26 Coisas Que Seus Concorrentes Podem lhe Ensinar Sobre Fotografia de Casamento

0 509

A fotografia de casamento é uma das mais importantes lembranças que pode fornecer a seus clientes. Um momento especial como esse merece muita atenção do fotógrafo e um trabalho extraordinário com as fotos de casamento.

Provavelmente, você já leu muitas dicas sobre fotografia de casamento por aí, mas acredite, buscamos montar um super artigo com 27 coisas que seus concorrentes podem lhe ensinar sobre fotografia de casamento. Uma lista imensa de dicas, sugestões, técnicas e truques para melhorar os seus resultados com a fotografia de casamento. Está preparado?

Dica # 1: Use sapatos confortáveis

Há um motivo muito forte para citarmos está como a primeira dica de fotografia de casamento, nesse evento você irá andar como um louco, de um lado para outro, em busca do melhor momento para capturar com sua câmera.

Lembre-se que os convidados estão lá para prestigiar os noivos e se divertir, então, eles não vão ficar parados esperando você montar a sua fotografia de casamento. Na maioria das vezes, alguns estão no Buffet, no salão de dança e por aí vai. Desta maneira, ter um sapato confortável vai evitar alguns calos em seus pés e fazê-lo resistir durante toda a cerimônia e festa para conseguir realizar uma boa sessão de fotografia de casamento.

Dica # 2: Tome o comando da fotografia de casamento

Em qualquer cerimônia ou festa de casamento há dezenas de parentes, amigos e conhecidos. Por isso, é relativamente comum ter aquela pessoa tentando monitorar e levar tudo nas costas, até mesmo na fotografia de casamento.

Para os fotógrafos de casamento mais experientes, sabem exatamente do que estou falando. Ao menos uma vez, você já deparou com aquele convidado tentando dizer a todos como devem se comportar, ou as poses que devem tomar durante a fotografia de casamento.

Infelizmente, isso pode se tornar um grande problema para você, afinal, ninguém gosta de ouvir o quem de fazer a todo o momento. Por outro lado, como fotógrafo de casamento deve tomar o controle da sessão e mostrar, educadamente, quem manda no seu trabalho. Peça ao intrometido que deixe a sessão de fotografia de casamento com você, diga que está tentando fazer algo diferente e ficaria feliz se pudesse contar com a ajuda e confiança de todos neste processo.

Dica # 3: Antecipe a sessão de fotos dos noivos
fotografia de casamento noivos

Alguns casais são muito firmes sobre a tradição do noivo não ver a noiva antes do dia do casamento. Porém, para o bem da fotografia de casamento, sente com o casal e explique que precisa de pelo menos uma hora apenas com os dois, a fim de obter um álbum de casamento decente.

Uma vez que eles percebem que precisam se comprometer com isso e que pode levar algum tempo, impossível de encaixar nos planos do dia do casamento, normalmente, eles vão aceitar fazer uma sessão de fotografia de casamento um dia antes da cerimônia totalmente vestidos.

Dica # 4: Evite a queixa número um de noivas sobre os fotógrafos
fotografia de casamento noiva

A reclamação campeã das noivas sobre os fotógrafos de casamento é que o fotógrafo perdeu uma determinada foto, como os noivos a dizer sim na hora da cerimônia, sua irmã mais nova em um vestido rosa, etc.

A melhor maneira de evitar isso é simplesmente reunir-se com a noiva antes e criar uma lista de fotografia de casamento obrigatória. Você pode até mesmo trazer algumas fotos de amostra para a reunião e selecionar algumas poses que ela realmente quer. Anote em sua lista as fotos que a noiva deseja e priorize-as no dia da fotografia de casamento real.

Além disso, conheça todo o cronograma do evento, como a hora de cortar o bolo, jogar o buque, assim vai capturar as cenas mais importantes para a fotografia de casamento e para a noiva. Defina com ela como e quando tudo irá acontecer e crie seu próprio planejamento de como ira levar as coisas, apresente isso para os noivos para deixá-los mais tranquilos.

Quer evitar reclamações? Participe do ensaio para conhecer como tudo vai acontecer e qual o seu papel na cerimônia e festa. É a melhor maneira para conseguir uma fotografia de casamento de sucesso.

Dica # 5: Fique longe
fotografia de casamento longe

Durante a fotografia de casamento pode ser complicado reunir os noivos naturalmente, existem muitas coisas para que eles se preocupem e muitas pessoas ao seu redor. Um fotógrafo de casamento com sua câmera focada no casal o tempo só vai piorar a situação.

Experimente usar uma lente de câmera com um grande zoom, ao ficar mais longe, eles se sentem como se estivessem sozinhos e podem se acostumar com a câmera digital à distância, já você pode continuar a sua luta pela melhor fotografia de casamento sem nenhum problema.

