O que é a Fotografia Hoje em dia?

0 5.272

A criação da fotografia não pode ser atribuída a uma única pessoa, visto que diversos indivíduos contribuíram para seu desenvolvimento. Até os dias de hoje, é possível notar que as técnicas e ferramentas de fotografia continuam sendo aprimoradas. Desse modo, é possível se perguntar: o que é a fotografia hoje em dia?

Será que as constantes modificações nas técnicas e formas de se fotografar ao longo do tempo modificaram seu conceito?

Se você é fotógrafo profissional ou um fotografo amador, ou simplesmente um amante da fotografia e deseja conhecer mais sobre o assunto, confira este post e saiba mais sobre o tema. Boa leitura!

O que é Fotografia  nos dias de Hoje ?

O que é a Fotografia Hoje?

De acordo com o fotógrafo Rodolfo Santos, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, “a tecnologia alterou muitos processos na obtenção de imagens, mas não alterou a essência da fotografia”, uma vez que a última eterniza um determinado momento através da visão artística e técnica do fotógrafo.

Nesse sentido, a fotografia hoje possui o mesmo significado que apresentava desde seus primórdios. Apenas o processo de obtenção e o resultado final se modificou e isso é constatado ao longo de toda a história da fotografia, a qual já passou por diversos aprimoramentos, como a introdução das imagens coloridas e filmes fotográficos, por exemplo.

Por outro lado, a fotografia, ou apenas imagem, é utilizada há muito tempo para fins não artísticos também, como recurso de pesquisa e análise, para registro de provas em uma investigação criminal, como uma ferramenta de marketing e até mesmo um meio de interação entre as pessoas através das redes sociais.

Sendo assim, seja qual for o conceito de fotografia, ela sempre está vinculada ao registro visual de alguém, alguma coisa ou determinado momento e pode ser utilizada para diversos fins.

O que é Fotografia  nos dias de Hoje ?

Impacto social e econômico

O avanço tecnológico, a popularização das câmeras fotográficas e smartphones com câmeras cada vez mais potentes e a disponibilização de cursos na internet com valores mais baixos e conteúdos grátis tornaram mais acessível aprender a fotografar e adquirir equipamentos fotográficos.

Isso resultou em uma maior inclusão, tendo em vista que pessoas que antes não tinham condições financeiras de contratar um profissional ou de obter algum equipamento de captura de imagem, pudessem adquiri-los e passassem a registrar momentos especiais ou até mesmo sua visão sobre o mundo.

Mesmo pessoas que tinham acesso à câmera fotográfica e possuíam condições de contratar um fotógrafo profissional, não o faziam com tanta frequência como hoje, pois a câmera de um celular é mais acessível que uma câmera fotográfica, já que esse dispositivo é compacto e passa o dia inteiro conosco.

Quanto à contratação de fotógrafos profissionais, com a maior facilidade em aprender e ingressar nesse ramo, hoje em dia há diversos perfis de fotógrafos, os quais podem atender a distintos públicos e tornar mais acessível e frequente a demanda por fotógrafos profissionais.

A Globalização e a Fotografia

O mercado, as relações políticas, a informação, a arte e as interações pessoais estão cada vez mais globalizadas e as fotografiaspode contribuir com isso ou até mesmo ser parte de um mercado internacional. Por exemplo, atualmente é possível vender e comprar fotografias de stock em sites de bancos de imagens internacionais.

Se pensarmos nas fotografias enquanto arte ou instrumento pelo qual é possível divulgar expressões artísticas de outros países, hoje em dia é possível conhecer trabalhos de artistas internacionais sem sair de casa, tornando mais acessível o acesso à cultura.

A fotografia também contribui com a globalização no sentido de facilitar que as pessoas possam conhecer diversos locais, expressões culturais, hábitos, pontos turísticos, dentre outros, sem sair de casa.

Por meio do Google Maps, por exemplo, é possível visitar ruas de outros países apenas com alguns cliques, visto que o Google capturou imagens de diversas partes do mundo por meio de satélites.

o-que-e-a-fotografia-hoje-em-dia-blog-emania-1-1-1024x1024-5317800

Avanço Tecnológico e como ele afetou a Fotografia

Como mencionado anteriormente, a tecnologia empregada para fotografar resultou em um impacto socioeconômico. No entanto, além desse impacto, a tecnologia contribui de diversas outras maneiras para o segmento fotográfico.

Com o advento das câmeras fotográficas modernas, foi possível obter imagens físicas mais rapidamente sem a necessidade de revelá-las, dispor de recursos fotográficos mais sofisticados e obter maior qualidade nas imagens, por exemplo.

A seguir, veja os estilos mais comuns atualmente:

• Fotografia Aérea
• Fotografia de Arquitetura
• Fotografia Documental
• Fotografia de Moda
• Fotografia de Comida
• Fotografia de Paisagem
• Fotografia de E xposição noturna
• Fotojornalismo
• Fotografia conceitual (fine art)
• Fotografia de Retrato
• Fotografia de Rua
• Fotografia da Vida Selvagem

Além desses estilos, atualmente um tipo de fotografia muito comum são as selfies, as quais são capturadas pelas câmeras frontais de smartphones e comumente publicadas nas redes sociais. Além disso, outro estilo de fotografia que está muito vinculado ao avanço da tecnologia são as fotos panorâmicas, as quais possibilitam que as pessoas possam capturar uma imagem com uma dimensão maior do que a câmera consegue captar ao estar imóvel. Ademais, há as imagens que podem ser capturadas por drones, as quais são capazes de captar imagens de diversos ângulos.

Para conhecer um pouco mais sobre alguns dos estilos de fotografias mencionados aqui, confira o nosso post “Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer”. Nele você poderá saber de forma mais aprofundada a respeito de cada um dos estilos listados acima.

O que é a Fotografia Hoje em dia?

Concluindo…

Como você pôde perceber ao longo deste post, a fotografia pode dispor de diversos conceitos, mas todos eles estão de alguma forma relacionados ao registro visual de alguma coisa, independente do fim para o qual servirá.

A forma com que fazemos fotografia e nos relacionamos com ela foi modificada profundamente com o avanço da tecnologia, o qual aprimorou recursos fotográficos e tornou mais acessível às câmeras e o conhecimento sobre como utilizá-las.

Além disso, neste post pudemos perceber como as fotografias contribui para o mundo globalizado que vivemos hoje em dia e como o próprio mercado de fotografias se beneficia da globalização a partir de sites de banco de imagens internacionais.

Por fim, foi possível conhecer um pouco sobre os principais gêneros de fotografar e quais estilos novos estão surgindo com o avanço da tecnologia.

E então, o que você achou deste conteúdo sobre o que é fotografia hoje? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.