Escolhendo a melhor Lente para Fotografia de Paisagem

4 4.426

Se você é um fotógrafo de paisagens, você se preocupa com lentes. Isso é verdade mesmo se você não sabe que é verdade – uma boa lente é, sem dúvida, a peça mais importante do equipamento que você pode possuir. É um ditado comum, e quase totalmente preciso, que as lentes importam mais do que a sua câmera. Então, qual seria a melhore Lente para Fotografia de Paisagem e como escolher as lentes certas para as suas necessidades? Este artigo aborda algumas das considerações mais importantes.

Por que sua Lente é importante para a Fotografia de Paisagens

Se você quiser ver o que torna as lentes tão importantes na fotografia de paisagens, veja as fotos abaixo:

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
Câmera Nikon D800E + Lente Nikon 20 mm f/1,8 @ 20 mm, ISO 100, 1/4, f / 16,0
Grande angular, de perto.
Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
Câmera Nikon D800E +Lente Nikon 70-200mm f / 4 @ 70mm, ISO 100, 0,6 segundos, f / 16,0
Imagem uma Lente Telefoto da mesma paisagem, mas de pé mais atrás.

Leva um momento para reconhecer que esta é exatamente a mesma paisagem . Além de diferenças na luz , eu só mudei duas coisas aqui: minha posição de câmera e minha lente. Essas mudanças foram suficientes para levar a duas fotos com composições e aparências diferentes.

Com uma lente grande angular (a primeira foto), eu tive que estar muito perto da árvore para capturar uma composição interessante. As montanhas, no entanto, são pequenas em comparação, e isso era impossível de evitar com essa distância focal da paisagem e das lentes.

Na segunda foto, porém, as montanhas ocupam quase toda a altura da imagem. É uma diferença clara. Capturei a segunda perspectiva afastando-me e aproximando o zoom com a minha lente telefoto. As duas imagens são noite e dia.

As lentes são importantes porque mudam a maneira como você compõe suas fotografias. Cada lente tem seu próprio jeito de “ver” o mundo, exatamente como os exemplos acima demonstram. Ângulos largos permitem enfatizar elementos diferentes em comparação com teleobjetivas, e outros aspectos de uma lente – coisas como peso, desempenho de reflexo, abertura máxima e nitidez – também podem ser importantes para o tipo de paisagem que você tira.

Quando você decide fotografar uma paisagem, o primeiro passo é imaginar a imagem final na sua mente (visualização). Quais elementos do quadro você deseja enfatizar mais e como planeja fazer isso? Visualize exatamente como a foto final ficará. Faça tudo ao seu alcance para tornar essa visão uma realidade.

As lentes estão ao seu alcance . Eles têm um impacto vasto e fundamental nas suas fotos, e o uso adequado das lentes é uma das melhores ferramentas que você tem para contar sua história.

Procurando a melhor Lente de Fotografia de Paisagem

Não há dois fotógrafos que tenham as mesmas preferências de lente, o que significa que o conceito de “melhor lente” para fotografia de paisagem varia de pessoa para pessoa. Não é como se a lente mais nítida do mercado fosse a lente perfeita para todos os fotógrafos. Talvez seja muito pesado ou não precise de filtros. Talvez você esteja mais interessado em uma teleobjetiva em primeiro lugar.

É por isso que os fabricantes de lentes têm centenas de opções diferentes no mercado atualmente. Eles anunciam novos a cada ano, e mais escolhas são sempre bem-vindas.

Quando você está escolhendo uma lente, pergunte-se por que essa lente existe em primeiro lugar. O que faz que os outros no mercado não possam? Às vezes, duas lentes podem parecer muito semelhantes, mas na verdade têm audiências pretendidas muito diferentes.

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem

Por exemplo, um zoom de lente 70-200mm f/4 e um zoom de 70-200mm f/2.8 estão longe de serem intercambiáveis. Mesmo se ambos tiverem a mesma qualidade ótica, haverá diferenças inerentes simplesmente por causa da abertura máxima. A versão f/2.8 se sairá melhor com pouca luz, enquanto a opção f/4 quase sempre pesará e custará significativamente menos. Para fotografia de paisagem, especificamente, você precisa pensar sobre qual desses fatores é mais importante para você. (A resposta padrão seria leve, mas alguns fotógrafos de paisagens consideram a abertura mais ampla útil para paisagens noturnas ou close-ups com menos profundidade de campo.)

