Como limpar a lente da câmera sem danificá-la ?

1 2.779

As lentes representam uma das partes mais caras de sua câmera DSLR. Por esse motivo, precisam de extremo cuidado para manter sua qualidade e evitar contra tempos.

Além disso, a qualidade das lentes interfere diretamente em suas fotografias, mais um motivo para mantê-las sempre limpas.

Mas como limpar a lente da câmera? Que produtos usar? Existe uma forma correta para fazer isso sem danificá-la?

Veja neste artigo algumas dicas para limpar a lente da sua câmera da forma correta. Aprenda como fazer isso do jeito certo e evite danos desnecessários. Vamos lá?

Prevenir é o melhor remédio!

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre a prevenção de danos para seu equipamento fotográfico. A lente é um dos acessórios da bolsa do fotógrafo que demanda mais cuidado. Isso porque ela possui um custo elevado e é muito sensível.

Para manter sua lente segura e livre de impurezas, além da limpeza, você deve prevenir situações de risco para seu equipamento. Pode ser difícil se manter atento ao equipamento em uma sessão fotográfica conturbada, mas é extremamente importante fazer isso.

Veja alguns cuidados básicos para tomar com sua lente:

  • Proteja sua lente com tampões plásticos ou outros materiais quando fora de uso;
  • Caso elas possuam caixas ou embalagens específicas, guarde-as nesses locais adequados;
  • Sempre que possível use de filtros e acessórios semelhantes durante a utilização da câmera, eles previnem que a lente seja danificada diretamente;
  • Mantenha a lente longe de umidade, poeira, calor extremo e objetos pontiagudos e/ou cortantes;
  • Guarde as lentes desmontadas e em embalagens separadas da câmera;
  • Evite transportar a câmera com a lente montada ou desprotegida;
  • Não passe produtos na lente não recomendados pelo fabricante;
  • Jamais use equipamentos ou acessórios de procedência duvidosa;
  • Não exponha os circuitos elétricos da lente a umidade, poeira, objetos metálicos ou imãs.

Listados alguns cuidados para manter a lente sempre limpa e funcionando, vamos ver algumas dicas extras sobre como limpar a lente da câmera.

Compreendendo a sujeira

Em primeiro lugar é preciso compreender o tipo de sujeira presente na lente. Afinal de contas, cada resíduo exige uma forma diferenciada para ser removido.

Grãos de areia ou poeira, por exemplo, são facilmente eliminados através do assopro e existem acessórios específicos para essa finalidade.

Já as marcas de dedo, óleos ou manchas mais resistentes na lente precisam de panos e até misturas líquidas para facilitar o trabalho.

Assim primeiro entenda qual o tipo de sujeira para adotar a medida correta logo em seguida. Vale lembrar ainda que podem ser necessárias diferentes formas para limpar uma mesma lente da câmera.

Evite também limpar a lente constantemente. Alguns especialistas afirmam que isso pode ser prejudicial para o equipamento.

Em contra partida, sempre que expor o equipamento em locais de risco, como praias, faça a limpeza completa de sua câmera para evitar umidade e poeira.

Pré-limpeza

Antes de aplicar qualquer produto na lente para remover manchas garanta que não há nenhum grão de poeira ou outras partículas. Esses resíduos podem arranhar a lente, especialmente quando você passa algum pano ou papel sobre ela.

Para evitar esse problema use um pincel macio e fino. Espane a poeira da superfície da lente. Outra alternativa é remover a poeira com sopradores manuais ou latas de ar-comprimido. O vento desses acessórios remove os resíduos soltos da superfície da lente sem causar atrito.

Atenção: Jamais assopre sobre a lente, pois algumas gotículas de saliva podem entrar em contato com ela. A saliva é altamente prejudicial para os circuitos eletrônicos e, por isso, deve ser evitada a todo custo.

Evite também usar compressores elétricos para limpar a lente da câmera. Eles costumam expelir óleos junto com o ar, o que danifica o equipamento fotográfico.

Líquidos para limpeza

Ao contrário do que muitos fotógrafos imaginam, nem todos os produtos usados para a limpeza de vidros ou óculos são indicados para as lentes fotográficas.

Na verdade, a maioria deles possui silicone ou álcool comum em suas fórmulas, o que é prejudicial para seu equipamento. Outros ainda demoram muito na evaporação, o que pode manchar a superfície da lente.

Quando essas soluções líquidas forem necessárias, dê preferência por produtos específicos para esse fim. Um bom exemplo é o “Optical Cleanning Tissue” da Canon. Essas soluções para limpeza mantêm a lente limpa sem causar nenhum dano ao seu equipamento.

Mesmo usando as opções corretas para limpeza líquida, tome cuidado com as partes eletrônicas. Essas soluções podem danificar os circuitos das lentes DSLR quando em contato direto.

Evite também montar a lente úmida com essas soluções. Após a limpeza aguarde a secagem para inseri-la em sua câmera.

Acessórios para limpeza

Independente do tipo de limpeza a ser usado (a seco ou líquida) alguns acessórios são indispensáveis. Panos, flanelas, cotonetes e papéis especializados são alguns deles.

Porém, esses acessórios e suas aplicações precisam seguir algumas regras. Veja algumas delas:

  • Não podem soltar fiapos;
  • Devem ser de algodão preferencialmente;
  • O material não pode riscar a lente;
  • Esses acessórios devem ser de uso exclusivo para a limpeza da lente;
  • Passe esses acessórios levemente sobre a superfície;
  • Não esfregue ou aperte a lente.

Depois de usar esses acessórios e seguir as dicas para limpar a lente da câmera e as sujeiras persistirem, procure uma assistência especializada. Na maioria das vezes, essa é a melhor opção para a limpeza da câmera e seus acessórios.

Evite usar qualquer forma de limpeza mais bruta sem acompanhamento especializado. Esses produtos mais fortes podem danificar o seu equipamento.

Todos os produtos e acessórios citados nessa lista podem ser encontrados em lojas especializadas em fotografia. Procure adquirir produtos de marcas reconhecidas e com procedência para evitar danos ao seu equipamento.

Agora que você já compreendeu como limpar a lente da câmera sem danificá-la, aplique essas dicas em seu dia a dia como fotógrafo. Siga essas sugestões a risca e mantenha seus equipamentos fotográficos sempre a salvo.

Você conhece outras formas ou dicas sobre como limpar a lente da câmera? Compartilhe suas experiências abaixo e ajude a enriquecer esse conteúdo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Luciano Diz

    Na verdade o pano recomendado para limpeza não é o de algodão mas sim de microfibra. A zeiss tem ótimos panos pra limpeza. O problema é que são caros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.