Saiba como e porquê surgiu a tendência das redes sociais ‘Photo Dump’

0 1.361

Desde o seu surgimento, redes sociais como o Instagram, por exemplo, sempre foram classificadas como tendo uma imagem constantemente superficial da vida dos proprietários de seus perfis. Sendo, por vezes, esse comportamento classificado até mesmo como nocivo para quem utilizava esse tipo de ‘régua’ para medir o próprio sucesso. E é justamente na linha contrária desse raciocínio que atua o chamado ‘Photo Dump‘.

Significando ‘despejo de fotos’ em tradução literal, a tendência que retomou com força as postagens das últimas semanas tem como objetivo fazer um apanhado de imagens as quais retratam como foi o mês que acabou de ser encerrado. Principalmente, quando se trata de fotos com menos trabalho de edição e nos contextos mais naturais possíveis.

como-e-porque-surgiu-a-tendencia-das-redes-sociais-photo-dump-Blog-eMania
Reprodução/Instagram

Para quem acredita que esse tipo de hábito surgiu apenas no fim de 2022 com o ‘November Photo Dump’ (Despejo de Fotos de Novembro), está bastante enganado. Na verdade, as primeiras tags utilizadas em relação a essa tendências foram publicadas ainda no período mais crítico da Pandemia de Covid-19 em 2020.

Tamanha foi a movimentação nesse sentido na época que até mesmo a mídia de cotidiano passou a fazer uma análise mais aprofundada do que, aparentemente, poderia apenas significar um verdadeiro ‘despejo de fotos’.

como-e-porque-surgiu-a-tendencia-das-redes-sociais-photo-dump-Blog-eMania-1
Reprodução/Instagram

Isso porque, na verdade, a ideia por trás do photo dump seria de mostrar a realidade em grau bem mais intenso e natural do que o Instagram se tornou ao longo dos anos com suas imagens cheias de filtros e cenários propositalmente favoráveis. Cenários esses, aliás, que chegaram até mesmo a ganhar um adjetivo próprio: instagramáveis.

Se você ficou com vontade de produzir o seu próprio Photo Dump, saiba que existem poucos requisitos a serem cumpridos. Basta postar imagens em carrossel, sem o habitual excesso de filtros e construíndo uma linha do tempo coerente na sequência em questão.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.