Os 15 Melhores Gêneros de Fotografia que você precisa conhecer

0 10.348

Na era do telefone inteligente, onde estamos constantemente filmando e compartilhando fotografias em qualquer lugar; todos estão expostos à fotografia e às imagens visuais de uma forma ou de outra. Se estamos olhando fotos de amigos nas mídias sociais, grandes outdoors ou campanhas publicitárias em lojas locais de departamentos; A fotografia é usada para comunicar uma mensagem ou contar uma história ao espectador.

Podemos estar fotografando todos os dias, mas quantos de nós conhecemos os diferentes estilos de fotografia que inspiraram os fotógrafos? Compreender os diferentes estilos ou gêneros de fotografia é fundamental para desenvolver nosso conhecimento na área e também para obter uma visão de onde nossa fotografia se encaixa.

Vamos ver os 15 principais gêneros de fotografia dos quais podemos nos inspirar:

Fotografia Aérea

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Assim que o nosso voo decolar, adoramos fotografar a cena da paisagem ou da cidade abaixo, o que nos dá a vantagem de tirar uma foto de cima. Então, as imagens capturadas acima são conhecidas como fotografia aérea. O fotógrafo e balonista francês, Gaspar Felix Tournachon, tirou a primeira fotografia aérea em 1858. Experimentou por três anos antes de produzir a fotografia. Ele havia capturado a aldeia francesa, Petit-Becetre, de um balão de ar quente, a 80 metros do chão.

Fotografia de Arquitetura

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Capturar uma forma, forma ou cor interessante da estrutura pode ser visualmente atraente. Portanto visuais de edifícios que são interessantes se enquadram neste gênero. Podemos incluir interiores ou exteriores de edifícios e até mesmo um elemento interessante do design. Os dois aspectos desafiadores para fotógrafos ao fotografar edifícios são: Iluminação e distorção da imagem.

Você tem apenas luz natural enquanto captura a fachada do edifício e você tem que fazer o melhor uso para realçar o aspecto glamouroso. Quando há linhas horizontais e verticais no prédio, suas imagens aparecem distorcidas. Apenas com o equipamento correto acoplado com ângulos retos você pode evitar o obstáculo.

Fotografia Sincera

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Este é um gênero muito popular de fotografia. Momentos capturados espontaneamente como eles acontecem é conhecido como fotografia sincera candid photography”. Os assuntos geralmente não são conscientes do fotógrafo, então eles parecem muito relaxados. A fotografia de casamento é um exemplo perfeito deste estilo de fotografia.

Uma dica: use um zoom longo ao capturar momentos sinceros. Isso ajudará seus assuntos a serem mais relaxados e naturais, já que eles não saberão se você os fotografou.

Fotografia Documental

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Imagens manuais que formam uma história fotográfica estão sob este estilo. Trata-se de um assunto particular ou uma história que um fotógrafo quer destacar. Todas são imagens objetivas e podem ser sobre guerra, questões sociais, ciência e assim por diante. Quando você está narrando eventos significativos, por exemplo, a vida de uma celebridade ou de um esportista, planeje passar algum tempo com a pessoa; bate-papo; ouça e capture o que vem naturalmente. Tente capturar detalhes e deixe suas fotos contarem uma história. Não tente fotografar algo que não faz parte de sua vida.

Fotografia de Moda

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Normalmente usado para vender algo, esse tipo de fotografia atrai os clientes ao glamourizar o produto. Eles são geralmente muito criativos e visualmente muito interessantes e podem ser tomados em qualquer local, como um estúdio, um apartamento, um edifício degradado ou em qualquer lugar ao ar livre.

Um fotógrafo de moda deve sempre se preparar com antecedência. Neste gênero de fotografia, a localização, iluminação, maquiagem, estilistas e o modelo desempenham um papel significativo. No entanto, você também deve estar aberto a ideias e sugestões, pois envolve muito trabalho em equipe.

Fotografia de Comida

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Quer estejamos compartilhando uma imagem de comida servida em um restaurante ou em nossa mesa de jantar, quase todo mundo parece estar nisso hoje. Esse tipo de fotografia é usado por restaurantes, sites ou blogueiros para atrair clientes para tentar vender seus produtos.

Uma dica: Um dos fatores mais importantes na fotografia de alimentos é usar a luz natural. Lembre-se sempre de desligar o flash da câmera. É um grande “não” nesse estilo de fotografia. Quando você usa flash, muitos elementos indesejados são capturados. Por exemplo, sua comida pode parecer gordurosa e as cores reais ficam desbotadas.

Fotografia de Paisagem

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Este é um dos tipos mais populares de fotografia, pois pode retratar um cenário ou até mesmo mostrar um impacto da mudança ambiental. Nós todos amamos capturar uma bela paisagem quando vemos uma. No entanto, precisamos aguardar a luz certa para capturar esse momento perfeito.

