londres.

O Atkins CIWEM Environmental Photographer of the Year é organizado pela gigante consultoria de negócios Atkins e o Chartered Institution of Water and Environmental Management (Instituto Licenciado em Água e Gestão Ambiental, em tradução literal) e premia os vencedores de cinco categorias diferentes em valores que variam de 1000 até 5000 libras esterlinas, equivalente a quantias de R$ 4,9 mil a quase R$ 25 mil.

Na categoria principal e de maior rentabilidade do prêmio, o indiano Uttam Kamati, usando uma câmera amadora, retratou marido e mulher construindo um mecanismo para regar o plantio de melancias na região do Rio Tista, que fica na parte nordeste da Índia.

O Dr. David Haley, referência na área das artes plásticas e um dos juízes a decidirem pela foto vitoriosa do concurso, disse em entrevista publicada junto como o comunicado oficial sobre os vencedores que o retrato campeão, batizado de “Watering Melon”, possui três características importantes para atingir os requisitos de uma imagem vencedora:

“Algumas fotos imediatamente tocam um acorde musical. Outras fixam em sua mente e simplesmente não querem ir embora. E outras expõem muito mais perguntas do que respostas, fazendo com que você procure saber mais sobre elas. Com essas características presentes na ‘Watering Melon’, de Uttam Kamati, é revelado o significado ambiental da imagem.”

Além dessa verdadeira obra de arte, que usa muito bem a iluminação e os efeitos naturais mesmo com um equipamento fotográfico não-profissional e as outras fotos escolhidas nas suas respectivas categorias, mais de 100 imagens nessa linha estarão expostas até o dia 10 de Julho na Royal Geographical Society (Sociedade Real de Geografia), localizada na capital do Reino Unido.

Conheça os outros vencedores do Atkins CIWEM Environmental Photographer of the Year 2015:

atkins-ciwem-post-1-29-06-4932120
“Families are living under the Bridge” (Famílias estão vivendo debaixo da ponte)

Categoria: Atkins CIWEM Young Environmental Photographer Of the Year (Fotógrafo Ambiental Revelação do Ano)

Vencedor: Bhar Dipayan (Nepal), com “Families are living under the Bridge” (Famílias estão vivendo debaixo da ponte)

Prêmio: 1000 libras

atkins-ciwem-post-2-29-06-4344443
“Ren Kyst – Got a spare afternoon?” (Ren Kyst – Tendo uma tarde de misericórdia?)

Categoria: Atkins CIWEM Environmental Film of the Year (Filme Ambiental do Ano)

Vencedor: Verity White (Inglaterra), com “Ren Kyst – Got a spare afternoon?” (Ren Kyst – Tendo uma tarde de misericórdia?)

Prêmio: 1000 libras

atkins-ciwem-post-3-29-06-8483811
“Enjoy” (Aproveite)

Categoria: Atkins Cityscape Prize (Prêmio de Fotografia Urbana)

Vencedor: Michael Theodoric (Indonésia), com “Enjoy” (Aproveite)

Prêmio: 1000 libras

atkins-ciwem-post-4-29-06-4742550
“Eden Restored – The Mesopotamian Marshes of Iraq” (Éden Restaurado – Os Pântanos Mesopotâmicos do Iraque)

Categoria: Forestry Commission England Exhibition Award (Prêmio de Exibição da Comissão de Florestas da Inglaterra)

Vencedor: Esme Allen (Iraque), com a série “Eden Restored – The Mesopotamian Marshes of Iraq” (Éden Restaurado – Os Pântanos Mesopotâmicos do Iraque)

Prêmio: 1000 libras

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.