O mesmo vale para todas as lentes principais de 50 mm no mercado. Eles são destinados a diferentes públicos. Você pode preferir a Lente Sigma 50mm f/1.4 Art, e outra pessoa pode preferir a Lente Canon 50mm f/1.8. Por mais parecidas que pareçam essas duas lentes, elas não são realmente nada parecidas. Um é voltado para peso leve e baixo preço; o outro é destinado a nitidez máxima em aberto, mas é pesado e caro. Se alguém está no seu radar para fotografia de paisagem, há uma boa chance de que o outro não seja.

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
Câmera Nikon D800E + Lente Nikkor 50 mm f / 1.4 @ 50 mm, ISO 100, 1/25, f / 11.0
Eu tirei esta foto com a lente Sigma 50mm f / 1.4 Art . Embora essa lente seja incrivelmente nítida em f / 1.4, ela não é muito melhor do que outras no mercado em pequenas f-stops como f / 8 ou f / 11 – as configurações mais comuns para fotografia de paisagens. Assim, para muitos fotógrafos de paisagens, essa lente é excessiva – inclusive eu.

Não estou dizendo que duas lentes diferentes não podem ser concorrentes. Eu também não estou dizendo que é errado comparar lentes lado a lado se você estiver interessado em ambos.

Em vez disso, minha simples sugestão é que não há motivo para se preocupar com as comparações de lentes quando não se é adequado para o assunto que você está tentando fotografar. Embora eu saiba que a Lente Nikon 85mm f/1.4 é maravilhosa para a fotografia de retrato, eu não deveria me importar se ela é melhor do que a minha qualidade de 70-200mm f/4 em bokeh, porque isso não é relevante para as paisagens que eu tomo. O único propósito de procurar tais comparações é se perder em um nevoeiro da minha síndrome é melhor (ou, cair numa depressão masoquista, minha é pior). Eles não têm relação com a fotografia em si.

A melhor maneira de escolher uma lente é pensar em seus objetivos na fotografia . Olhe em volta para as opções de lentes disponíveis e veja quais são as mais relevantes para o seu próprio trabalho. Leve em consideração todas as variáveis ​​- não apenas a nitidez, especialmente como fotógrafo de paisagens, já que você estará em aberturas na maior parte do tempo. Coisas como qualidade de construção, desempenho de flare, peso, distância focal e capacidade de filtro provavelmente serão mais importantes.

Então, como você descobre qual lente é melhor para suas necessidades? Existem alguns métodos diferentes.

Quais Lentes Fotógrafos de paisagem precisam?

Se você quer fotografar quase tudo no mundo das paisagens, existem quatro lentes diferentes que são especialmente úteis:

14mm f/2.8: Uma lente grande angular de abertura ampla para astrofotografia
16-35 mm f/4: Destinado à gama mais importante de disparos de grande angular
24-70 mm f/4: significado como uma lente circular para comprimentos focais normais
70-200mm f/4: ideal para capturar paisagens distantes e isolar objetos

Os números exatos aqui não são importantes. Você pode cobrir funcionalmente as mesmas paisagens com 16-35mm f/2.8, 50mm f/1.8 e 70-300mm f/4.5-5.6. Você pode cobrir tudo com lentes primárias (14 mm f/2,8, 24 mm f/1,8, 35 mm f/1,8, 50 mm f/1,8, 85 mm f/1,8, 135 mm f/2, 200 mm f/2,8 ou uma amostra menor desses ). Você pode cobrir tudo com um superzoom e uma prime de astrofotografia.

Isso também não quer dizer que você precisa de todas essas lentes, ou mesmo da maioria . Muitos fotógrafos de paisagem não precisam ou querem algo mais do que duas lentes principais, ou um único zoom normal. Por mais de um ano, minha única lente para fotografia de paisagem era um prime de 105 mm f/2.8 e, depois disso, adicionei um primo de 24 mm e fotografei com apenas essas duas lentes por mais um ano. Algumas pessoas nunca fotografam astrofotografia e não desejam fazê-lo, enquanto outras nunca usariam uma distância focal normal para esse tipo de trabalho.

No entanto, esse é o kit básico, se você quiser fotografar qualquer tipo de paisagem que você possa encontrar: algo para paisagens noturnas e um conjunto de amplo para telefoto. Eu dei as lentes de zoom no kit de amostra acima de uma abertura máxima de f/4, uma vez que ele economiza um pouco de peso e preço em uma versão f/2.8, mas isso é um detalhe menor. A direção da qual você tira o seu kit depende de suas necessidades, incluindo se você usará ou não suas lentes em outros gêneros de fotografia também.