Além disso, ao fotografar uma paisagem, se você quiser uma imagem nítida, use um tripé que ajudará a eliminar a vibração da câmera fotográfica. Usando uma velocidade de obturador longa pode dar-lhe a foto perfeita. Por exemplo, se você estiver capturando as ondas, ela se transformará em um branco suave e as nuvens em movimento ficarão ralas.

Fotografia de Exposição Noturna

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

É uma ótima maneira de capturar como o mundo se transforma após o anoitecer. Este tipo de fotografia requer um bom conhecimento de como usamos luz, velocidade do obturador e abertura. Esses tipos de fotos são interessantes, pois o espectador consegue ver alguns aspectos incomuns que não podem ser vistos a olho nu. Para tirar essas fotos, é imperativo estar confortável com o modo manual de nossa câmera e implementar as configurações corretas.

Fotojornalismo

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Esta fotografia é semelhante ao gênero documentário. A única diferença aqui é que um fotógrafo captura eventos ao vivo como e quando acontece e informa o mundo sobre isso. Exemplos desse estilo de fotografia é o que vemos todos os dias em jornais, revistas etc.

O fotojornalismo não é sobre a filmagem de eventos inesperados, mas sobre a captura de momentos inesperados em eventos planejados. É um jornalismo sério e uma pessoa precisa planejar o direito de estar no lugar certo e na hora certa.

Fotografia Conceitual / Fine Art

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Imagens que contam uma história vêm sob esse gênero. Em termos de fotografia conceitual / fine art, podemos criar nossa própria ficção com personagens em ambiente inventado. No entanto, o fotógrafo precisa ter uma visão de como será sua imagem, já que esse gênero é uma emoção, uma ideia ou uma mensagem. O fotógrafo tenta transmitir uma mensagem através de sua imagem.

Fotografia Retrato

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Capturar os humores e expressões das pessoas é um assunto intrigante para os fotógrafos. Eles podem ser imagens em close-up, retratos corporais, etc. Normalmente, o rosto é o foco deste tipo de fotografia. Ao tirar um retrato, o fotógrafo deve garantir que o rosto do sujeito esteja nítido e focado, especialmente nos olhos. A pose do sujeito também deve ser lisonjeira. Para capturar as expressões naturais de uma pessoa, o fotógrafo deve aliviar o clima fazendo uma piada ou duas.

Fotografia do Esporte

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Esta categoria envolve aproximar-se da ação em uma configuração muito rápida e cheia de ação. Os eventos esportivos são capturados com lentes muito longas, como costumamos ver os fotógrafos durante um evento.

Uma dica: use sempre um alto ISO. Aumentar o ISO na sua câmera permitirá que você fotografe com uma velocidade de obturador mais alta; conseqüentemente, dando-lhe o disparo perfeito. Tente ser original e obter algo diferente obtendo fotos diferentes de ângulo.

Fotografia de Rua

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Capturar a vida cotidiana comum em espaços públicos ou a vida como acontece é conhecida como fotografia de rua. É muito semelhante à fotografia sincera, mas o fotógrafo documenta o espaço público como ele o vê.

Um fotógrafo de rua não deve apenas olhar para os pontos turísticos mais populares, mas deve tentar algumas cenas da vida real, juntamente com algumas imagens por trás das cenas. Eles devem ser observadores sobre cada pequeno aspecto ao seu redor. Assim que eles virem uma história, eles não devem hesitar em capturar o momento.

Fotografia de Guerra

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Capturar imagens de conflitos em áreas devastadas pela guerra enquadra-se neste gênero. Fotógrafos de guerra geralmente colocam sua vida em perigo para cobrir o evento. Fotografia de guerra pode até documentar as conseqüências da guerra.

Um fotógrafo de guerra deve sempre simplificar o kit de fotografia, já que ele não deve se incomodar com a troca de lentes, etc. O transporte de equipamentos pesados ​​também é um grande “não”, pois pode haver circunstâncias em que ele ou ela ficará melhor com menos equipamentos.

Fotografia da vida selvagem

Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer

Este é um tipo de fotografia muito desafiador, pois pode ser difícil capturar animais em seu próprio habitat. Esse estilo requer habilidades técnicas adequadas e precisa ser planejado de acordo. Na fotografia da vida selvagem, você precisa estar absolutamente confortável com as configurações da sua câmera. Se você não for rápido o suficiente, você pode perder a foto perfeita.

A chave para tirar uma boa fotografia é ir em frente e se divertir enquanto você fotografa. Suas fotos vão falar por si, não importa qual gênero você escolher.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.