Home»Dicas de Fotografia»Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória ou PC?

Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória ou PC?

eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Depois de uma sessão demorada de fotos chega a hora de conferir o trabalho.

Agora imagine se deparar com um cartão de memória vazio, ou quem sabe excluir as fotografias acidentalmente de seu computador?

A maioria dos fotógrafos já passou por esse problema pelo menos uma vez na vida.

Seja por falta de atenção, descuido, falha no cartão de memória ou câmera digital, não importa. Os riscos de perder suas imagens são muitos.

Nessa hora a única coisa na mente é: Como recuperar fotos apagadas? Existe alguma maneira para reduzir as perdas e recuperar as fotografias?

Embora seja algo desesperador, nem tudo está perdido.

A verdade é que ainda é possível recuperar suas imagens ou qualquer outro arquivo excluído do cartão de memória ou HD do computador.

Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso. Mas atenção, é preciso ter certos cuidados para conseguir recuperar fotos apagadas com sucesso. Veja algumas informações importantes a seguir.

Informações úteis para recuperar fotos apagadas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ao clicar em “delete” o arquivo não é excluído do cartão ou HD.

Na verdade, aquele espaço é marcado como vazio, assim sua câmera DSLR ou computador entende que pode gravar novas fotos naquela região.

A perda da foto original só ocorre quando o mesmo espaço for ocupado por outro arquivo.

É como se os arquivos fossem escritos um sobre o outro. Nesse caso, a foto excluída é corrompida e não conseguimos recuperá-la.

Por esse motivo, a primeira coisa a fazer, se deseja recuperar fotos apagadas, é parar de utilizar a mídia de armazenamento imediatamente.

Não capture, nem salve novas imagens em seu cartão de memória, computador ou notebook até que a recuperação seja feita, combinado?

Dito isto, abaixo estão dois aplicativos para recuperar fotos apagadas de seu computador, câmera e cartão de memória. Veja as opções abaixo, descubra qual delas melhor atende sua necessidade e siga o passo a passo.

Photorec

O Photorec é um dos softwares mais simples e fáceis de usar. Basta clicar aqui para fazer o download e executar em seu computador, não é preciso instalá-lo.

Passo 1: Antes de executar o programa, extraia os arquivos para uma pasta em seu computador. Pode ser o Desktop ou área de trabalho, por exemplo.

Passo 2: Em seguida, clique duas vezes no ícone do programa (photorec_win).

O programa lista todas as unidades de armazenamento conectadas em seu computador. Por isso, certifique-se que o cartão de memória já esteja inserido ou a câmera digital conectada via USB.

Passo 3: Selecione o disco que deseja acessar na lista. Use o tamanho do disco para identificá-lo e as setas de direção para navegar entre as opções. Depois clique em “Enter”.

Passo 4: Agora o Photorec exibe as partições do disco selecionado. Deixe selecionada a opção padrão e clique em “Enter” novamente.

Passo 5: Nessa tela não é preciso alterar valores. Porém, nos itens “Options” e “File Opt” é possível ajustar configurações do programa e selecionar as extensões dos arquivos a serem recuperados.

Passo 6: Selecione agora o tipo de partição. Caso não saiba qual opção escolher, deixe na configuração padrão selecionada pelo Photorec e clique em “Enter”.

Passo 7: Na opção seguinte o Photorec apresenta duas opções: Free e Whole. Na primeira o programa varre apenas os espaços em branco no disco. Já na segunda todo o dispositivo será buscado na procura por arquivos deletados.

Passo 8: Para finalizar escolha a pasta em seu computador onde as imagens recuperadas serão salvas. Por padrão, o Photorec salvará as fotografias na pasta onde estão os arquivos do programa, mas você pode indicar um local diferente.

Passo 9: Após isso pressione a tecla “C” de seu teclado para iniciar a recuperação. Quando finalizada, o Photorec exibe na tela a quantidade de arquivos recuperados.

Para acessá-los visite a pasta selecionada no passo 8. Se deixou os valores no padrão do programa, acesse a pasta “recuper_dir” dentro da pasta do Photorec.

Pronto, suas imagens foram recuperadas!

OBS.: Caso as imagens não sejam encontradas na opção “Free” do passo 7, experimente usar a busca “Whole”. Mas nesse caso, os arquivos podem estar corrompidos.

FreeUndelete

Essa é mais uma forma para recuperar fotos apagadas e evitar dores de cabeça. Acesse esse link para baixar o programa e instale em seu computador.

Passo 1: Certifique-se que o disco a ser recuperado esteja conectado em seu computador. Em seguida, inicie o programa.

Passo 2: No retângulo a esquerda, selecione o disco a ser analisado. Se for preciso, confirme a unidade acessando a opção Computador > Dispositivos e mídias em seu computador.

Passo 3: Após selecionar a unidade para recuperar fotos apagadas, clique no botão “Rescan” acima da lista dos dispositivos.

Passo 4: Na tela a direita, selecione a pasta para salvar as fotos recuperas. Escolha a pasta correta na opção “Undelete selected files to”.

Passo 5: Depois selecione as imagens a serem recuperadas e clique em “Undelete”. A cada foto recuperada, clique em “OK” para recuperar o próximo arquivo.

O tempo para recuperar fotos apagadas com o FreeUndelete pode variar. Esse período vai depender do tamanho das fotografias a serem recuperadas.

Pronto, você conseguiu recuperar fotos apagadas de seu dispositivo. Acesse a pasta selecionada no passo 4 e veja as imagens.

OBS.: Nas opções “Filter found files” e “Filter found folders” você pode filtrar a busca por tipo de arquivos ou pastas do dispositivo, respectivamente. Se não deseja usar esses filtros deixe os valores padrões, ou clique no botão “Clear filter” para removê-los.

Esses dois programas podem ajudá-lo a recuperar fotos apagadas e diminuir os prejuízos. Se eles foram úteis para você ou ficou alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo.

No entanto, não deixe de encontrar formas para evitar passar por situações como essas. Uma boa alternativa é investir no backup de fotos, de preferência na nuvem. Deste modo, as chances de perder arquivos e horas de trabalho diminuem muito.

Leia o artigo Como fazer backup de suas fotos com baixo investimento e descubra formas para proteger seu trabalho sem investir muito.

Post anterior

Coletivo Olho de Vidro "canta a pedra" e difunde a fotografia em Ouro Preto

Próximo post

Arte Contemporânea: Estilhaços imagéticos de uma contemporaneidade tensionada