A fotografia colorida é algo que está presente nas nossas vidas cotidianamente. Mas você sabe como a fotografia surgiu? Mais especificamente, você sabe como a fotografia colorida surgiu? Caso não, acompanhe este post e saiba tudo sobre o assunto. Boa leitura!
O que é a Fotografia Colorida?
A palavra fotografia é de origem grega e significa algo como desenhar com luz e contraste. Inicialmente, esse “desenho” só era possível em preto e branco. Algo que, consequentemente, tornava uma tarefa difícil visualizar fielmente cenários, pessoas e objetos.
Com o constante desenvolvimento das câmeras fotográficas, surgiu a fotografia colorida. De início, as cores não retratavam fielmente os cenários, pessoas e objetos. Contudo, em virtude do avanço tecnológico, se tornou possível resultados mais ricos em cores e nitidez. Assim, se chegou ao resultado que conhecemos atualmente em formatos cada vez mais claros e compactos.
Como surgiu a Fotografia Colorida
A criação da fotografia não se deve ao trabalho intelectual de uma única pessoa. Isso porque diversos indivíduos deram sua colaboração no processo ao longo da história. Seja pensando na origem da fotografia como nos necessários processos de aprimoramento.
Evolução do conceito
Fato é que estamos falando de um conceito que está há milhares de anos no conhecimento humano. A saber, os princípios que fundamentam a câmara escura (uma das bases para a criação da fotografia) datam do século V a.C.
Em 1604, o cientista italiano Angelo Sala constatou que um composto de prata escurecia depois da exposição ao sol. Com isso, ele acreditava que o calor era responsável por esse fenômeno. Mais tarde, em 1724, Johann Heinrich Schulze verificou que o que ocorria, de fato, era que a prata halógena se convertia em prata metálica, fazendo com que o composto escurecesse.
Após essas descobertas, em 1826, o francês, Joseph Nicéphore Niépce produziu o que se considera a primeira fotografia. Na época, para a formação da imagem, foram necessárias oito horas de exposição solar. Nesse sentido, a fotografia se formou sobre uma superfície de estanho e um derivado de petróleo fotossensível.
Mais tarde, Daguerre, outro inventor francês, conseguiu reduzir o tempo de revelação da fotografia de horas para alguns minutos por meio do vapor de mercúrio.
No início, as cores vieram da… batata?
Inicialmente, as fotografias eram em preto e branco. A partir do século XIX, ocorreram diversas tentativas para se obter imagens coloridas, mas sem resultados satisfatórios. Principalmente, porque as cores não fixavam na fotografia ou desapareciam rapidamente.
Em 1861, o físico James Clerk Maxwell conseguiu obter a primeira fotografia colorida permanente. Apesar da Kodak popularizar a comercialização das câmeras fotográficas em 1888, só em 1907 os filmes coloridos chegaram ao mercado.
As primeiras fotografias coloridas surgiram a partir de pequenos grãos de fécula de batata. Nesse processo, eles precisavam ser tingidos em quatro tons: vermelho, laranja, verde e azul-violeta.
Evolução da Fotografia Colorida
Após o advento da fotografia colorida, ainda ocorreram diversos aprimoramentos nas câmeras fotográficas. O principal deles foi a câmera digital, a qual surgiu em 1990. Novamente a Kodak era quem estava por trás de mais essa novidade.
No início, o preço de uma câmera digital da Kodak era muito alto. Apenas dez anos mais tarde, esse tipo de câmera se tornou um produto de consumo em massa, uma vez que as tecnologias foram tornando-se cada vez mais acessíveis à população.
O surgimento da câmera digital, sua popularização e o advento de novas tecnologias foram o ponto-chave para o aparecimento e aprimoramento de outros aspectos relevantes ao mundo da fotografia.
Atualmente, é possível arquivar um alto volume de imagens no computador ou na nuvem – diminuindo as chances de perdê-las ou até mesmo que elas percam a qualidade com a passagem do tempo, capturar imagens de alta qualidade com celulares, editar luz, contraste, cores e outros detalhes com o auxílio de softwares e enviá-las por e-mail ou qualquer outro tipo de canal de comunicação.
Como é criada a Fotografia Colorida atualmente?
Ao capturar uma imagem por meio de uma câmera digital, a luz que adentra a câmera se transforma em cargas elétricas que se convertem em uma imagem colorida. Para isso, as partículas de luz atravessam o conjunto de lentes das câmeras e o diafragma, que é o dispositivo responsável por controlar a quantidade de luz que atravessa as lentes.
Após passar por esse conjunto de lentes, a luz se reflete em um espelho que a direciona até o visor. Se o fotógrafo verificar que a imagem observada está da forma desejada, ele aperta um botão e a captura. Nesse momento, ao invés de a imagem ser refletida pelo espelho, abre-se o obturador e a luz entra e chega até o sensor eletrônico que a converte em imagem digital colorida.
Isso é possível pois o sensor possui diversos outros pequenos sensores de luz. Esse conjunto de sensores funcionam como uma espécie de filtro de cores, pois cada um deles absorve um determinado tipo de cor, sendo elas o verde, o vermelho e o azul.
A partir daí, as cores são convertidas em uma linguagem binária, que é como o aparelho conseguirá interpretar a informação proveniente dos sensores. Essa linguagem é convertida em pixels coloridos que formam a imagem digital que vemos.
As vantagens da Fotografia Colorida
A seguir, conheça as principais vantagens da fotografia colorida:
- Maior riqueza de detalhes no contraste;
- Transmissão potencializada de significado, sentimentos e sensações com o o uso de diferentes tons;
- Retrato mais fidedigno da realidade;
Concluindo…
Como você pôde perceber, a fotografia colorida traduz o empenho de diversas pessoas. É incrível pensar que hoje, em fração de segundos, uma imagem surge a partir do complexo processo descrito. Processo esse, aliás, que simbolza anos de intensas pesquisas e experiências.
E então, o que você achou deste conteúdo? Você sabia como surgiu a fotografia colorida? Deixe nos comentários!