Como Surgiu a Fotografia Colorida

0 4.103

A fotografia colorida é algo que está presente nas nossas vidas cotidianamente. Mas você sabe como a fotografia surgiu? Mais especificamente, você sabe como a fotografia colorida surgiu? Caso não, acompanhe este post e saiba tudo sobre o assunto. Boa leitura!

O que é a Fotografia Colorida?

A palavra fotografia é de origem grega e significa algo como desenhar com luz e contraste. Como será apresentado a seguir, inicialmente, esse “desenho” era feito apenas em preto e branco, não sendo possível visualizar fielmente os cenários, pessoas e objetos.

Com o passar do tempo e o constante desenvolvimento das câmeras fotográficas, foi possível obter a fotografia colorida. Inicialmente, as cores não retratavam fielmente os cenários, pessoas e objetos, mas com o avanço da tecnologia e o advento de câmeras fotográficas cada vez mais modernas, foi possível obter resultados incríveis e muito ricos em cores, resultando nas fotografias coloridas que conhecemos atualmente.

Como surgiu a Fotografia Colorida

Como Surgiu a Fotografia Colorida | Blog eMania Foto Vídeo

A criação da fotografia não se deve ao trabalho intelectual de uma única pessoa, mas sim de diversos indivíduos que colaboraram de alguma forma ao longo de toda história para que a fotografia fosse originada e aprimorada.
Os princípios que fundamentam a câmara escura, uma das bases para a criação da fotografia, são datados desde o século V a.C. Em 1604, o cientista italiano, Angelo Sala, constatou que um composto de prata escurecia ao ser exposto ao sol, de modo que ele acreditava que o calor era responsável por esse fenômeno.

Mais tarde, em 1724, Johann Heinrich Schulze verificou que o que ocorria de fato era que a prata halógena se convertia em prata metálica, fazendo com que o composto escurecesse.

Após essas descobertas, em 1826, o inventor francês, Joseph Nicéphore Niépce, conseguiu produzir o que foi considerado a primeira fotografia. Para a imagem ser formada, foram necessárias oito horas de exposição solar. A fotografia se formou sobre uma superfície de estanho, a qual continha um determinado derivado de petróleo fotossensível.

Mais tarde, Daguerre, outro inventor francês, conseguiu reduzir o tempo de revelação da fotografia de horas para alguns minutos por meio do vapor de mercúrio.

Inicialmente, as fotografias eram em preto e branco e, a partir do século XIX, ocorreram diversas tentativas para se obter imagens coloridas, mas elas não apresentavam resultados satisfatórios, tendo em vista que as cores não fixavam a fotografia ou desapareciam rapidamente.

Foi então que, em 1861, o físico James Clerk Maxwell conseguiu obter a primeira fotografia colorida permanente. Apesar da Kodak popularizar a comercialização das câmeras fotográficas em 1888, foi apenas em 1907 que os filmes coloridos chegaram ao mercado.

As primeiras fotografias coloridas eram feitas a partir de pequenos grãos de fécula de batata, os quais eram tingidos nas cores vermelho, laranja, verde e azul-violeta

Como Surgiu a Fotografia Colorida | Blog eMania Foto Vídeo

Evolução da Fotografia Colorida

Após o advento da fotografia colorida, ainda ocorreram diversos aprimoramentos nas câmeras fotográficas. O principal deles foi a câmera digital, a qual surgiu em 1990. Novamente a Kodak era quem estava por trás de mais essa novidade.

No início, o preço de uma câmera digital da Kodak era muito alto. Apenas dez anos mais tarde, esse tipo de câmera se tornou um produto de consumo em massa, uma vez que as tecnologias foram tornando-se cada vez mais acessíveis à população.

O surgimento da câmera digital, sua popularização e o advento de novas tecnologias foram o ponto-chave para o aparecimento e aprimoramento de outros aspectos relevantes ao mundo da fotografia.

Atualmente, é possível arquivar um alto volume de imagens no computador ou na nuvem – diminuindo as chances de perdê-las ou até mesmo que elas percam a qualidade com a passagem do tempo, capturar imagens de alta qualidade com celulares, editar luz, contraste, cores e outros detalhes com o auxílio de softwares e enviá-las por e-mail ou qualquer outro tipo de canal de comunicação.

Como é criada a Fotografia Colorida atualmente?

Ao capturar uma imagem por meio de uma câmera digital, a luz que adentra a câmera é transformada em cargas elétricas que são convertidas em uma imagem colorida. Para isso, as partículas de luz atravessam o conjunto de lentes das câmeras e o diafragma, que é o dispositivo responsável por controlar a quantidade de luz que atravessa as lentes.

Após passar por esse conjunto de lentes, a luz é refletida por um espelho que a direciona até o visor. Se o fotógrafo verificar que a imagem observada está da forma desejada, ele aperta um botão e a captura. Nesse momento, ao invés de a imagem ser refletida pelo espelho, abre-se o obturador e a luz entra e chega até o sensor eletrônico que a converte em imagem digital colorida.

Isso é possível pois o sensor possui diversos outros pequenos sensores de luz. Esse conjunto de sensores funcionam como uma espécie de filtro de cores, pois cada um deles absorve um determinado tipo de cor, sendo elas o verde, o vermelho e o azul.

A partir daí, as cores são convertidas em uma linguagem binária, que é como o aparelho conseguirá interpretar a informação proveniente dos sensores. Essa linguagem é convertida em pixels coloridos que formam a imagem digital que vemos.

As vantagens da Fotografia Colorida

A seguir, conheça as principais vantagens da fotografia colorida:
• Maior detalhamento por conta do contraste entre as diferentes cores;
• Transmissão de significado, pois, de acordo com a psicologia e a antropologia, cada cor e tonalidade transmite uma série de significados, como sentimentos e sensações;
• Fiel retratação da realidade, pois é possível capturar uma imagem com todos os detalhes e cores que ela possui.

Concluindo…

Como você pôde perceber, a fotografia colorida é resultado do empenho de diversas pessoas que se dedicaram ao desenvolvimento e aprimoramento da câmera fotográfica. É incrível pensar que hoje, em fração de segundos, uma imagem é capturada a partir do complexo processo descrito acima, o qual é resultado de anos de pesquisas.

E então, o que você achou deste conteúdo? Você sabia como surgiu a fotografia colorida? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.