Os casais querem um fotógrafo agradável e alegre, mas o dia é sobre eles e não você. Faça a fotografia de casamento uma parte divertida, mas fique invisível sempre que possível. Isto é especialmente verdadeiro durante a cerimônia e o brinde. Dê-lhes algum espaço e aposte em lentes longas para estes momentos.

Dica # 6: Veja os nomes!

Quando você encontrar com a noiva para obter sua lista de filmagem, peça o nome e número de telefone celular da dama de honra e padrinhos. Eles fazem parte do planejamento e são pessoas importantes para você conhecer e chamar pelo nome durante a sessão de fotografia de casamento.

Uma dessas pessoas também pode ajudá-lo a identificar cada convidado da festa, de forma a facilitar a comunicação e contribuir para uma fotografia de casamento de sucesso. Converse com os noivos para ver quem é o mais indicado para esta atividade e faça questão em conhecê-lo e se tornar amigo.

Dica # 7: Vestidos de noiva são brancos!

Os vestidos de noiva têm sido brancos há mais de 150 anos e precisam continuar assim na fotografia de casamento. Quando a sua câmera enxerga o vestido de noiva pode achá-lo brilhante demais e tentar compensar mecanicamente, fator que apresenta uma roupa escura demais.

Você pode contornar este problema ajustando essas configurações manualmente e deixando a sua câmera se preocupar com outra coisa durante a fotografia de casamento.

Dica # 8: Tenha uma câmera reserva
fotografia de casamento camera

Acredite em mim, você não quer planejar tudo na fotografia de casamento e depois ver tudo ir por água a baixo, porque sua câmera fotográfica quebrou. Tenha um corpo de câmera e algumas lentes de reserva para evitar problemas durante o evento, não esqueça que é um evento muito especial e único para os noivos e você não quer estragar tudo, estou certo?

Ter um corpo reserva não só é útil como um seguro contra falha, mas também permite que você tenha uma lente diferente em cada corpo. Desta forma, você pode mudar muito rapidamente de uma lente teleobjetiva para zoom standard em quanto à festa de casamento acontece naturalmente a sua volta.

Dica # 9: Contrate um ajudante
fotografia de casamento ajuda

A maioria dos novos fotógrafos de casamento pula a contratação de um segundo fotógrafo para apoiá-lo no dia do casamento. Se você pode fazer isso em sua fotografia de casamento, esteja certo que irá valer a pena. As fotos vão ser melhores, você vai ter um segundo conjunto de equipamentos em caso de desastre e será improvável que perca alguma cena importante.

Experimente fazer uma parceria com outro fotógrafo de casamento, tire algumas fotos para ele e peça que faça o mesmo por você. Deste modo, pode sair mais barato e compensador para ambos os lados e mesmo assim manter a qualidade e confiança em sua fotografia de casamento.

Dica # 10: Fique de olho em sua bateria e memória

É importante levar em conta que as baterias de sua câmera DSLR não são eternas. Por esta razão, quando falamos em fotografia de casamento em ambientes externos você deve levar baterias de câmeras reservas e carregadores suficientes, se tiver onde usá-los, para manter os seus equipamentos fotográficos funcionando durante todo o evento, uma ótima opção é o uso de um Baterry Grip.

Na fotografia de casamento é interessante usar uma câmara com slots para cartões duplos, porque permitem guardar um número de fotos maior e fazer um backup de cada uma das imagens.

Além de manter as fotos de casamento segura, você também usa um monte de cartões de memória durante um casamento. Carregue cartões de memória de câmera com capacidade muito maior, algo em torno 30GB, no mínimo. Fazer isso vai evitar o pânico de ter todos os cartões lotados e perder imagens interessantes da fotografia de casamento.

Dica # 11: Não perca os detalhes!
fotografia de casamento detalhes

Tire uma foto do anel da noiva sobre a Bíblia, um quadro dos botões do vestido da noiva, um retrato do bolo, e por aí vai. A noiva passou meses na preparação de cada pequeno detalhe e ela vai apreciar fotos de cada uma dessas coisas.

Eu sei que com a chagada dos convidados e execução da cerimônia isso pode ser complicado. Ao invés disso, procure capturar estes detalhes durante a montagem do salão, em quanto não há nenhum convidado para atrapalhá-lo. De igual modo, as luzes estarão todas acessas o que irá contribuir para a fotografia de casamento dos detalhes da festa e cerimônia.

Adicione sempre os momentos inesperados à sua fotografia de casamento. As noivas adoram quando você consegue capturar um momento especial com seus pais ou com seu novo marido. Estas cenas trazem mais naturalidade e emoção para o evento e tornam a sua fotografia de casamento mais real e impactante.

