Home»Artigos de Foto e Vídeo»O significado de Fotografia Fine Art

O significado de Fotografia Fine Art

eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Amplamente usado no mundo da fotografia, o termo Fine Art caracteriza os mais diversos aspectos do processo fotográfico. Desde um processo de impressão extremamente especializado até o próprio circuito de exposições fotográficas e o mercado dos colecionadores de fotografia. Mas além disso, a expressão pode ser usada para classificar um estilo fotográfico específico: Fotografia Fine Art é a prática da fotografia sem viés comercial, pautado exclusivamente nas experiências pessoais do autor, refletindo seus desejos e inquietações em um tom fantasioso e criativo.

Compreender de onde veio e como surgiu esse estilo de fotografia não é tarefa fácil. O termo raramente é usado em texto de fotografia contemporânea. Os primeiros artistas que vieram com essa ideia não foram prontamente reconhecidos. E, por fim, a expressão fine art, que se tornou bem popular na era digital, aparece em muitos sites por aí, sem nenhuma especificidade.

Dentre os fotógrafos que se consideram “fotógrafo fine art”, percebe-se tendências distintas. Uma grande parcela deles trabalha com uma construção narrativa, usando as fotos para contar uma história. Outra porção desses artistas é inspirada pela pintura. Por último, um alarmante número de fotógrafos fazem uso equivocado do termo, para sofisticar seus trabalhos e supostamente agregar valor comercial a suas produções.

Por isso, ainda é difícil encontrar uma definição clara e objetiva para a fotografia fine art – talvez a ideia seja essa mesmo: não ter uma definição clara nem objetiva. O que é certo é que há um movimento de fotógrafos, despertando os seus desejos para o lado mais autoral da fotografia, chegando cada vez mais perto da fine art. Fotógrafos das mais diversas linhas de atuação, aos poucos, estão descobrindo esse universo da fotografia como fina arte, e o interesse por esse campo autoral cresce consideravelmente. Nota-se, no entanto, que falta de um referencial teórico sólido e acessível dificulta o estudo desse estilo e acaba por causar a deturpação do seu real significado.

Pensando nessa dificuldade de entendimento sobre o verdadeiro significado da fotografia Fine Art, o Instituto Internacional de Fotografia (IIF), em parceria com a fotógrafa Danny Bittencourt, desenvolveu o Photo Inspiration, o primeiro congresso internacional de fotografia artística.

Criado a partir da vontade de expandir a discussão no âmbito da fotografia como arte, o Photo Inspiration vem com o principal objetivo de colocar a fotografia em um lugar mais comum e acessível. O evento busca estabelecer um paralelo entre os conhecidos segmentos da fotografia como o fotojornalismo, fotografia documental, paisagem, arquitetura e retrato como linguagem para um campo de expressão autoral.

Serão dois dias nesse universo.  Nos dias 24 e 25 de Outubro, nove palestrantes, especialmente escolhidos,  dividirão com o público suas experiências, conhecimento e impressões sobre esse mercado tão rico de possibilidades.

Acesse o site para mais detalhes: https://photoinspiration.com.br/

Para dúvidas ou informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (11) 3021-3335

Post anterior

Como limpar o sensor da Câmera DSLR ?

Próximo post

CALENDÁRIO FOTOGRÁFICO DA PIRELLI TEM ALICE COMO TEMA