Como pedir permissão para fotografar pessoas

0 890

Vamos considerar a seguinte hipótese: você comprou uma câmera nova e quer sair explorando os ambientes e pessoas com o seu novo equipamento fotográfico. Seja em uma viagem, na cidade em que mora, ou na própria rua de casa, as chances de você trombar pessoas interessantes e que possam ser fotografadas são grandes. Se a sua maior dúvida é se deve pedir permissão para fotografá-las, ou se pode simplesmente retratar as múltiplas faces de uma população, não se preocupe: esse é um dos principais questionamentos de muitos fotógrafos.

Saber as “regras” nesse sentido é muito importante para você não se envolver em nenhum problema, principalmente se estiver a viagem em uma localização longe de onde você está acostumado a sair.

A palavra “regras” ficou entre parênteses porque não há leis que determinem regras específicas para o trabalho do fotógrafo nesse sentido. Sendo assim, selecionamos alguma boas condutas para você não sofrer nenhuma represália, ou desconforto na sua missão fotográfica.

Sempre peça permissão se a pessoa for o assunto principal da sua fotografia

Sempre é bom se colocar no lugar da outra pessoa. Se você fosse ter um destaque em uma fotografia que pode ser mostrada a todos, você gostaria de saber, não é mesmo? Então faça isso com o seu modelo, mesmo se você encontrá-lo na rua na hora da fotografia. Explique quais são as suas intenções e se ele se importaria em posar para a sua câmera fotográfica. Se estiver tudo bem, é só disparar!

fotografar pessoas

Se os modelos forem coadjuvantes, não há necessidade de pedir permissão para fotografar pessoas

Não nos parece muito lógico pedir permissão para cada pessoa que for aparecer em uma fotografia. Se você fosse tirar uma fotografia turística, por exemplo, é inevitável que alguns personagens apareçam como coadjuvantes.

fotografar pessoas

Pedir permissão para fotografar pessoas pode significar coisas diferentes em situações diferentes

Na maioria das vezes, preparar a câmera e sorrir para a pessoa que será fotografada já basta. Em outras situações, você vai precisar conversar com o possível modelo e tentar convencê-lo. Vai ter situações que será preciso até preparar um documento escrito. Qual desses tipos de permissões você vai precisar, vai depender do momento e do feeling que você tiver com a pessoa que será fotografada – mas nada que uma boa conversa e tentar conhecer os personagens da foto não resolvam.

O que fazer se eu não tiver a permissão?

Se você não tiver a permissão de fotografar alguém, ou se você sentir que essa pessoa não está confortável para ser retratada, só lhe resta parar, agradecer e partir para outra.

Em algumas culturas, as pessoas apenas dizem “sim” para serem educadas e não necessariamente porque aceitam fazer algo. Se você sentir isso, respeite e procure a próxima personagem.

Em caso de viagens, pesquise e saiba o que é aceitável na determinada cultura

É muito comum ver várias pessoas de fora sem noção nenhuma da cultura do lugar em que elas estão. Como resultado, elas geralmente se vestem e agem de maneira inapropriada, chegando até a irritar os moradores locais por quebrarem alguns dos tabus da comunidade.

Apesar de isso não estar diretamente ligado ao mundo da fotografia, agir inapropriadamente pode gerar um impacto negativo naqueles que você conhece no meio do caminho, acabando até com as chances de fotografar alguém que você considere interessante.

fotografar pessoas

Sorria e mantenha contato visual

Sorrir e manter um forte contato visual com a pessoa que você vai fotografar – antes, durante e depois da sessão de fotos – pode fazer maravilhas. Essas pequenas ações podem te ajudar a conseguir a permissão para fotografar pessoas, além de ajudá-las a relaxar no momento o disparo da câmera.
Demonstre um interesse genuíno na vida da pessoa, no que ela faz e em sua personalidade em si – assim você pode até arrumar um novo amigo.

Se você estiver assistindo a uma performance na qual fotografar é permitido…

Não peça permissão para fotografar pessoas que estejam lá. Se elas estão em um evento no qual a fotografia é permitida, elas, teoricamente, sabem que correm esse risco.

Na hora de fotografar crianças…

O cuidado deve ser mais especial. Os pais, ou responsáveis devem autorizar a produção de imagens de uma criança.

fotografar pessoas

Não viaje em um grupo grande

Se você está em viagem e quer fotografar pessoas, evite ficar em grupos grandes. Isso pode intimidar possíveis modelos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.