Deixe as crianças serem crianças! Algumas das melhores fotos de casamentos são quando as crianças estão fazendo as coisas adoráveis em vez de serem colocadas como um boneco na cena. Estes momentos também podem ser especiais para os noivos.

Dica # 12: Seja claro sobre o que está incluído no pacote
fotografia de casamento contrato

Antes do evento, comunique claramente aos noivos quais serviços você está oferecendo para o preço que pagam. Você cede arquivos digitais? Quantas horas de trabalho? A recepção também está inclusa na fotografia de casamento? Existe um custo de viagem? Quais impressões estão incluídas? Você vai fazer um álbum?

Apresente todos estes detalhes e os deixe o mais claro possível para evitar discussões e briga com os seus clientes depois. Você não quer dores de cabeça, mantenha todos os pontos bem claros para conseguir uma boa fotografia de casamento.

Tantas coisas podem dar errado com a fotografia de casamento que não custa nada ter um contrato para protegê-lo de processos judiciais e definir claramente as expectativas do casal com o seu trabalho.

Dica # 13: Devagar e sempre

Uma coisa fundamental a se levar em conta na fotografia de casamento está na qualidade das fotos e não na quantidade. De nada adianta ter milhares de fotos em seu cartão de memória e depois passar um grande tempo na escolha e pós processamento delas.

Quando ocorre o contrário, pode significar que você dedicou um bom tempo durante a sessão de fotografia de casamento para conseguir as melhores imagens. Tenha paciência para compor cada foto e não se preocupe com a quantidade delas, desde que tenha espaço para armazená-las.

Dica # 14: Capture a paisagem do local antes do evento
fotografia de casamento local

Os noivos escolheram aquele local porque gostam dele, ou possuem alguma conexão especial. Chegue cedo e faça algumas fotos deslumbrantes do local para incluir na fotografia de casamento.

Essas pequenas ações podem fazer uma grande diferença para os seus clientes e com certeza vão adorar muito a sua atitude. Você também pode aproveitar essas fotos para fornecer ao dono do estabelecimento, ele pode comprá-las de você e gerar um lucro extra.

Dica # 15: Planeje para fotografar a família
fotografia de casamento familia

Inevitavelmente, você tem duas grandes famílias para capturar na fotografia de casamento. Para evitar transtorno e não se esquecer de ninguém na foto, planeje como isso vai acontecer efetivamente.

Reserve um tempo para cada uma das famílias, programe direitinho e dê preferência para quem chegar primeiro, assim não ficam esperando muito tempo. Não esqueça que a família é a parte muito importante na fotografia de casamento, então, faça isso do jeito certo.

Dica # 16: Traga um lençol branco

Fotógrafos muitas vezes querem a noiva e o noivo próximo a canteiros de flores, da água, e em outros lugares inesperados. Noivas não gostam de fazer isso porque estão preocupadas com seu vestido, não querem sujá-lo no dia de seu casamento.

Uma solução simples é o fotógrafo trazer um lençol branco que a noiva possa usar para proteger o vestido. Ela pode dobrá-lo e pôr em seu colo ou usar como acento para não manchar sua roupa. A melhor parte é que ninguém irá perceber este acessório na imagem, já que é da mesma cor do vestido da noiva. Acredite, um lençol pode salvar sua fotografia de casamento.

Dica # 17: Use o ambiente como aliado da sua fotografia de casamento
fotografia de casamento ambiente

O ambiente e arquitetura podem ser grandes aliados de sua fotografia de casamento. Através deles, por exemplo, você pode inserir os noivos em um cenário cotidiano e mantê-los em foco da mesma forma.

Capture algumas fotos a partir do vidro, em locais comuns e transmita aos espectadores a percepção de que os noivos fazem parte daquele cenário, tirando o aspecto artificial de sua fotografia de casamento.

Dica # 18: Olhe por todos os ângulos

Use de seu instinto de fotógrafo de casamento para conseguir a melhor imagem. Em alguns momentos pode ser necessário se agachar para capturar as alianças, em outro você precisa ficar em pé para fotografar o beijo dos noivos, por exemplo.

Veja qual ângulo valoriza mais a cena que pretende capturar e abuse dele. A fotografia de casamento é tudo sobre inovação e experimentos, cabe a você colocar a sua imaginação e câmera para funcionar!

Dica # 19: Conheça as políticas da igreja

Quando a captura de imagens da cerimônia estiver inclusa em seu pacote de fotografia de casamento, garanta que conhece todas as políticas da igreja ou casa de cerimônia.

Cada um desses estabelecimentos pode ter uma abordagem diferente com os fotógrafos de casamento, conheça-as para evitar estresse. Para ter um ideia, algumas igrejas proíbem o uso de flash da câmera dentro do estabelecimento, outras demarcam uma área específica para os fotógrafos e assim por diante. Conheça a instituição onde será realizada a cerimônia e garanta uma fotografia de casamento sem dor de cabeça!

