Início » Como Fotografar Retratos Empresariais
Dicas de Fotografia

Como Fotografar Retratos Empresariais

Os retratos empresariais podem não ser a sessão mais glamorosa do seu portfólio, mas se você dominar a técnica de fotografá-los, eles certamente podem pagar suas contas. Se você transformar ...

Dicas de Fotografia

Como Fotografar Retratos Empresariais

Os retratos empresariais podem não ser a sessão mais glamorosa do seu portfólio, mas se você dominar a técnica de fotografá-los, eles certamente podem pagar suas contas. Se você transformar ...

Os retratos empresariais podem não ser a sessão mais glamorosa do seu portfólio, mas se você dominar a técnica de fotografá-los, eles certamente podem pagar suas contas. Se você transformar essa modalidade em arte, você pode achar que os retratos empresariais são muito lucrativos em todos os aspectos.

Quem precisa de um retrato empresarial e por quê?

A resposta rápida para essa questão é a seguinte: profissionais de carreira e de negócios que precisam mostrar seus serviços para terceiros. Como é o caso de quase todas as formas de fotografia profissional, a razão pela qual a foto empresarial é encomendada é a principal questão que deve ser levada a séria na hora de fazer uma produção correta.
O retrato empresarial tem uma variedade de utilizações, mas a função principal é melhorar a comunicação com os clientes, colegas e outros profissionais. Eles são usados em relatórios anuais, boletins informativos e revistas, em sites de empresas, em currículos e emitido com comunicados de imprensa para uso em uma ampla variedade de mídias.

O bom, o ruim e o feio

Ninguém quer divulgar para o mundo uma imagem de si que é nada menos do que lisonjeiro.
Assim como estar na sua melhor aparência, seus assuntos devem ser divulgados e devem aparecer confiáveis, amigáveis, acessíveis, inteligentes, elegantes e de boa aparência.
Um fotógrafo que consegue capturar bons retratos profissionais, com um visual natural e com uma luz que pode transformar a imagem de alguém é muito requisitado e provavelmente vai ser o primeiro nome na mente daqueles que precisam contratar alguém para fazer esse tipo de imagem.
Do ponto de vista da empresa, esses retratos dos funcionários vão sair na linha de frente do marketing de toda a companhia. Eles precisam conseguir uma imagem consistente, que fala sobre a marca, bem como do indivíduo – e se você pode imprimir na sua imagem um aspecto distinto na fotografia corporativa, é você que vai ser chamado novamente para quando eles precisaremm de retratos novos ou atualizados.

Dicas técnicas para retratos empresariais

Para ter um bom retrato executivo você precisa combinar a excelência técnica com a capacidade estética e compreensão do assunto, em que elementos você vai registrar suas expectativas, as da empresa e as do modelo.

  • Antes da sessão, tente criar uma ideia do estilo da fotografia demandada. Iluminação dramático e um corte mais próximo do rosto vão criar um clima diferente para esse retrato tradicional.
  • Também discuta com o modelo qual o melhor plano de fundo para o ensaio. Planos de fundo lisos funcionam melhor, já que eles serão uma distração a menos do elemento principal da foto, mas alguns profissionais preferem ser fotografados em seu ambiente de trabalho.

Retratos empresariais

  • Antecipe o equipamento que você vai precisar para fazer o ensaio e esteja certo de que você tem tudo a mãos. Não há nada menos profissional do que perceber, no meio do ensaio, que você esqueceu algo essencial para fazer as fotos empresariais.
  • Suavize a iluminação – ninguém fica bem em uma luz forte e quanto mai s a iluminação parecer natural, melhor ficará a imagem. Posicione suas fontes de luz o mais próximo possível do modelo – isso terá o mesmo efeito do que usar uma fonte de luz maior e o resultado será uma iluminação mais suave. Por outro lado, uma luz mais clara pode ser usada para amenizar as sombras e fazer as cores do rosto ficarem mais equilibradas. Luzes de perfil costumam ter os melhores resultados.

Retratos empresariais

  • Escolha uma lente para sua câmera com um estreito campo de visão. Isso vai facilitar na hora de fazer o retrato sem que as luzes se intrometam. Uma lente mais longa também ajuda a comprimir a distância do sujeito da foto, o que é melhor para realçar as características faciais.
  • Posicione o sujeito da foto em um ângulo em relação à câmera digital e depois peça para ele virar a cabeça em direção a você para gerar uma pose mais natural.
  • Lembre-se: o retrato empresarial é sobre a pessoa, não sobre o equipamento. Faça seu modelo se sentir tranqüilo, mesmo ele não gostando de ser fotografado. Se você conseguir deixá-lo relaxado, o resultado vai ser mil vezes melhor do que se ele estiver tenso.
  • Manipule a foto! A edição digital depois do ensaio pode melhorar os tons de pele, diminuir rugas e aumentar o brilho da imagem. Use esses recursos para melhorar o que sua câmera DSLR capturou.

Como lucrar com esse tipo de fotografia?

  • Construa uma boa reputação como um fotógrafo de retratos empresariais e você criará uma fonte confiável e segura de dinheiro. Mas o segredo, na verdade, é ter certeza de que casa ensaio fotográfico será rentável e há algumas maneiras de garantir isso:
  • Reduza suas necessidades de equipamentos: se você consegue carregar tudo o que precisa e consegue armar o cenário rapidamente, você não vai precisar gastar com um assistente, o que vai fazer com que sobre mais dinheiro só para você. Além disso, muitas vezes você só vai ter um pequeno espaço á sua disposição, então quanto menos equipamento, melhor.
  • Vá sempre preparado para os ensaios. Quanto menos tempo você gastar em cada preparação, mais dinheiro vai fazer. E mais: uma preparação rápida vai agradar seu cliente. Se tem algo que as pessoas gostam menor do que ser fotografados é esperar para isso.

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.


Artigos relacionados