Você já ouviu falar em Rim Light ou luz de recorte? É uma técnica de iluminação muito usada e que traz um efeito incrível para suas fotos. Por isso, você não pode deixar de conhecê-la e aprender tudo sobre ela.
Como a luz é muito importante na fotografia, aprender a dominá-la e descobrir técnicas inovadoras são determinantes para seu sucesso como fotógrafo. Afinal de contas, se você domina esses pontos, com certeza terá lindas imagens em seu portfólio para mostrar a novos clientes.
Veja neste post o que é o Rim Light, quais equipamentos você precisa para fazê-lo e acompanhe, ainda, o passo a passo para executá-lo com sucesso em sua fotografia. Confira!
O que é Rim Light?
Também chamada de luz de recorte, ou de contorno, é uma técnica usada para dar ênfase à forma de um objeto, ou modelo, na fotografia. Como o próprio nome sugere, o intuito é usar a luz para valorizar as silhuetas e as linhas do que será fotografado.
Com essa configuração da iluminação, o fotógrafo consegue trazer tridimensionalidade e uma sensação de profundidade às suas imagens. Para conseguir esse efeito, usamos o princípio de contra luz, onde os focos de iluminação ficam posicionados atrás do objeto e virados de frente para a câmera digital.
Na imagem, que utiliza a luz de recorte, o plano de fundo e o objeto possuem as mesmas cores, seja pela escolha do fotógrafo ou os ajustes que faz na câmera. O mais importante é dar a impressão que o objeto principal da foto está destacado do plano do fundo.
Esse estilo é muito comum na hora de fotografar objetos de forma criativa, mais é ainda mais popular em fotos de atletas, halterofilistas, fotos sensuais e assim por diante.
Outro momento em que o Rim Light é muito usado é para edição de fotografias, quando o profissional deseja remover ou alterar completamente o plano de fundo na pós-edição. Nesse caso, fica mais fácil selecionar a parte de trás da foto, já que o plano de fundo e o tema principal estão separados pela luz.
4 passos para conseguir esse efeito em suas fotos!
Agora que você já sabe o que é a luz de recorte, chegou a hora de aprender como fazê-la em seu dia a dia como fotógrafo.
E para ajudá-lo, separamos 4 passos simples e básicos para conseguir esse feito. Confira as recomendações abaixo e descubra como obter esse efeito fantástico em suas imagens, agora mesmo!
1. Selecione os equipamentos certos
O primeiro passo é conhecer os equipamentos fotográficos que serão usados para criar a luz de contorno. Estes são:
- Dois focos de luz: que podem ser dois flashes externos (mais fácil de operar e posicionar), ou luzes contínuas. De qualquer forma, as duas opções devem possibilitar o controle absoluto da iluminação pelo fotógrafo.
- Disparador remoto de flash: caso prefira usar os flashes externos, vai precisar também de um disparador remoto. Esse equipamento deve ser acionado juntamente com o obturador da câmera.
- Uma câmera reflex: até mesmo a mais barata consegue reproduzir esse efeito, então não precisa se desesperar com o investimento.
- Rebatedores de luz: caso queira reposicionar a luz de alguma forma e criar efeitos incríveis, os rebatedores são essenciais. A melhor parte é que existem opções bem baratinhas e muito funcionais.
Equipamentos em mãos, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na câmera. A partir do passo 2 você aprende como executar esse efeito na prática. Confira!
2. Elimine a luz do ambiente
Antes de mais nada, é preciso eliminar toda a luz do ambiente onde pretende tirar a foto. Esse tipo de fotografia geralmente é feito em um estúdio fotográfico, onde você tem mais controle sobre as condições do ambiente.
Contudo, até mesmo um canto em seu quarto pode ser um ótimo local para reproduzir a luz de recorte. Você só precisa eliminar a luz em excesso e controlar o ambiente o máximo possível.
Mas, como fazer isso?
Primeiro feche janelas, portas e qualquer entrada de luz no ambiente. Deste modo, fica mais fácil controlar a luminosidade do local. Em seguida, ajuste as configurações de ISO, abertura e velocidade do obturador da sua câmera.
As configurações ideais, geralmente, são aquelas que deixam a sua imagem subexposta (muito escura). Alguns exemplos são: ISO 100, f/3.5 e 1/250. No entanto, sinta-se livre para experimentar novas configurações e teste, até encontrar o ajuste perfeito para sua foto.
3. Posicione os focos de luz
O terceiro passo é posicionar os flashes, ou qualquer outra fonte de luz que escolheu. Como já foi dito, o ideal é que a iluminação fique atrás do objeto e apontando para a câmera, assim você consegue reproduzir o efeito de maneira mais fácil.
Dá uma olhada nesses diagramas do site Dicas de Fotografia, para entender melhor como posicionar os focos de luz:
E para fazer os preenchimentos das sombras, use o esquema abaixo:
Escolha o melhor ajuste para o seu caso e tire algumas fotos de teste para ver se ficou do jeito que você imaginava. Depois disso é só capturar suas imagens e arrasar!
4. Use a sua criatividade!
Por último, mas não menos importante, deixe a sua criatividade livre para compor as fotos com o Rim Light. Como é um estilo criativo de capturar suas imagens, nada melhor que experimentar e testar diferentes perspectivas.
Às vezes, um resultado totalmente novo pode ser conseguido com pequenas mudanças, como mudar o foco de luz de posição ou o tipo de iluminação. Então, sinta-se livre para capturar suas fotos.
Se quiser, comece a praticar com objetos para ganhar mais conhecimento e descobrir as possibilidades dessa técnica de iluminação. Assim que dominar o assunto, aí comece a fotografar modelos também.
Está pronto para praticar esses conhecimentos e criar a luz de recorte em sua próxima fotografia? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe também suas experiências com a gente!