Além disso, o tipo de cerimônia de casamento que você está acostumado pode ser completamente diferente em outras religiões. Por exemplo, o fotógrafo de um casamento judaico precisa saber que não pode perder a noiva quebrando um copo.

Todas as religiões fazem coisas de forma diferente e você deve estar familiarizado com a forma como o casamento vai ser levado, e respeitar as diferenças religiosas para garantir uma boa fotografia de casamento.

Dica # 20: Retrate o ponto de vista dos noivos
fotografia de casamento casal

Pergunte aos noivos por três palavras para descrever o dia, em seguida, mantenha essas palavras em mente em quanto captura as imagens.

Se eles disseram “diversão”, aproveite todas as oportunidades para “documentar” um momento divertido. Se a resposta foi “romântico”, fixe a iluminação em mente e encaixe cada momento doce para compartilhar os recém-casados apaixonados. Faça a sua arte refletir o sentimento do casal neste dia!

Dica # 21: Capture sorrisos na fotografia de casamento
fotografia de casamento sorrisos

Antes da cerimônia certifique-se de dizer as damas de honra e aos convidados mais importantes para sorrir durante as fotos, especialmente, quando as damas de honra entram na igreja juntamente com a noiva.

Lembre a todos que o casamento é um momento feliz e será ótimo retratar esta felicidade no olhar e sorriso das pessoas fotografadas. Às vezes, eles acabam esquecendo que estão sendo fotografados e isso não ajuda em sua fotografia de casamento.

Dica # 22: Beijo em câmera lenta

Dizer que você deve capturar o primeiro beijo dos noivos após o sim em uma fotografia de casamento parece clichê, todos sabem que não podem perder esse momento. Entretanto, este evento é muito rápido para conseguir fotos e poses e diferenciadas.

Converse com os noivos para beijar mais lentamente, eles não vão se importar com isso e em troca, você conseguirá algumas opções incríveis para compor a fotografia de casamento selada por um beijo, assim como deve ser.

Dica # 23: Festa de casamento em preto e branco
fotografia de casamento preto e branco

Há algo sobre fotos em preto e branco que a maioria dos fotógrafos de casamento desconhece, ela dá um olhar muito elegante e sentimental para a sua fotografia de casamento.

Praticamente, todas as fotos de casamento se encaixam perfeitamente em preto branco, mas você não vai entregar um álbum sem cor para o casal. Contudo, capture algumas cenas em P&B e veja a reação do casal, você pode se surpreender com o resultado!

Dica # 24: Não perca o trem!

Você até pode achar conservador demais, mas existem algumas cenas obrigatórias para a fotografia de casamento, o tradicional trem puxado pela noiva e o corte da gravatá são algumas delas. Não desperdice estes, ou quaisquer outros momentos de diversão e alegria do evento. Seus clientes vão adorar a sua abordagem extrovertida!

Dica # 25: Seja espontâneo como fotógrafo

Enquanto você precisa ser organizado e preparado para fazer uma boa fotografia de casamento, você também pode obter um monte de grandes tiros por ser espontâneo e aproveitar as oportunidades e as ideias que vêm à sua mente.

Não se atenha ao planejamento da cerimônia ou ao seu próprio. Fique livre para experimentar e conseguir fotos inéditas, elas podem se tornar grandes tiros de sua fotografia de casamento.

Dica # 26: Aproveite o momento perfeito para relaxar
fotografia de casamento relaxar

Permita-se um momento para relaxar quando todo mundo está comendo, ninguém quer fotos nesta circunstância na maioria das vezes. Analise algumas das fotos na sua câmera e exclua aquelas realmente ruins para dar espaço no cartão de memória.

Aproveite este tempo para cuidar de suas necessidades fisiológicas também, alongar-se e relaxar um pouco. Afinal de contas, a fotografia de casamento é um evento que pode durar muitas horas e o seu corpo precisa estar preparado para resistir até o fim, você não quer acordar amanhã com dores, estou certo?

Para finalizar, tenha em mente que você não precisa de muitas coisas além do que foi abordado neste artigo. Apenas, seja você mesmo e gentil. A maioria das pessoas vai gostar de você muito bem se for você mesmo.

Como um último conselho, pense em cada sessão de fotografia de casamento como se fosse o seu próprio casamento. Será mais fácil entender a situação, identificar o que deve ser capturado se ter um pouco de empatia com o momento especial do casal.

Você tem alguma dica extra para compartilhar sobre fotografia de casamento? Use e abuse do espaço abaixo, é bom ouvir opiniões de outros fotógrafos profissionais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.