Então, como você restringe as coisas para encontrar as melhores lentes possíveis para a fotografia de paisagens? Existe uma boa maneira de saber se você vai precisar de menos do que este kit, ou algo além dele (digamos, um tilt-shift ou uma supertelefoto)? Realmente existe. Tudo se resume a um pouco de auto-análise.

Avalie suas fotos antigas

Uma das melhores maneiras de escolher uma boa lente é observar as fotos que você tirou no passado. Quais tendências você vê?

Pessoalmente, gosto de lentes de telefoto para fotografia de paisagem. Eu sei disso há algum tempo. Mas foi só olhando minhas fotos antigas que percebi quantas das minhas paisagens têm uma perspectiva de teleobjetiva.

Especificamente, olhando as minhas melhores 40 fotos de paisagens, tirei 15 com uma lente telefoto, 21 com uma grande angular e 4 com uma lente média. Eu claramente gosto de ângulos largos, como a maioria dos fotógrafos de paisagem faz, mas mais telephotos chegaram à mistura do que eu esperava. Essa percepção foi um grande passo na minha decisão de conseguir um que fosse o melhor possível.

É fácil descobrir esses números para você mesmo abrindo um conjunto de fotos de paisagem em seu software de organização de imagens. Basta escolher as melhores fotos de paisagem de 40 a 60 por distância focal ou lente (o que quase todo software pode fazer). Em seguida, observe os dados encontrados e compare-os com suas expectativas.

Não siga os resultados às cegas, especialmente se você ainda não tiver comprado um tipo específico de lente (o que distorceria seus dados). Mas se você tiver lentes que cobrem uma ampla variedade de distâncias focais, esse processo deve fornecer uma boa base para entender suas necessidades mais comuns de fotografia de paisagem.

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
Câmera D800E + lente Nikon 70-200mm f/4 a 200mm, ISO 140, 1/800, f / 7.1
Adoro a escala que as lentes de telefoto permitem.

Tente alugar uma lente (ou emprestar de um amigo)

Toda vez que você tiver a oportunidade de testar uma lente – mesmo que não seja uma que você espera ser útil – vá em frente. As chances são boas que você aprenda algo valioso.

“Experimentar” não significa que você deve apenas pegar a nova lente, fotografar por alguns minutos e capturar um punhado de fotos de teste antes de devolvê-la. Você não aprenderá muito com isso.

Em vez disso, leve-o em um passeio de fotografia de paisagem. Confiar nisso. Use-o como se fosse sua única ferramenta para o trabalho.

Quando você faz isso, você sempre aprende algo novo. Anos atrás, decidi testar uma lente de 50mm em uma viagem de fotografia de uma semana, mesmo que eu não tenha me interessado nessa distância focal no passado. O que eu aprendi? Isso, na verdade, uma lente 50mm não se encaixaria no meu estilo de fotografia de paisagem, pelo menos por enquanto.

Isso é tudo preferência pessoal. Certamente, muitas pessoas adoram lentes de 50mm para fotografia de paisagem. No entanto, como experimentei pessoalmente esse foco , aprendi algo valioso sobre o equipamento que me deu uma boa base para planejar viagens – e compras de engrenagens – no futuro.

Então, tente fazer algo assim para você. Você pode ser agradavelmente surpreendido por uma nova lente, ou você pode perceber que o seu kit antigo funciona perfeitamente para as suas necessidades. De qualquer forma, você aprenderá mais sobre o equipamento que faz mais sentido para você e isso se traduz diretamente em melhorar sua fotografia geral de paisagem.

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
NIKON D800E + 14-24 mm f / 2.8 @ 14 mm, ISO 3200, 25 segundos, f / 2.8
Para uma recente viagem fotográfica, experimentei uma nova lente grande angular (a Nikon 14-24 mm f / 2.8 ) que eu era tenho certeza. Acontece que ele brilha em certos cenários – especialmente na fotografia noturna – mais do que eu esperava. Agora é minha lente grande angular primária.

O que parece certo?

Às vezes, você deve ir com o seu instinto. Se você não consegue descobrir qual lente escolher, a resposta mais simples é escolher aquela que parece certa , instintivamente. No final das contas, a melhor lente para você é simplesmente a que você mais gosta, mesmo que pareça uma escolha estranha no papel.

