Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink – Review

1 454

Se você está no mercado para um sistema de microfone sem fio e quer uma marca que você possa confiar, mas com metade do preço, então você deve considerar o Kit Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink. Este sistema fornece um bom áudio a um preço acessível.

A RØDE, fabricante australiana de microfones premium, entrou no reino dos sistemas de microfone sem fio com o kit RØDELink Filmmaker. RØDE é normalmente conhecido por seus microfones para câmera e estúdio, com isso como seu primeiro sistema totalmente sem fio. O Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker consiste de um transmissor de cinto, receptor de montagem de câmera e um microfone de lapela. A RØDE está tentando conquistar seu espaço no mercado de dispositivos sem fio projetando o RØDELink para ser usado especificamente com câmeras DSLR. É por isso que não há opção de cabo XLR. O RØDELink oferece recursos e inovadores para o mercado e um novo giro em alguns recursos sem fio padrão. A pura simplicidade deste sistema torna-o uma ótima opção se você está procurando uma alternativa para microfones com fio ou trabalhando em cenários que exigem que você configure canais rapidamente, como uma tomada multicam. Com um preço competitivo, a RØDELink certamente terá sua participação no mercado.

Inspeção inicial
Imediatamente após a abertura da caixa, você descobrirá, sem dúvida, um dos recursos mais interessantes do RODE Rodelink Filmmaker, seu “emparelhamento de um toque”. Não é mais necessário encontrar e escolher qual frequência usar. Basta ligar o receptor e o transmissor e os dois serão sincronizados em segundos. Usando uma transmissão digital criptografada série II de 2.4 GHz enviada simultaneamente em dois canais, o RODE Rodelink Filmmaker varre automaticamente as freqüências e escolhe o sinal mais forte disponível. Ele irá até mudar para uma nova freqüência quando necessário, a fim de manter o sinal mais confiável e seguro possível.
Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker - Review
O RODE Rodelink Filmmaker oferece 10 horas de energia de 2 pilhas AA, ou o receptor e o transmissor também podem ser alimentados continuamente via cabo micro USB, oferecendo novas opções para alimentar seu sistema. Outra coisa que você notará imediatamente é que o Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker é muito maior que outros sistemas sem fio. O tamanho maior é devido à antena interna – uma mudança refrescante da típica antena saindo apenas esperando para ser retirada. A conveniência da antena incorporada tem o seu trade off embora. Ser um transmissor maior significa que será mais difícil de ocultar e, quando se trata de sistemas sem fio, a ocultação pode ser um aspecto muito importante a ser considerado.

Usando uma transmissão digital criptografada série II de 2.4 GHz enviada simultaneamente em dois canais, o Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker varre automaticamente as freqüências e escolhe o sinal mais forte disponível.

Apesar de seu tamanho, o receptor e o transmissor são consideravelmente mais leves do que outros pacotes sem fio, até certo ponto devido à construção de plástico. Independentemente dos componentes de plástico, o receptor e o transmissor se sentem bastante resistentes e todos os botões são robustos. A placa traseira deslizante parece ser o único ponto fraco das unidades receptoras e transmissoras. Quando todo o caminho aberto, a placa traseira deslizante fica solta nos trilhos e parece propensa a quebrar.

A exibição no receptor exibe tanto o transmissor quanto a própria duração da bateria, o que pode ser muito útil. O Microfone Lapela em si era muito discreto sem a espuma  ou filtro pop instalado. Há uma opção “invisiLav” disponível  no site eMania Foto e Vídeo, que pode ser escondida em qualquer lugar completamente fora da vista. InvisiLav de lado, eu senti como se o filtro pop fizesse o microfone se destacar muito, pois adiciona volume considerável ao microfone muito pequeno. Quanto a espuma “mini-furry”, a tomada interna quebrou ao tentar inserir o microfone pela primeira vez e definitivamente chama a atenção para o microfone, tornando-o um dos pontos fracos do sistema.

Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker - Review

Nós não experimentamos isso durante os testes, mas ao ler nos fóruns, nos deparamos com pessoas suficientes reclamando sobre a fraqueza dos cabos para que isso pudesse ser uma preocupação em potencial. Os pontos de conexão do fio parecem bastante finos e frágeis quando comparados aos microfones que são duas vezes mais caros. Isso poderia levar à compra de fios de substituição, derrotando, assim, o propósito de economizar dinheiro escolhendo o menos caro RØDELink.

Fora no campo
Para os testes iniciais, levamos este sistema sem fio para um parque bastante silencioso e espaçoso. O vento era leve e o ruído de fundo era mínimo. A qualidade de áudio continua a ser a característica mais importante para qualquer sistema de microfone, e o Microfone Lapela RODE Rodelink Filmmaker registrou áudio excepcional. Há algum chiado, mas não é muito incômodo. O chiado é mais provável devido à má conexão do adaptador Micon-1. Este adaptador não é a melhor conexão e é frágil. Desanexar e reconectar o microfone ao adaptador pode aliviar o chiado. Em uma comparação lado a lado com um sistema sem fio que custa o dobro, o RØDELink se manteve e ficamos realmente surpresos com a qualidade do áudio produzido. Vamos mencionar que o microfone de preço mais alto tem um alcance dinâmico mais amplo. Todas as coisas consideradas,

Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker - Review

A embalagem no RØDELink afirma que o microfone funcionará a até 100 metros, então isso teve que ser colocado em teste. Concluímos que é seguro dizer que o Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker atende a essa alegação, mas apenas sob condições ideais. Para estar no lado seguro, recomendamos ficar entre 75 e 80 metros, o que deve ser mais do que suficiente para a maioria das situações. Tentamos causar drop outs cortando a linha de visão entre o receptor e o transmissor. Notamos nenhuma perda na transmissão enquanto nos escondemos atrás das paredes.

Como esperado, o RØDELink funcionou tão bem dentro de casa. Como o microfone lavado é omnidirecional, existe a possibilidade de captar sons indesejados quando não estiver em um ambiente controlado. Enquanto filmamos um depoimento para um comercial de TV, desligamos o rádio e o ar condicionado na esperança de criar o ambiente ideal para gravar áudio. Realizamos testes com o microfone conectado mais perto e mais longe, e até mesmo fora do centro da boca da pessoa. Sentimos que o microfone teve o melhor desempenho quando colocado a seis polegadas ou mais perto da boca do talento. Isso é um pouco mais próximo do que normalmente recomendamos, pois, a essa distância, você está propenso a estalar o áudio. Nós diríamos que o RØDELink funcionou bem em testes. Ele cumpriu todas as suas reivindicações e, acima de tudo, gravou áudio de qualidade.

Pensamentos finais
Em comparação com outros sistemas sem fio em sua faixa de preço, o RØDELink Filmmaker oferece boa taxa de ruído para sinal e alguns recursos interessantes. O fácil de usar emparelhamento de um toque torna este sistema de microfone muito conveniente. O Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker pode suportar sistemas que são duas vezes mais caros; no entanto, temos preocupações sobre sua longevidade. No geral, a RØDE fez um ótimo trabalho com seu primeiro microfone sem fio, e eu não esperaria menos desta empresa confiável. Nós recomendamos este produto por sua facilidade de uso, ótimo preço e qualidade de áudio.

Pró:
Facilidade de uso – ligue-o e pronto!
Bom valor pelo preço
Longo alcance
Peso leve

Contras
Corpo de plástico
Cabos não duráveis

Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker - Review
Especificações técnicas:
Tipo de Transdutor:
Fator de Forma do Condensador :
Padrão de Coleta de Lapela: Onidirecional
Alimentado: 2 x AA ou Micro USB
Tipo de Conexão: rosca de bloqueio de 3,5mm – compatível com MiCon-1
Tipo de Bateria: AA
Faixa de Freqüência: 60Hz – 18kHz
Interruptor Mudo: Sim
Resposta de Freqüência : 60Hz – 18kHz
Impedância de Saída: 3000 ohms
Sensibilidade: -33.5db re 1 Volt / Pascal

você pode gostar também
1 comentário
  1. Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink – Review | fotografia

    […] Se você está no mercado para um sistema de microfone sem fio e quer uma marca que você possa confiar, mas com metade do preço, então você deve considerar o Kit Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink. Este sistema fornece um bom áudio a um preço acessível.A RØDE, fabricante australiana de microfones premium, entrou no reino dos sistemas de microfone sem fio com o kit RØDELink Filmmaker. RØDE é normalmente conhecido por seus microfones para câmera e estúdio, com isso como seu primeiro sistema totalmente sem fio. O Microfone Lapela Sem Fio RODE Rodelink Filmmaker consiste de um transmissor de Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.