Vou salientar que isso não é um bom conselho em todas as situações. Muitas vezes, seu “pressentimento” é algo que foi influenciado por forças externas – marketing, resenhas, discussões em fóruns e assim por diante – a tal ponto que a lente em questão pode ser totalmente errada para seus objetivos sem que você perceba. O objetivo é ver através de tudo isso, mas nem sempre é fácil.

Ainda assim, na maioria dos casos, o instinto desempenha um papel útil nas decisões sobre lentes que você toma. Quando você escolhe uma lente, é impossível separar essa decisão daquilo que você, internamente, acredita ser a escolha certa. Se houver várias opções concorrentes, é natural basear sua decisão final no que parece certo , pelo menos em algum nível.

Eu poderia lhe dar vários exemplos da minha própria fotografia, onde fiz um bom trabalho ou um trabalho ruim seguindo o meu instinto. A maioria dos bons casos se resume a momentos em que eu estava pensando de uma perspectiva mais fundamentada – baseando minhas decisões em coisas como distância focal ao invés de nitidez aberta, ou outros fatores que são menos importantes para a fotografia de paisagem.

Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem
NIKON D810 + 70-200mm f/2.8 @ 100mm, ISO 180, 1/500, f / 10.0
Eu tirei esta foto com a nova lente 70-200mm f/2.8 FL da Nikon – uma peça incrível de equipamento, mas não uma que eu planeje usar para fotografia de paisagem no futuro (e um eu só estava pedindo emprestado temporariamente). Uma lente mais leve, como a 70-200mm f/4 , é melhor para caminhadas longas e custa menos também.

A fotografia tem muito a ver com sentimentos viscerais. Quando você compõe uma foto, você está fazendo o melhor para criar uma mensagem sólida a partir de um mundo caótico. Isso é algo que exige muita criatividade e instinto. Por que deveria ser diferente com lentes? Se uma lente parece funcionar, mas você simplesmente não gosta de usá-la , você não vai tirá-la do campo, e não se sentirá inspirado para usá-la criativamente.

Alguns fotógrafos gostam de usar lentes velhas surradas porque elas se sentem bem, ou lentes de foco manual, simplesmente porque gostam do processo. Além disso, eles tiram fotos melhores com equipamentos de “baixa qualidade” do que com uma opção mais sofisticada do mercado. Se seu equipamento inspirar ou interessar você, você tirará sua câmera com mais frequência e tirará melhores fotos.

Então, quando você está decidindo sobre a lente ideal para comprar para fotografia de paisagem, não tenha medo de escolher a que mais parece certa.

Conclusão sobre Lente para Fotografia de Paisagem

Muitas pessoas acham difícil escolher as melhores lentes possíveis para fotografia de paisagens. Claro, é uma decisão importante a tomar. As lentes estão no centro de todas as fotos que você tira. Eles influenciam o lado criativo da fotografia sem dúvida mais do que qualquer outro equipamento fotográfico.

Ainda assim, você não deve agonizar com a sua decisão. Se você pensar no seu estilo de fotografia, a escolha certa ficará mais clara. Você prefere lentes prime? Existe um conjunto de distâncias focais que são mais importantes para você? Quão importante é o peso da lente para as situações que você encontrará?

Perguntas como essas geralmente são fáceis de responder e devem ajudá-lo a eliminar muitas opções. Se tudo mais falhar, vá com seu instinto. A fotografia é uma arte muito pessoal, e sua sensação de uma lente pode fazer uma grande diferença em inspirar você a tirar fotos melhores.

Finalmente, consolide-se com um fato: se tudo der errado, as lentes terão um bom valor de revenda!

você pode gostar também
4 Comentários
  1. […] as melhores fotografias do mundo e de um tema extremamente interessante não fariam sentido com um título ruim. […]

  2. […] dando dicas sobre as melhores lentes para fotografia de paisagem. Aproveite sua visita e já confira aqui esse […]

  3. […] as melhores fotografias do mundo e de um tema extremamente interessante não fariam sentido com um título ruim. É […]

  4. Escolhendo a melhor lente para fotografia de paisagem | fotografia

    […] Se você é um fotógrafo de paisagens, você se preocupa com lentes. Isso é verdade mesmo se você não sabe que é verdade – uma boa lente é, sem dúvida, a peça mais importante do equipamento que você pode possuir. É um ditado comum, e quase totalmente preciso, que as lentes importam mais do que a sua câmera. Então, quais lentes são melhores para a fotografia de paisagens e como escolher as lentes certas para as suas necessidades? Este artigo aborda algumas das considerações mais importantes.Por que sua lente é importante para a fotografia de paisagensSe você quiser ver o Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.